11 atrações imperdíveis para curtir na Virada Cultural do Centro
Secretaria de Cultura e Economia Criativa convida público para passeio pelo centro
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, disponibiliza uma lista de 10 atrações da Virada Cultural 2025. A edição comemorativa do festival, que tem como tema “20 anos em 24 horas” tem expectativa de ser a maior virada de todos os tempos. Nossa lista de atrações do festival selecionou programações que se destacam no Centro, seguem elas:
- SP Escola de Teatro
O núcleo de pesquisa da arte do ator no Brasil, LUME Teatro, comemora 40 de atuação contínua na realização de obras teatrais, com uma participação especial na Virada Cultural 2025, nos dias 24 e 25 de maio, ocupando as instalações da SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, na Praça Roosevelt, centro de São Paulo.
A ação marca os 40 anos do grupo com a ocupação "Casa LUME 40 anos Ocupa a SP": serão 24 horas transformadas em um espaço vivo de convívio, trocas e apresentações artísticas. Ao todo, serão apresentados 9 espetáculos, em 13 sessões espalhadas pela escola. Diversas salas e andares do prédio serão ocupados por espetáculos, performances, intervenções do repertório do grupo, em um convite aberto ao público para celebrar a arte, o tempo e a presença.
- Projeção Ailton Krenak
É uma intervenção artística, parte da Festa da Luz, programação da Virada, que expõe outros trabalhos pela Praça da Sé, Viaduto do Chá e Praças das Artes. Na Praça do Patriarca, especificamente, terá a projeção do líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque e Imortal da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak. Ele estará observando os munícipes aproveitando a vigésima edição da Virada Cultural com expectativas de ser a maior de todas com o tema “20 anos em 24 horas”.
- Feira CCBB
O Centro Cultural Banco do Brasil, durante a Virada Cultural, realiza o projeto Anexa_CCBB: Movimentos Miméticos, uma ocupação artística multilinguagem realizada pela produtora cultural Cinnamon, que transforma o espaço anexo do CCBB São Paulo em um ecossistema sensorial. O projeto reúne instalações, videoarte, música ao vivo, palestras e ações sustentáveis que exploram as fronteiras entre natureza, arte e tecnologia.
Tendo como ponto de partida o mimetismo - fenômeno biológico em que seres vivos se adaptam ao ambiente por meio da imitação -, o projeto propõe uma reflexão sobre novas formas de coexistência e de conexão entre indivíduos, ecossistemas através da arte, bem como o uso e papel da tecnologia nos processos artísticos.
- Cultura Popular na virada
O Largo do Paissandu, durante os dois dias de Virada Cultural, recebe 38 atrações diferentes da cultura popular, que são práticas, costumes e tradições tipicamente brasileiras, passadas de geração em geração. Diversos grupos tradicionais se encontram para celebrar e apresentar sua arte, são programações voltadas para o Samba, Maracatu, Jongo, Congada e Folias.
Um dos destaques é a apresentação “Tiririca a capoeira Paulista e o Batuque dos Engraxates” que abre a série de atrações no sábado (24), às 17h. Trata-se de um jogo em que o objetivo dos dançarinos de samba é tentar derrubar seu adversário numa coreografia dentro da roda de batuques.
- Circuito Paulista Cultural
A Paulista Cultural — Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, Instituto Moreira Salles - IMS Paulista, Itaú Cultural, Japan House São Paulo, MASP e Sesc Avenida Paulista — integra a programação oficial da Virada Cultural. Com mais de 45 atividades gratuitas, entre exposições, teatro, sessões de cinema, doação de livros, oficinas criativas, debate, rodas de conversa, espetáculos circenses, shows, performances de dança, discotecagens e outras experiências voltadas a públicos de todas as idades.
Um dos destaques será no MASP que terá a exposição A Ecologia de Monet, apresentando uma leitura contemporânea sobre a relação de Claude Monet com a natureza, as transformações ambientais, a modernização da paisagem e as tensões entre ser humano e natureza. A exposição apresenta obras que perpassam grande parte da carreira do artista, revelando diferentes momentos de sua relação com a paisagem e com o meio ambiente. A exposição reúne 32 pinturas do impressionista francês, sendo a maioria inédita no hemisfério sul.
- Virada K-pop
O evento K-DAYS CULT SP PRO é uma programação especial gratuita voltada à cultura pop coreana, realizada em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil. A iniciativa acontece no Edifício Oswald de Andrade, localizado na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro.
Durante os dois dias de Virada, o público poderá mergulhar no universo da cultura coreana por meio de atividades interativas de dança K-pop, sessões de cinema, bate-papos com influenciadores e especialistas, além de experiências como Norebang (karaokê), feira de produtos autorais e o Espaço Hanbok, onde os visitantes poderão vestir trajes tradicionais coreanos e registrar o momento. A programação também destaca a presença do KD Studio, que conduzirá aulas de K-Dance durante o evento.
- Virada Literária
Na Biblioteca Mário de Andrade, com entrada gratuita e aberta ao público, a programação busca aproximar leitores de autores, promovendo atividades com nomes como Leandro Karnal, Paulo Lins, Bruna Lombardi, Itamar Vieira Junior, entre outros.
Curadoria de José Manuel Diogo e Tom Farias, e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, da Associação Portugal Brasil 200 anos e da Casa da Cidadania da Língua, a Virada promove uma verdadeira maratona cultural dedicada à literatura, com início às 18h do sábado (24) e programação ininterrupta até o fim da tarde do domingo (25), essa primeira edição nasce com o propósito de celebrar a literatura em língua portuguesa como um território de encontros, resistência e transformação. Inspirada no conceito de uma cidade que gira em torno da palavra, o evento promove diálogos literários, poesia e reflexão, conectando escritores, leitores e pensadores dos países lusófonos em um movimento contínuo de criação e partilha.
- Festas independentes no centro
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa traz as festas independentes mais famosas e queridas da capital paulista para a Virada Cultural 2025, como Mamba Negra, ¡SÚBETE! e Submundo 808. Com os maiores headliners descentralizados pelas zonas e periferias da cidade, os munícipes que estiverem no centro podem curtir as festas independentes que começam às 18h e vão até domingo de tarde.
Pela proximidade, vai ser possível curtir uma festa e ir para outra, se desejar, sem a necessidade de transporte e ainda encontrar outras atrações pelo caminho.
- Orquestra Sinfônica Brasileira estreia na Virada
A Orquestra Sinfônica Brasileira participa, no dia 24 de maio, da Virada Cultural. Sob regência do maestro Anderson Alves, a orquestra apresentará, no Mosteiro de São Bento, o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos; a Suíte Orquestral nº 3, de Johann Sebastian Bach; e a Suíte Música Aquática nº 1, de Georg Friedrich Händel.
Para a CEO e vice-presidente da Fundação OSB, Ana Flávia Cabral Souza Leite, a estreia da Brasileira na Virada Cultural paulista tem um poder simbólico imenso: “Mais do que a música atravessar fronteiras, estamos falando da representação do Brasil dentro de São Paulo, terra de encontro de muitas culturas, de muitos povos, de muitos brasis. A Brasileira voltar a tocar em São Paulo no palco mais popular da cidade, que é a Virada Cultural, é um divisor de águas na história da instituição. Obrigada à prefeitura por fazer caber o Brasil dentro de SP”.
- Jazz no centro
O Jazz na Kombi completa 11 anos e comemora em grande estilo: com 24 horas ininterruptas de jazz ao vivo, das 18h do sábado, 24 de maio, até as 18h do domingo, 25, em plena Virada Cultural de São Paulo. O palco será na Barão de Itapetininga, no centro da cidade, com acesso gratuito.
O Jazz na Kombi promove uma maratona musical com bandas autorais, improviso, fusões com ritmos brasileiros, hip hop e blues. Trazendo à cena músicos e bandas que fazem parte da história do projeto. Estão confirmados nomes como Bocato Quinteto, Izzy Gordon Quinteto, Vinicius Chagas Trio e Sintia Piccin Quinteto. Também acontecem formações que se apresentam pela primeira vez no Jazz na Kombi, mas são compostas por músicos que já tocaram inúmeras vezes nos eventos e, desta vez, trazem propostas inéditas — como Gabriel Gaiardo Trio e Eliezer Inácio Quarteto. Os DJs Hilton Hits e Mary G comandam os intervalos com discotecagem de vinil durante todo o evento.
Outro destaque do Jazz, um prato cheio para os amantes do gênero, com uma programação que conta com artistas internacionais, é o Palco República, na Praça da República. Os shows vão ser conduzidos por lendas como Rhoda Scott e Fred Wesley até nomes contemporâneos como Crystal Thomas e Michael Manring, começando no sábado (24), às 18h até domingo (25), com a última apresentação às 13h.
- Mercado Municipal
Finalizando a nossa lista de atrações imperdíveis, a Trupe Las Manas realiza o Cortejo das Manas, um espetáculo intervencionista itinerante que utiliza da palhaçaria feminina para encantar o público transeunte com brincadeiras, música e números de habilidades circenses.
A programação acontece domingo (25), às 10h, na rua da Cantareira, 306, mais conhecido como Mercadão Municipal.
A programação está sujeita a alteração e mais informações podem ser consultadas no no site oficial: viradasp.com.br.
Acompanhe as redes sociais @smculturasp e fique por dentro das novidades. Toda a programação é gratuita. Veja tudo o que foi anunciado na Virada Cultural 2025.
Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por:
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa