Com distribuição da O2 Play, filme O Retorno, com Ralph Fiennes e Juliette Binoche, ganha data de estreia no Brasil
Longa-metragem chega aos cinemas no dia 4 de setembro; direção é de Uberto Pasolini
Ralph Fiennes como Odisseu em O Retorno, de Uberto Pasolini | Divulgação: O2 Play
São Paulo, junho de 2025 – Após quase 30 anos, os atores Ralph Fiennes e Juliette Binoche voltam a contracenar juntos em O Retorno. Com estreia marcada para o dia 4 de setembro, o longa será distribuído no Brasil pela O2 Play. O drama mitológico é dirigido por Uberto Pasolini (dos filmes Ou tudo ou nada, Uma vida comum e Bel Ami - O Sedutor) e narra a última parte do clássico de Homero, a Odisseia, com o retorno de Odisseu a sua ilha natal, Ítaca. Ulisses é o nome em latim para Odisseu, o nome grego.
O filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) em 2024, e apresenta um elenco de peso, como, no papel de Odisseu, Ralph Fiennes, indicado ao Oscar 2025 na categoria Melhor Ator por sua interpretação em Conclave, e Juliette Binoche, interpretando Penélope, a esposa do protagonista. A atriz é ganhadora do Oscar 1997 de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme O Paciente Inglês, última produção em que atuou ao lado de Fiennes. A dupla também esteve junta no filme O Morro dos Ventos Uivantes, de 1992.
Filme O Retorno reúne os astros de O Paciente Inglês, Ralph Fiennes e Juliette Binoche |
Divulgação: O2 Play
Sinopse
Depois de 20 anos longe, Odisseu volta a Ítaca, abatido e irreconhecível após a Guerra de Tróia, encontrando o seu reino em desordem. Sua esposa Penélope é cercada por pretendentes que disputam o trono, e seu filho Telêmaco, interpretado por Charlie Plummer, enfrenta ameaças de morte de quem busca ocupar o poder. Em uma produção mais humanizada, o diretor Pasolini e os roteiristas John Collee e Edward Bond, optaram por narrar a etapa final da odisseia sem a presença de deuses e seres míticos, como o poema de Homero. Preferiram mostrar as feridas físicas e mentais de Odisseu como resultado de décadas envolvido em guerras.
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo, Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023, Priscilla e Elis & Tom, Só Tinha de Ser com Você.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close e o indicado ao Oscar® 2024 de Melhor Filme Internacional Dias Perfeitos.
Mais informações no site da O2 Play.