Café Cultura chega à Avenida Paulista no ritmo dos paulistanos, mas com cardápio saudável e opções para todos os momentos do dia
Tradicional rede de cafeterias de Santa Catarina, famosa pelos seus cafés especiais chega a Av.Paulista com cardápio variado para os mais diferentes momentos do dia: do café da manhã ao happy hour
São Paulo, agosto de 2025 – Velho conhecido de quem costuma viajar ao Sul do Brasil e é apreciador de um café especial, o Café Cultura conquistou seu espaço em dois endereços icônicos da cidade: o tradicional Moema e o charmoso e moderno Vila Nova Conceição. Agora, é a vez de a mais Paulista das Avenidas ganhar sua unidade. Localizada no número 777, a operação chega para preencher uma lacuna: um local para descomprimir da correria do dia a dia, com opções gostosas e saudáveis e que ainda ofereça um espaço para quem deseja trabalhar por ali.
À frente da nova operação estão os irmãos Carolina e Fernando que estão à frente do grupo famliar AM Foods, que já conta com mais de 40 operações de franquias e marcas próprias, todas no segmento de Food Service. “A Paulista é um espaço icônico. Estamos no coração financeiro e cultural da cidade, onde tudo acontece. Escolhemos este endereço por sentirmos falta de uma cafeteria que tivesse os diferenciais que só o Café Cultura tem: além do café especial de qualidade para os amantes da bebida, opções que contemplassem todos os horários do dia, do café da manhã à happy hour”, explica Carolina.
Ascensão das cafeterias e o café especial com propósito – A nova operação segue um movimento ascendente das cafeterias e do food service. O segmento de franquias de Food sservice e Alimentação cresceu 13,6% no primeiro trimestre de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, alcançando um faturamento de R$ 48,167 bilhões. Entre os fatores responsáveis por estes números estão o retorno ao trabalho presencial, que deve perdurar pelos próximos anos, o aumento das refeições fora do lar e a força do delivery, além do consumo de produtos de maior valor agregado.
Visando à qualidade do produto oferecido ao cliente final e de olho em um mercado crescente, o Café Cultura tem como carro-chefe os cafés especiais e o fomento a esta cultura. Segundo a Brainy Insights, o setor global de cafés especiais deve chegar a US$ 152,69 bilhões até 2030, com crescimento de 12,32% ao ano. Além disso, estima-se que cerca de 5% a 10% do consumo brasileiro de cafés já seja de grãos especiais.
“Nossos cafés vão da fazenda à xícara com propósito. Cresci com meus avós cuidando de lavouras, em Minas Gerais. Isso me fez criar, desde nova, uma consciência da importância da cafeicultura para a economia do estado e para o próprio jeito do povo, que não dispensa um bom café. Quando fundamos o Café Cultura abrimos mão da massificação e optamos por um produto proveniente de cafeicultores certificados, tendo total controle sobre a torrefação, que é feita diariamente por nós. Em nossa cadeia, contamos, ainda, com mulheres cafeicultoras. Por meio de cultivo responsável, elas produzem um grão premium, tornando a bebida ainda mais especial”, explica a CEO e fundadora do Café Cultura, Luciana Melo.
Cardápio diversificado e marcas próprias – Outro atrativo do Café Cultura é seu cardápio diversificado e diferenciado que se tornou outro atrativo. Desenvolvido para ser democrático, promete agradar aos mais diferentes e diversos paladares. “Um dos diferenciais é que nossas opções vegetarianas e veganas, sem glúten ou lactose são extremamente saborosas e que não deixam nada a dever para as regulares. Uma das provas é nosso bolo de chocolate sem glúten e o sanduíche de pastrami vegetal que fazem muito sucesso”, conta a franqueada Carolina, que informou que apenas na primeira semana de abertura da unidade, chegou a receber mais de 200 clientes ao dia.
De olho nas temperaturas frias e a fim de oferecer experiências semelhantes às que são oferecidas nas lojas, o Café Cultura acaba de lançar versões solúveis de seus produtos mais amados do cardápio: cappuccino, chai e chocolate. Comercializados em latas de design moderno, além de práticas para armazenar, são uma boa opção de presente. Usando os solúveis da nova linha, a marca também incluiu opções no cardápio que estarão disponíveis em todas as unidades até 30 de setembro. “Os clientes não vão se arrepender de experimentar o nosso Sol de Cacau, o Chai Latte e o Cinnamon Affogato, que leva uma calda quente de cappuccino e bola de sorvete de creme. Como acompanhamos as tendências mundiais, trouxemos as principais novidades do mercado de food service, procurando oferecer novas versões de produtos populares do nosso cardápio”, completa Luciana.
Sobre o Café Cultura
(E)coar e (e)levar a cultura da apreciação de cafés especiais, sendo reconhecida como marca-referência no Brasil. Esta é a missão do Café Cultura que, há mais de 20 anos, tem como compromisso oferecer, em cada uma de suas lojas, um ambiente propício a experiências acolhedoras ligadas ao que há de melhor do café e da gastronomia. Essa atmosfera é complementada pela torrefação diária dos grãos 100% Arábica oriundos de fazendas e produtoras independentes com certificado de sustentabilidade e rastreabilidade. Com DNA catarinense e surgida a partir do sonho de uma mineira e de um americano, a rede – que comercializa mais de 5 milhões de xícaras ao ano – atua no franchising desde 2014, tem presença consolidada nos estados do Sul do Brasil e também já conta com operações no Rio de Janeiro, São Paulo e está em expansão para outras localidades brasileiras.
A boa reputação da rede se ratifica por meio das inúmeras premiações e reconhecimentos ao longo dos anos. Entre essas destacam-se “Melhor Café - Veja Santa Catarina” durante 10 anos seguidos de 2004 a 2014; TOP 20 Cafeterias do Brasil da Revista Espresso 2016; Prata na categoria Brand Design - 7ª prêmio ABF+RDI 2017; Prata na categoria Projeto Arquitetônico - 8º Prêmio ABF+RDI 2018; Endeavor - Uma das empresas escolhidas para o programa de organização 2018 /2019; Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Cafeteria nº 1 do Sul do país; 8ª melhor franquia de cafeterias do Brasil 2019; 4 Estrelas 2023-2024); EY - Ernst & Young Global Limited 2020; Melhores Franquias - A maior rede de cafeterias do Brasil 2021; Design de Varejo - loja do ano 2021; Design de Varejo - 1º lugar na categoria Lojas de Serviços de Alimentação 2021; Bom Gourmet especialidade Brunch 2022; Selo de Excelência em Franchising ABF e VEJA RIO - Comer & Beber indicado 2022/2023. Em 2024, Luciana Melo também foi incluída no grupo de homenageadas na 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, na categoria Winning Women.