Férias escolares: Editora Melhoramentos indica livros para entreter e divertir crianças de todas as idades
Editora traz dicas de lançamentos e de ações para estimular o hábito da leitura em jovens leitores
|
|
São Paulo, 10 de julho de 2025 - Durante as férias escolares, a busca por atividades que entretenham as crianças é incansável. O hábito da leitura pode ser uma boa forma de diversão, que ajuda a formar cidadãos mais críticos e criativos. A recomendação é da Editora Melhoramentos – que há mais de 100 anos promove a cultura por meio da educação e do entretenimento – e vem em um momento importante: a mais recente edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (6ª edição), lançada no fim de 2024 pelo Instituto Pró-Livro, revelou que apesar da diminuição nos índices de leitores, a faixa etária de 11 a 13 anos, vem se mantendo estável — indicando que o estímulo à leitura ainda encontra espaço para crescer.
Prova disso foi a edição 2025 da Bienal do Livro, que aconteceu no mês passado (junho) no Rio de Janeiro, e reuniu mais de 740 mil visitantes — um recorde em todas as edições do evento, segundo a organização — e com vendas de mais de 6,8 milhões de livros. Com o intuito de motivar novas gerações de leitores e reforçar o papel da leitura como opção de entretenimento, a Editora Melhoramentos preparou uma seleção de livros infantojuvenis com seus últimos lançamentos ideais para despertar a imaginação e proporcionar momentos de reflexão e diversão durante o mês de julho:
- “O Caminho das Sete Tias”, obra póstuma e inédita de Ziraldo, lançada na Bienal do RJ, no mês passado e que narra a jornada de um príncipe encantado, tomado pela ausência da alegria, é guiado por sete tias mágicas — cada uma representando uma nota musical — em uma busca sensível e simbólica por significado e felicidade. Embora voltado ao público infantojuvenil (Fundamental II), o livro é um convite universal à redescoberta da esperança e da alegria em tempos sombrios. O livro também celebra o valor da família, tema constante na obra do eterno “Menino Maluquinho”, presente nas figuras de avós, tios, tias, pais, mães, irmãos e amigos que representam laços afetivos profundos.
- “De Onde Nascem as Perguntas?”, de Alexandre Coimbra Amaral, uma obra poética e reflexiva que convida as crianças a explorar o universo das perguntas e a enxergar a dúvida como um caminho para o crescimento pessoal. Trata-se de um convite a resgatar o valor da incerteza em um mundo que cada vez mais busca verdades absolutas. O autor reflete sobre a tendência contemporânea de discursos fechados, sobretudo nas redes sociais, e defende o questionamento como forma essencial de se relacionar consigo mesmo e com o outro.
- “A Marinheirinha”, de Pedro Bandeira, carrega a essência de sua trajetória: inspirar crianças a acreditarem no próprio potencial para grandes feitos. Inspirado por uma história clássica que ouvia na infância, o autor recria, com sua habilidade única, uma narrativa repleta de coragem, inteligência e emoção. A história acompanha uma menina destemida que salva o barco de seu pai de uma tentativa de sabotagem ao tapar com seu dedinho um buraco causado por um adversário desleal. A trama, destinada principalmente para crianças de 7 a 10 anos, traz um exemplo de como pequenos gestos podem ter impactos grandiosos, especialmente quando aliados à determinação e bravura.
- “Charles e a Garota que não gostava dele”, de Caio Tozzi, conta a história de Charles, um garoto de 13 anos que nunca havia pensado em se apaixonar, até que uma cena na arquibancada da escola muda tudo. Entre videogames, trocas de figurinhas com seu melhor amigo e partidas de futebol, Charles vai precisar lidar com novas emoções, amizades e muita confusão.
- “Super Marsh & Mallow”, de André Catarinacho, uma história incrível de Cecilia, uma menina que ama videogame, sobre as aventuras de dois super-heróis divertidos e dispostos a provar que marshmallows são molengas sim, mas que podem muito bem se tornar os super-heróis mais incríveis da Ilha dos Doces. O leitor sente-se personagem deste livrogame, que ainda conta com o texto de orelha assinado por Pedro Bandeira.
A Editora Melhoramentos também traz dicas de especialistas para estimular o hábito da leitura desde a idade infantil:
- Seja exemplo: demonstre o interesse e o prazer pela leitura. O estudo “Retratos da Leitura no Brasil” (Instituto Pró-Livro, 2024) mostra que cerca de 70% dos leitores brasileiros começaram a ler por influência de alguém próximo — principalmente mães, pais ou professores — o que reforça o papel das histórias na construção de vínculos e referências desde a infância;
- Crie uma rotina de leitura: estabeleça momentos diários para ler com as crianças, tornando a leitura um hábito prazeroso e esperado;
- Ofereça diversidade de títulos: disponibilize livros adequados à faixa etária e aos interesses da criança, incluindo obras de autores nacionais consagrados como Ziraldo, que refletem e valorizam a cultura brasileira;
- Visite bibliotecas e livrarias: leve as crianças a ambientes literários, permitindo que elas possam escolher os livros que desejam ler, incentivando a autonomia e o interesse pela leitura;
- Promova discussões sobre as histórias: um bate-papo com as crianças sobre os livros lidos, explorando temas, personagens e ensinamentos enriquece a compreensão e o pensamento crítico.
“O livro infantojuvenil é um portal para abrir a mente e estimular a imaginação. Oferecer livros como opções de diversão e de entretenimento infantil é promover cultura, é dar voz às crianças. A literatura tem um papel essencial na formação de cidadãos mais conscientes, criativos e preparados para lidar com a complexidade do mundo”, afirma a diretora de Inovação e Novos Negócios da Melhoramentos, Carolina Alcoforado.
Sobre a Editora Melhoramentos
A Editora Melhoramentos, com mais de 100 anos de atuação, tem como objetivo promover a cultura por meio da educação e entretenimento, com foco no público infantojuvenil. Com uma trajetória consolidada, oferece desde livros de literatura, interativos, até obras paradidáticas e dicionários, além de títulos de gastronomia.
Tem como compromisso gerar bom conteúdo, contar histórias relevantes e promover o hábito da leitura com o uso de diferentes ferramentas.
Sua linha editorial é pautada na criação de conteúdos que incentivam o amor pela leitura, fomento à imaginação, ao pensamento crítico e à criatividade.
A Editora faz parte da Companhia Melhoramentos de São Paulo, companhia multinegócios de capital aberto que atua, diretamente ou por meio de suas controladas, nos segmentos editorial, negócios de base florestal renovável (que incluem a produção de fibras de celulose de alto rendimento e embalagens sustentáveis à base de fibra de celulose) e desenvolvimento imobiliário (Altea).