'Eu me sinto valorizada por você': 'Amores Materialistas' destaca relacionamento preferido por 36% das brasileiras
02/08/2025 12:58

Protagonista é chamado de 'unicórnio' por reunir diversas características buscadas pelas mulheres; pesquisa nacional mostra quais desses atributos são preferência nacional
“Qual a viagem dos seus sonhos?” Com essa pergunta, Lucy, personagem de Dakota Johnson, acorda pela manhã ao lado do namorado Harry, vivido por Pedro Pascal, após passarem sua primeira noite juntos no apartamento dele de 12 milhões de dólares. O casal protagoniza o filme Amores Materialistas, que acaba de estrear no cinema e vem gerando debates sobre relacionamentos modernos, com destaque para a hipergamia feminina, em que a mulher procura um homem que tenha status econômico e social superior ao seu, também conhecido como relacionamento Sugar, o famoso ‘Sugar Daddy'.
Todo o enredo é vivido em torno da profissão de Lucy, que é casamenteira e, por isso, entende as características essenciais que seus clientes buscam em alguém para se relacionar, na tentativa de proporcionar um match ideal. Em uma festa de casamento de um de seus clientes, Lucy conhece Harry e ambos acabam engatando em um relacionamento que a deixa encantada. Isso por conta da raridade do perfil de Harry, que chega a ser chamado de ‘unicórnio’ na trama por reunir muitos dos atributos mais importantes nas listas que Lucy costuma elaborar para suas clientes. “Eu me sinto valorizada por você”, ela afirma em um momento-chave do roteiro.
A empresa em que Lucy trabalha cumpre um papel social semelhante ao dos sites de relacionamento. Se no filme, a própria casamenteira afirma querer um homem que seja em primeiro lugar rico, na vida real os números não negam que essa é a intenção de muitas brasileiras: pioneiro em relacionamento Sugar, o site de relacionamento MeuPatrocínio tem hoje 16 milhões de inscritos, sendo 11 milhões de usuárias em busca de um Sugar Daddy dos sonhos, que tenha atributos semelhantes aos de Harry.
Homem dos sonhos: qual tipo de relacionamento e características elas mais buscam
Em um momento crucial do filme, Lucy expressa claramente suas intenções a Harry e afirma que busca um homem que seja rico. Essa preferência não é só dela: no Brasil, uma pesquisa do MeuPatrocínio, em parceria com o Instituto QualiBest, entrevistou mulheres de 18 a 29 anos de todo o país e mostrou o quanto a hipergamia - relacionamento em que há o interesse por alguém mais rico que você - atrai o interesse das mulheres. Ao serem questionadas sobre diferentes tipos de relacionamentos modernos, 36% afirmaram ter algum tipo de interesse em uma relação em que o homem seja mais rico.
A mesma pesquisa ressalta as principais qualidades buscadas pelas jovens brasileiras em um parceiro. As respondentes podiam escolher até três opções em primeiro, segundo e terceiro lugares. O mais votado? A gentileza, que é expressa por Harry em diversos momentos de Amores Materialistas, teve 42% de votos das mulheres em primeiro lugar, 16% em segundo lugar e mais 9% como terceira opção. A segurança emocional também aparece em destaque, com 20% dos votos como primeira opção, 13% em segundo lugar, e 11% em terceiro. E a estabilidade financeira também não pode faltar: como primeira opção, foram 7% de votos; como segunda opção, mais 18%; e em terceiro lugar, outros 14%.
Caio Bittencourt é especialista em relacionamento do MeuPatrocínio e comenta: “A relação com alguém mais rico, experiente e gentil, um cavalheiro, sempre foi a escolha de pessoas que procuram se cercar de quem soma na vida. O fato de muitas mulheres sentirem falta do cavalheirismo à moda antiga também as levou para uma nova realidade na busca por alguém; elas estão à procura de relacionamentos sinceros, leves e maduros”, contextualiza.
Sobre as preferências apontadas pela pesquisa da plataforma, o especialista é enfático: "Muitas pessoas hoje estão descobrindo que a busca pela felicidade pode estar mais intimamente ligada à estabilidade financeira do que se imaginava. O dinheiro não só traz felicidade mas a falta dele muito provavelmente vai trazer problemas para a vida conjugal, 57% dos divórcios no Brasil ocorrem devido a dificuldades financeiras. Por isso, mulheres hoje buscam homens bem-sucedidos, mais maduros e experientes, o famoso Sugar Daddy”.