Alunos da Fatec Marília contribuem para saúde infantil com análise de leite humano

01/08/2025 16:28

Em parceria com Hospital Materno Infantil, estudantes atuam
no laboratório de análise de amostras de leite doado
ao Banco de Leite Humano da cidade

Uma iniciativa que une ciência, solidariedade e formação profissional chama a atenção na cidade de Marília. Alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Marília – Estudante Rafael Almeida Camarinha atuam no laboratório de análise de amostras de leite doado ao Banco de Leite Humano, uma parceria com a Rede Global de Bancos de Leite Humano que ajuda a salvar vidas de recém-nascidos.

Criada em 1943, pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a rede global é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais ações para reduzir a mortalidade infantil. No Brasil, a iniciativa conta com 225 bancos e 221 postos de coleta, que analisam e distribuem leite doado por mães com produção excedente.

Em Marília, a Fatec participa ativamente dessa rede por meio de um convênio com o Hospital Materno Infantil. O professor Paulo Sérgio Marinelli conta que são avaliadas aproximadamente 5 mil amostras por ano. “As análises são realizadas nos laboratórios de microbiologia e análise físico-química. Os laudos positivos garantem a segurança e a qualidade do leite doado”, diz o responsável técnico pelo laboratório.

Padrão de qualidade

O processo de análise é rigoroso e envolve várias etapas. Uma amostra de 300 mililitros de leite é coletada, pasteurizada e congelada. Depois, o produto passa por exames microbiológicos, que verificam possíveis contaminações. Por meio de análises físico-químicas, são avaliadas propriedades como valor calórico, acidez e gordura. Em média, o resultado fica pronto em três dias úteis, autorizando ou não o uso do leite.

Além de contribuir para a saúde pública, o trabalho em laboratório oferece uma experiência prática valiosa aos estudantes do curso superior de tecnologia em Alimentos. Os jovens participam de atividades de estágio e de estudos de impacto, como uma pesquisa sobre os efeitos da pandemia na qualidade do leite materno na região.

O laboratório da Fatec Marília tornou-se referência na região, atendendo mais de 60 cidades e beneficiando milhares de mães e bebês. Desde o início deste ano, cerca de 150 recém-nascidos receberam o alimento doado pelo banco de leite de Marília, que é um dos oito pioneiros no País.

Exemplo de sucesso

O exemplo de Igor Guedes Rocato, ex-aluno formado em 2019, ilustra bem a conexão entre formação acadêmica e impacto social. Durante estágio na Fatec, o estudante atuou na análise físico-química do leite. “Hoje trabalho como técnico em processos críticos em uma indústria de bebidas, realizando análises que vão desde o xarope até o produto final”, conta o jovem.

“O projeto demonstra como a união entre ensino, pesquisa e solidariedade pode transformar vidas, formando profissionais qualificados e promovendo o bem-estar da comunidade”, ressalta o professor.

 

Foto: Divulgação

marilia-leite

Por meio de análises físico-químicas, são avaliadas
propriedades como valor calórico, acidez e gordura

 

 

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em mais de 320 municípios. As Etecs atendem mais de 224 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 91 mil estudantes. Além dos cursos técnicos e superiores de tecnologia, a instituição oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).