Em busca do almoço ideal para o Dia dos Pais? Surpreenda com a receita da Água Doce Sabores do Brasil de Costela Suína ao Molho de Vinho
Crédito: Bruno Marconato
Em busca do almoço ideal para o Dia dos Pais? Surpreenda com a receita da Água Doce Sabores do Brasil de Costela Suína ao Molho de Vinho
COSTELA SUÍNA AO MOLHO DE VINHO
Ingredientes para a costela:
800 gramas costela de porco fresca
Batatas rústicas
8 dentes de alho picadinho
500ml vinho tinto seco
2 colheres de café de sal
1 colher de café de pimenta-do-reino
4 folhas de louro
Suco de 3 limões
Ingredientes para o molho de vinho:
1 cebola grande picadinha
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picadinho
1 ramo de alecrim
¼ de xícara de chá de vinagre balsâmico
2 xícaras de chá de vinho tinto seco
2 xícaras de chá de caldo caseiro de carne
Sal a gosto
1 colher de café de pimenta-do-reino
1 colher de sopa de manteiga
Modo de preparo:
Para a costelinha, em um recipiente, prepare o tempero da costela. Coloque o suco de limão, o alho, o sal, a pimenta e o louro. Despeje o conteúdo sobre a costela e deixe marinar por 8 horas. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por 1 hora. Deixe dourar. Reserve.
Para o molho de vinho, em uma frigideira aquecida, coloque a cebola e o azeite. Refogue até que a cebola fique translúcida. Junte o alho e o alecrim e deixe por mais alguns minutos, mexendo sempre. Acrescente o vinagre balsâmico, deixe ferver até formar um xarope, junte o vinho tinto e deixe cozinhar até reduzir um pouco. Junte o caldo de carne e deixe reduzir pela metade. Retire o ramo de alecrim e tempere com sal e pimenta-do-reino. Após, acrescente a manteiga e misture vigorosamente. Caso tenha sobrado um molho da costela assada, pode acrescentar neste momento (Coe antes). Frite as batatas rústicas.
Montagem:
Em uma travessa, disponha a costela com batatas ao redor. Despeje o molho de vinho e decore com alguns raminhos de alecrim. Coloque algumas fatias de limão para decorar a lateral do prato e sirva.
Fonte: Água Doce Sabores do Brasil
Sobre a Água Doce Sabores do Brasil
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e Brócolis. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são mais de 80 unidades em seis estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.