Arena B3: espetáculo Isabel das Santas Virgens e Sua Carta à Rainha Louca neste fim de semana
Com a atuação de Ana Barroso e direção de Fernando Philbert, espetáculo chega ao palco da Arena B3 neste fim de semana, nos dias 9 e 10 de agosto
Ana Barroso/Divulgação
|
Isabel das Santas Virgens e Sua Carta à Rainha Louca
A Arena B3 dá continuidade à sua programação de agosto com o espetáculo Isabel das Santas Virgens e Sua Carta À Rainha Louca. Sob o comando da Aventura e da Arte&Atitude, o espaço cultural, localizado no prédio da bolsa, na Praça Antônio Prado, em São Paulo é marcado pelas diversas manifestações artísticas privilegiadas em seu palco intimista a preços populares.
A Arena traz em sua programação monólogos, peças teatrais, tributos musicais e uma gama imensa de diversidade cultural acessível no centro da maior metrópole da América Latina.
No sábado, 9 de agosto, às 14h30 e 17h00, e no domingo, 10 de agosto, também às 14h00 e 17h30, o palco da Arena B3 recebe o espetáculo "Isabel das Santas Virgens e Sua Carta à Rainha Louca”.
Com atuação e adaptação de Ana Barroso, o texto dirigido por Fernando Philbert ficciona a história real de uma mulher do século XVIII acusada de loucura e rebeldia e enclausurada no convento do Recolhimento da Conceição, em Olinda. Através de uma carta, ela tenta se comunicar com a Rainha Maria I, conhecida como a Rainha Louca, com quem se sente irmanada na opressão pelo mundo dos homens, e de quem espera receber clemência e liberdade.
Ana Barroso/Divulgação
|
A carta relata sua infância e juventude pelos sertões da Bahia e Minas Gerais, e os destemperos e injustiças praticados pelos homens de poder contra mulheres, escravizados e todos que se encontravam em situação de vulnerabilidade. Entre perdas e amores proibidos, a saga de Isabel passa por períodos em que assumiu identidade masculina para sobreviver da única coisa que sabia fazer: ler e escrever.
O espetáculo recebeu excelente acolhida de público e crítica em temporadas no RJ e SP. O texto é uma adaptação do romance Carta à Rainha Louca, de Maria Valéria Rezende. Sucesso de crítica, a obra foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 e vencedor do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa.
Ficha Técnica
DIREÇÃO - FERNANDO PHILBERT
ADAPTAÇÃO E ATUAÇÃO - ANA BARROSO
MÚSICA ORIGINAL - MARCELO ALONSO NEVES
CENOGRAFIA - NATALIA LANA
ILUMINAÇÃO - VILMAR OLOS
FIGURINO - LUCIANA CARDOSO
PROJETO GRÁFICO - RAQUEL ALVARENGA
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO - RENATA GUIDA
PREPARAÇÃO VOCAL - ANGELA DE CASTRO/RJ E LILIAN DE LIMA/SP
PINTURA DE ARTE - ANA FRAZÃO
FOTOS - NIL CANINÉ
GESTÃO E CONTEÚDO DAS MÍDIAS – SARAH MARQUES
OPERAÇÃO DE SOM - VICENTE BARROSO
OPERAÇÃO DE LUZ - LUCAS JP SANTOS
PRODUÇÃO E IDEALIZAÇÃO - ANA BARROSO/BB PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
Serviço:
Nome: ISABEL DAS SANTAS VIRGENS E SUA CARTA À RAINHA LOUCA
Data: 09/08 e 10/08/2025
Hora: 14h30 e 17h
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$10,00 / R$ 5,00
Sobre a Aventura: Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”. Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, mais de 16 mil empregos diretos e indiretos gerados, números que não param de crescer.