"Animação não é profissão?" ESPM mostra que Marco Aurélio de Vale Tudo, está errado

31/07/2025 16:42

Curso de Design de Animação forma profissionais para um mercado em alta, com salários que podem ultrapassar R$ 9 mil

Em um capítulo recente da novela Vale Tudo, o personagem Marco Aurélio, interpretado pelo ator Alexandre Nero, solta uma frase polêmica: “Animação não é uma profissão de verdade”. A fala, dita durante uma discussão com Heleninha Roitman (Paolla Oliveira) pode até soar ultrapassada, mas ainda hoje reflete um preconceito comum com carreiras da economia criativa. A verdade, no entanto, é que a animação é uma das áreas que mais cresce no mercado de audiovisual — com ampla empregabilidade e salários que, segundo o Glassdoor, podem chegar a R$ 9.545 por mês.

Na contramão dessa visão antiga, a ESPM oferece um curso de Design de Animação que forma profissionais completos, prontos para atuar com criatividade, tecnologia e visão de mercado. E o melhor: em uma estrutura de ponta, com professores experientes e currículo conectado às tendências globais.

“A graduação é ideal para quem é criativo, curioso e apaixonado por narrativas visuais. Aqui, o estudante aprende a transformar ideias em movimento, com domínio técnico e repertório artístico”, explica Luciano Tardin, professor do curso de Design de Animação da ESPM.

No curso, os alunos desenvolvem habilidades em animação 2D, 3D e stopmotion, além de aprender a criar personagens, ambientes, storyboards e efeitos visuais. A grade também inclui conteúdos clássicos, como desenho livre e roteiro, e tecnologias emergentes, como realidade estendida (XR), animação generativa, composição digital e NFTs.

Outro destaque é a formação com foco em negócios: disciplinas de marketing, finanças e empreendedorismo ajudam os alunos a entender o mercado e até a criar sua própria startup ou produtora.

Com o avanço da economia criativa, o mercado de animação está em plena expansão — tanto no Brasil quanto no exterior. Os formados podem atuar em estúdios de animação, produtoras de cinema e TV, agências de publicidade, empresas de games e streaming, além de startups e grandes multinacionais. O talento brasileiro, inclusive, tem sido cada vez mais reconhecido internacionalmente.


Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Chapecó, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.