A Terra ainda pode se tornar o lar de todo mundo?

31/07/2025 17:09

Em "Olha aquele menino, mamãe!", Francisco Neto Pereira Pinto atravessa questões como pobreza, imigração e proteção dos povos indígenas para contribuir com o aprendizado social de crianças

Protagonista de Olha aquele menino, mamãe!, Téo é um garoto curioso de quatro anos que se depara com os conflitos de viver em uma sociedade desigual desde cedo. Em um passeio até o supermercado com a mãe, ele descobre uma realidade que não passa despercebida nem aos olhos infantis: uma família está no semáforo, segurando um bebê de colo, enquanto pede dinheiro na rua para tentar sobreviver.

Inspirado nas observações do escritor e professor universitário Francisco Neto Pereira Pinto, o livro surgiu como uma tentativa de auxiliar os próprios filhos — e os pequenos leitores — a compreenderem as questões sociais e econômicas do país. Com uma escrita sensível e leve, ele discorre sobre temas complexos em busca de contribuir para a formação de jovens socialmente conscientes e empáticos.

Voltada para crianças de 4 a 8 anos, além de seus pais, educadores e cuidadores, a obra auxilia as pessoas a exercitarem a solidariedade à medida em que conhecem sobre os diferentes problemas do mundo. Entre as páginas ilustradas por Fabiana Correa, o público não apenas encara as desigualdades econômicas, mas também pondera sobre assuntos relacionados à imigração e aos indígenas.

Nem todas as crianças enfloram neste mundo
Mundo, mundo,
com seus mundos
E se, assim de repente,
A terra se tornasse o lar de todo mundo?
(Olha aquele menino, mamãe!, p. 18)

Ao final da publicação, os pequenos leitores são convidados a se perceberem como parte integrante de um único mundo. Porém, para que este lugar se torne um verdadeiro lar para todos, é necessário cuidar uns dos outros.

“Sempre que escrevo, estou pensando nas crianças, porque também é algo importante para a criação dos meus filhos. Escrevo sobre respeitar e conviver com as diferenças, fazer o bem, além de abordar a importância de ajudar a si e aos outros. Quero que as pessoas sejam mais sensíveis e acolhedoras, que se vejam como uma parte da comunidade”, explica o autor.

FICHA TÉCNICA

Título: Olha aquele menino, mamãe!
Autor: Francisco Neto Pereira Pinto
Editora: Mercadinho das Letras
ISBN: 978-85-7591-917-0
Páginas: 20
Preço: R$ 59 (físico)
Onde comprar: Mercado de Letras

Sobre o autor: Francisco Neto Pereira Pinto é professor, escritor e psicanalista. Doutor em Ensino de Língua e Literatura, leciona no programa de pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins e nos cursos de Medicina e Direito do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos. Membro da Academia de Letras de Araguaína – Acalanto, é autor do livro de contos “À Beira do Araguaia”. Como escritor de obras infantis, publicou “O gato Dom”, “Você vai ganhar um irmãozinho”, “Saudades do meu gato Dom” e Olha aquele menino, mamãe!. Marido e pai de dois meninos, ele utiliza a literatura como forma de contribuir para a criação dos filhos e de exercitar a paternidade.

Instagram: @francisconetopereirapinto
Facebook: Francisco Neto Pereira Pinto
LinkedIn: Francisco Neto Pereira Pinto
Site: https://francisconetopereirapinto.online