Academia Brasileira de Cinema realiza Mostra Grande Otelo

01/07/2025 19:21

Os longas que concorrem ao Voto Popular serão exibidos gratuitamente em 20 cidades do RJ, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte; além de exibições a preços populares nos cinemas Estação do Rio de Janeiro

A Academia Brasileira de Cinema realiza a Mostra Grande Otelo 2025 a partir de hoje (1º de julho) até o dia 29. Os longas-metragens das categorias que concorrem ao Voto Popular serão exibidos gratuitamente em salas de cinemas de 20 cidades nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na cidade do Rio de Janeiro, a Mostra será nos cinemas Estação NET Rio e Estação NET Gávea, com ingressos a preços populares para o público e gratuitos para os sócios da Academia. A programação completa por salas está disponível no site da Academia

 

Ao todo serão exibidos 15 filmes que concorrem ao prêmio Grande Otelo de Melhor Filme do Júri Popular, nas três categorias que recebem votos do público: longas de ficção, longas de comédia e documentários. A votação já está aberta neste link

 

"Ainda Estou Aqui", de Walter Salles; "Baby", de Marcelo Caetano; "Kasa Branca", de Luciano Vidigal; "Malu", de Pedro Freire; e "Motel Destino", de Karim Aïnouz, são os longa-metragens de ficção que integram a mostra.

 

Também serão exibidos os documentários "3 Obás de Xangô", de Sérgio Machado; "Assexybilidade", de Daniel Gonçalves; "Fernanda Young - Foge-me Ao Controle", de Susanna Lira; "Luiz Melodia - No Coração do Brasil", de Alessandra Dorgan; “Milton Bituca Nascimento”, de Flavia Moraes; e "Othelo, O Grande", de Lucas H. Rossi dos Santos. 

 

As produções finalistas de comédia completam a programação. Estarão em cartaz "Câncer com Ascendente em Virgem", de Rosane Svartman; "Estômago 2 - O Poderoso Chef", de Marcos Jorge; "Kasa Branca", de Luciano Vidigal; "O Auto da Compadecida 2", de Flávia Lacerda e Guel Arraes; e "O Dia Que Te Conheci", de André Novais Oliveira. 

 

As cidades que vão receber a mostra são: Niterói (RJ), Areal (RJ), Casimiro de Abreu (RJ), Itaocara (RJ), Paraty (RJ), Guapimirim (RJ), Maricá (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Miracema (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Catu (BA), João Pessoa (PB), Sousa (PB), Recife (PE), Fortaleza (CE), Itapipoca (CE), Novo Hamburgo (RS), Porto Alegre (RS) e Natal (RN).

 

O Prêmio Grande Otelo 2025 acontece no dia 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. A 24ª edição da maior premiação do setor audiovisual nacional conta com a entrega de troféus aos vencedores de 30 categorias e celebra “o cinema brasileiro no mundo”. O Prêmio Grande Otelo do Cinema Brasileiro 2025 tem o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura. O sistema tem o acompanhamento e apuração da  PwC Brasil. A cerimônia terá transmissão ao vivo para todo o país pelo Youtube da Academia e pelo Canal Brasil.

 

SERVIÇO:

 

Rio de Janeiro:

Rio de Janeiro

De 24 a 29 de julho

Estação NET Rio - Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo

Estação NET Gávea - Shopping da Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 52 - Gávea

 

Niterói

De 3 a 9 de julho

Cineart UFF - Rua Miguel de Frias, 9 - Icaraí

 

Areal 

De 3 a 27 de julho

CINE+ Areal - Rua Nicanor Garcia da Rosa 197

 

Casimiro de Abreu 

De 3 a 27 de julho

CINE+ Casimiro de Abreu - Rua Alcebiadina Demer Brust Loteamento Jardim Aparecida

 

Itaocara 

De 3 a 27 de julho

CINE+ Itaocara - Rua Coronel Roque Teixeira Alves, 83

 

Paraty 

De 3 a 27 de julho

CINE+ Paraty - Avenida Roberto Silveira 687, Centro Paraty

 

Guapimirim 

De 3 a 27 de julho

CINE+ Guapimirim - Rua Lozita Julião Fernandes, Parada Modelo Guapimirim

 

Maricá

De 3 a 26 de julho

Cine Henfil - Rua Alferes Gomes 390, Centro

 

São Pedro da Aldeia 

De 3 a 29 de julho

Cine São Pedro da Aldeia - Rua Francisco dos Santos Silva, s/n - Centro

 

Miracema 

De 3 a 29 de julho 

Cine Miracema - Rua Cel Armando Ribeiro, 18 - Santa Teresa

 

Minas Gerais:

Belo Horizonte

De 1º a 6  de julho

Cine Humberto Mauro - Av. Afonso Pena, 1537 - Centro

 

Bahia:

Salvador

De 16 a 23 de julho

Sala Walter da Silveira - R. Gen. Labatut, 27 - Barris

 

Catu

De 16 a 23 de julho

Centro Multicultural de Catu - Av. Geonísio Barroso, 291 - Aruanha

 

Paraíba:

João Pessoa

De 18 a 29 de julho

Cine Aruanda - Campus I - Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - Castelo Branco

 

Sousa 

De 2 a 29 de julho

Ensilveirado Cine - Rua Cel. José Gomes de Sá, 07, Centro

 

Pernambuco:

Recife

De 15 a 22 de julho

Cinema Fundação / Cinema do Museu - Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte

 

Ceará: 

Fortaleza

De 8 a 19 de julho

Cineteatro São Luiz - R. Major Facundo, 500 - Centro

 

Itapipoca

De 3 a 27 de julho

CINE+ Itapipoca - Rua Dom Aureliano Matos 220 Centro 

 

Rio Grande do Sul:

Novo Hamburgo 

De 1º a 29 de julho

Casa das Artes - R. Primeiro de Março, 59 - Centro

 

Porto Alegre 

De 3 a 23 de julho

Cinemateca Capitólio - Rua Demétrio Ribeiro 1085 - Centro Histórico

 

Rio Grande do Norte:

Natal

De 7 a 10 de julho

Instituto Ágora - R. do Ágora, S/N - UFRN- Lagoa Nova

 

Sobre a Academia Brasileira de Cinema 

Com sede no Rio de Janeiro e representatividade nacional, a Academia Brasileira de Cinema é uma entidade independente criada no dia 20 de maio de 2002 com a finalidade, entre outras, de instituir o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, agora Prêmio Grande Otelo, e contribuir para a discussão, promoção e fortalecimento da indústria audiovisual em todo o Brasil. A Academia Brasileira de Cinema foi reconhecida em 2020 pela Academy of Motion Picture, Arts and Sciences como única entidade credenciada para indicar o filme que representa o cinema brasileiro na categoria Melhor Longa-Metragem Internacional no Oscar, sem qualquer tutela do governo que esteja no poder.

 

Profissionais do setor, das mais diversas áreas, podem se associar à Academia, adquirindo assim não apenas o direito de votar no Prêmio Grande Otelo, mas de participar das assembleias e eventos que acontecem ao longo do ano, como a eleição para a comissão que escolhe o filme brasileiro indicado para representar o país no Oscar. A Academia Brasileira de Cinema é presidida por Renata Almeida Magalhães e a diretoria é composta por Paulo Mendonça (vice-presidente), Bárbara Paz, Ariadne Mazzetti, Allan Deberton e Jeferson De.

 

Sobre o Prêmio Grande Otelo

O Prêmio Grande Otelo é organizado e votado pelos próprios profissionais do setor, uma forma da própria classe celebrar o seu trabalho e dar o devido reconhecimento ao talento de seus profissionais. A premiação é anual. Contribui para a elevação e a promoção do cinema brasileiro junto à população e ao público do país, através do reconhecimento da qualidade técnica e artística de seus filmes e da confraternização entre os profissionais da indústria.

 

O processo de definição dos vencedores do Prêmio Grande Otelo é dividido em duas etapas: indicação e premiação. A partir de 2004 a votação passou a ser feita via internet, pelos sócios da Academia, que recebem uma senha eletrônica para votar pela internet. O sistema tem a auditoria da empresa PwC Brasil.

 

Na fase de indicação são escolhidas as cinco obras e profissionais representantes de cada categoria que passam para a etapa seguinte. A escolha é feita pelos sócios – através de uma cédula de votação eletrônica com a lista completa de todos os concorrentes. Terminado o processo de apuração do primeiro turno, uma nova relação com os cinco escolhidos em cada categoria é enviada aos sócios que escolhem, então, os vencedores. Nas duas etapas a votação é secreta e a abertura das cédulas, bem como a apuração dos votos, é realizada pela PwC Brasil.