Na nona atração da temporada de 2025 da série “Concertos de Eva”, a Casa Museu Eva Klabin, em comemoração dos seus 30 anos, retoma uma parceria de sucesso com o Festival Rio International Cello Encounter (RICE), em sua 31ª edição, para receber o concerto “Rio Cello na Casa Museu Eva Klabin”. O evento acontece no sábado, dia 16, às 17h, com concerto especial do Canadian Chamber Ensemble, formado por Allen Harrington no saxofone, Katherine Dowling no piano, Kerry Duwors no violino, Minna Rose no violoncelo e a vocalista soprano Monica Huisman. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na recepção da Casa Museu, com distribuição iniciada uma hora antes do início das apresentações, às 16h.
O RICE é o maior festival de violoncelos do país e foi idealizado e produzido pelo violoncelista inglês David Chew. Comemorando 31 anos, o festival apresenta uma programação especial que inclui concertos, espetáculos de dança, exposições, masterclasses e workshops. Reconhecido como parte do calendário cultural da cidade, o Rio Cello é pioneiro em ações de responsabilidade social ligadas à música de concerto e se consolidou como uma plataforma multicultural que engloba qualidade, inovação e compromisso social.
No palco da Casa Museu Eva Klabin, o Canadian Chamber Ensemble vai interpretar obras de compositoras como Amy Beach e Clara Schumann e de compositores consagrados como Ástor Piazzolla (Argentina/EUA), Charles Gershwin (EUA), Francisco Mignone (Brasil), Franz Schubert (Áustria), Heitor Villa-Lobos (Brasil), Johann Sebastian Bach (Alemanha), Joaquín Turina (Espanha), Marjan Mozetich (Canadá), Maurice Ravel (França), Reinhold Glière (URSS), Richard Strauss e Robert Schumann (Alemanha), oferecendo ao público um programa eclético e multicultural, com elementos culturais de diversos países.
A série Concertos de Eva, com curadoria de Tomaz Soares, apresenta uma programação que destaca o objetivo da Casa Museu Eva Klabin de promover cultura e performance musical. A iniciativa mantém vivo o legado de sua fundadora, que, ao longo de sua vida, incentivou artistas por meio de diversas apresentações realizadas no espaço.
Serviço:
Dia: 16 de agosto (sábado), às 17h
Local: Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)
Ingressos: Entrada gratuita com distribuição de ingressos na recepção do museu no dia 16/08, a partir das 16h.
Capacidade: 80 pessoas
Classificação livre
Sobre Minna Rose Chung
Violoncelista coreano-americana, é professora na Desautels Faculty of Music da University of Manitoba e co-autora do aclamado CelloMind. Fundadora do “Project Rio”, atua desde 2008 em intercâmbios entre músicos canadenses e brasileiros. Como solista e camerista, apresenta-se com a Manitoba Chamber Orchestra, Winnipeg Symphony Orchestra e em festivais renomados das Américas. Em breve, lançará The Ultimate Fun in Thumb Positioncom Hans J. Jensen.
Sobre Allen Harrington
Professor da Desautels Faculty of Music da University of Manitoba(Winnipeg), coordena a área de sopros e leciona saxofone e fagote. Vencedor de diversos concursos, apresenta-se como solista e camerista em orquestras no Canadá, Europa, América do Sul e Ásia. Gravou três álbuns pelo selo Ravello Records e integra a Winnipeg Symphony Orchestra e a Manitoba Chamber Orchestra.
Sobre Monica Huisman:
A soprano holandesa-canadense é elogiada por sua técnica impecável e voz de timbre “sedoso”. Apresentou-se em casas como o Concertgebouw (Amsterdã) e com as principais orquestras canadenses, além de colaborações com artistas premiados como Daniel Taylor. É professora na Desautels Faculty of Music e mentora em diversos programas operísticos no Canadá.
Sobre Kerry DuWors:
Violinista canadense, é professora associada na Brandon University e destaque internacional como solista e camerista. Com prêmios como o Grande Prêmio da Eckhardt-Gramatté Competition, já se apresentou em cinco continentes e participa de projetos inovadores com artistas como Ryan Davis/RADIA.
Sobre Katherine Dowling:
A pianista elogiada pelo New York Times e Boston Globe, atua na América do Norte e Europa como solista e camerista. Participou de programas de destaque (Britten-Pears, Tanglewood) e possui extensa discografia. É professora de piano na Mount Allison University.
Sobre Tomaz Soares, curador:
Natural de Uberlândia, MG, Tomaz Soares é violinista. Integra o Quarteto de Cordas da UFF, o Quarteto Kalimera, a Orquestra Petrobras Sinfônica e a Orquestra Johann Sebastian Rio. Atuando como regente orquestral é um dos maestros da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica. Tomaz é Mestre em Música pela Northwestern University Bienen School of Music (EUA) e Bacharel em Música pela Unirio. Recentemente, apresentou-se com o Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense (UFF) em turnê pela Inglaterra e Alemanha. Em 2018, com o Quarteto Kalimera foi premiado no Festival de Música Rádio MEC, dentre outras premiações no Brasil. Estreou inúmeras obras contemporâneas dos compositores Alexandre Schubert, Calimerio Soares, Eli-Eri Moura, Ernst Mahle, Jocy de Oliveira, dentre outros. Participou como intérprete das Bienais de Música Contemporânea Brasileira (FUNARTE-MINC) e do Panorama da Música Contemporânea Brasileira (UFRJ). Em 2009, recebeu o primeiro prêmio do 13º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosisio. Como spalla, atuou em diversas orquestras nos Estados Unidos e no Brasil, mais recentemente da Sinfonietta Carioca. Estudou violino com Shmuel Ashkenasi (EUA), Almita Vamos (EUA), Paulo Bosisio (RJ), Ricardo Amado (RJ), Luciano Ramos e Klemes Pires (MG), dentre outros.
Sobre a Casa Museu Eva Klabin:
Uma das primeiras residências da Lagoa Rodrigo de Freitas, a Casa Museu Eva Klabin reúne mais de duas mil obras que cobrem um arco de tempo de cinco mil anos, desde o Antigo Egito (3000 a.c.) ao impressionismo, passando pelas mais diferentes civilizações. A coleção abrange pinturas, esculturas, mobiliário e objetos de arte decorativa e está em exposição permanente e aberta ao público na residência em que a colecionadora viveu por mais de 30 anos. A Casa oferece programação cultural variada, que inclui, além das visitas ao acervo, exposições temporárias de artistas contemporâneos, oficinas, cursos e conferências para adultos e crianças. Enquanto referência no calendário cultural do Rio de Janeiro, a programação musical conta com a série Concertos de Eva, com os Concertinhos de Eva, dedicados ao público infantil, e com os shows de Nova MPB no jardim.
Este evento faz parte da programação dos 30 anos da Casa Museu Eva Klabin, que será comemorado em todo ano de 2025. Espaço de troca de ideias e aprendizados no presente, a Casa Museu mantém um diálogo constante com o passado e encontra sua originalidade na combinação entre o clássico e o contemporâneo.