Encontros do Audiovisual Brasil-África reúnem produtores, cineastas e distribuidores de três continentes em Salvador
Segunda edição do evento fortalece a circulação de filmes entre Brasil, África e suas diásporas, com foco em design de audiências
Foto Maína Diniz
De 15 a 19 de setembro de 2025, Salvador (BA) será sede da segunda edição dos Encontros do Audiovisual Brasil-África, iniciativa da Mostra de Cinemas Africanos que promove o maior encontro entre profissionais do audiovisual africano e brasileiro. Com o tema design de audiência e no formato de think tank, o evento tem como objetivo construir estratégias coletivas para ampliar a circulação de filmes africanos no Brasil e de produções brasileiras no continente africano.
A coordenação internacional do encontro é conduzida por Yanis Gaye, da Yetu (Un)Limited (Senegal), e Romeo Umulisa, da Creative Lab Africa (Ruanda), ao lado de Letícia Santinon, da distribuidora brasileira Cajuína Filmes, responsável pela coordenação nacional. Juntos, os três lideram a curadoria e estruturação do evento, que reunirá mais de 40 profissionais de países como Senegal, Nigéria, Ruanda, Quênia, Gana, Angola, Cabo Verde, África do Sul, Reino Unido, França e Brasil.
Entre os participantes confirmados estão produtores, cineastas, curadores e distribuidores que atuam diretamente na criação, circulação e exibição de filmes nos mercados africano, europeu e brasileiro. Nomes como Mamadou Dia (Joyedidi, Senegal), Chioma Onyenwe (Raconteur Productions, Nigéria), Kamy Lara (Uika Filmes, Angola), Carmen Thompson (We Are Parable, Reino Unido), Nicola Ofoego (Black Mic Mac, França), Themba Bhebhe (Engage, Reino Unido, África do Sul), Samira Vera-Cruz (Rede Audiovisual dos PALOP, Cabo Verde), entre outros, estarão ao lado de representantes de empresas brasileiras como Olhar Filmes, Nicho54, Descoloniza Filmes, Zebra Filmes, Vitrine Filmes, Quarta-feira Filmes, Ashé Ventures, FILMICCA e Conspiração.
Idealizado pela Yetu (Un)Limited em colaboração com a Mostra de Cinemas Africanos, o Creative Africa Lab e com apoio do Institut Français como parte da Temporada França-Brasil 2025, os Encontros do Audiovisual Brasil-África têm como missão impulsionar o crescimento dos cinemas africanos e afro-brasileiros por meio da criação e expansão de novas audiências, com estratégias alinhadas às realidades culturais e mercadológicas de cada território.
“O encontro será guiado pelo princípio do aprendizado mútuo e da colaboração entre profissionais experientes do audiovisual africano e brasileiro. Dando continuidade aos Encontros realizados em 2024, buscamos consolidar uma plataforma de colaboração internacional, contribuindo para políticas e investimentos voltados à circulação e distribuição de filmes nos mercados africanos e suas diásporas”, afirma Ana Camila Esteves, diretora da Mostra de Cinemas Africanos.
As atividades principais serão realizadas em formato fechado, com participação restrita aos profissionais convidados. No entanto, haverá vagas limitadas para ouvintes, destinadas a profissionais interessados em acompanhar as discussões e trocas. A programação inclui também atividades abertas ao público, como estudos de caso e uma masterclass de roteiro com o cineasta senegalês Mamadou Dia, diretor de Baamum Nafi e Demba, reconhecido por seu trabalho em narrativas que exploram a tensão entre tradição e modernidade no Senegal contemporâneo.
A Mostra de Cinemas Africanos tem realização de Ana Camila Comunicação e Cultura e Dan Território de Criação, integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, conta com o patrocínio da Prefeitura de Salvador e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Convidados Internacionais
- Mamadou Dia · Senegal · Joyedidi
- Chioma Onyenwe · Nigéria · Raconteur Productions
- Abba Makama · Nigéria · Osiris / S16 Film Festival
- Ema Edosio · Nigéria ·
- Blessing Uzzi · Nigéria · Bluehouse Studios
- Philbert Aime Mbabazi · Ruanda · Imitana Productions
- Jacqueline Nsiah · Gana · Berlinale
- Romeo Umulisa · Ruanda · Creative Lab Africa
- Yanis Gaye · Senegal · Yetu (Un)Limited
- Carmen Thompson · Reino Unido · We Are Parable
- Chloe Genga · Quênia · LBxAfrica
- Kamy Lara · Angola · Uika Filmes
- Nicola Ofoego · França · Black Mic Mac
- Themba Bhebhe · Reino Unido · Engage
- Samira Vera-Cruz · Cabo Verde · Rede Audiovisual dos PALOP
Convidados Nacionais
- Paula Gomes · Olhar Filmes
- Ibirá Machado · Descoloniza Filmes
- Julia Alves · Quarta-feira Filmes
- Letícia Friedrich / João Saldanha · Vitrine Filmes
- Mauricio Mota · Ashé Ventures
- Bethania Maia · Nicho54
- Pedro Henrique Leite · FILMICCA
- Aline Zambrini · Zordon Analytics
- Dora Amorim · Zebra Filmes
- Ana Letícia Leite · Conspiração