Festival APAS SHOW encerra edição 2025 com recorde de público e de espaço no Expo Center Norte

19/05/2025 14:22

Evento reuniu mais de 151 mil visitantes durante os quatro dias e edição 2026 já tem data: 18 a 21 de maio de 2026

 

Corredores lotados no Festival APAS SHOW 2025 (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Encerrou nesta quinta-feira, 15 de maio, a 39ª edição do festival APAS SHOW. Com recorde de público e de espaço, o evento recebeu mais de 151 mil visitantes durante os quatro dias de encontro e preencheu os 102 mil m² do Expo Center Norte, com 42 mil m² de exposição. Ao todo, 900 marcas expositoras marcaram presença para apresentar os mais variados lançamentos de produtos e serviços, incluindo 250 expositores internacionais, representando 22 países.

 

Considerado um evento estratégico para a cidade de São Paulo desde 2024, quando entrou oficialmente para o Calendário de Eventos Estratégicos da cidade, e sendo referência no setor supermercadista, o Festival APAS SHOW impacta não apenas o setor, como também alavanca o turismo, os negócios, engrandece o conhecimento dos participantes, e ajuda a gerar mais consumo no lazer e no entretenimento de SP.  

 

“A APAS SHOW não é apenas uma feira, é um reflexo da transformação do nosso setor e da sociedade. Um festival, de fato. Cada edição é um novo marco na forma como conectamos negócios, inovação e propósito. Ver esse pavilhão pulsar com ideias, trocas e oportunidades nos confirma que estamos construindo, juntos, um varejo mais moderno, humano e sustentável”, afirmou Carlos Correa, diretor-geral da APAS. 

 

Carlos Correa, diretor geral da APAS (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)

 

“Vivemos uma edição histórica, marcada por dados que mostram o quanto o consumidor está em transformação. Nossa missão, enquanto entidade, é ajudar o varejo a interpretar esses sinais e responder com inteligência, empatia e inovação. Mais do que apresentar tendências, o Festival APAS SHOW traduz o presente e projeta o futuro do consumo no Brasil”, destacou Fabiano Benedetti, diretor de Marketing e Negócios da APAS. 

 

Fabiano Benedetti, diretor de marketing e negócios da APAS (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Com a expectativa inicial de aumentar em 7,8% o valor de negócios gerados no circuito, o festival fechou a edição com uma movimentação de R$ 16,5 bilhões, atingindo a meta e reforçando a relevância do evento para o setor supermercadista. 

 

“Com grande satisfação, encerramos a melhor edição da APAS Show de todos os tempos — uma edição histórica que reafirma a força e o protagonismo da APAS no desenvolvimento e na valorização do setor supermercadista. Mais do que um evento de negócios, o Festival APAS SHOW 2025 foi um espaço de diálogo institucional e fortalecimento de vínculos estratégicos. Recebemos mais de 60 autoridades e representantes de diversos Estados, ampliando ainda mais a presença internacional da feira e consolidando nosso papel como referência global no segmento”, completou Erlon Ortega, presidente da APAS. 

 

Geraldo Alckmin (à esq), Carlos Correa (centro) e Erlon Ortega (à dir) durante visita do presidente em exercício ao Festival APAS SHOW (Foto: Edu Leporo)


Solenidade de Abertura 

A solenidade de abertura, no dia 12 de maio, foi marcada por discursos que ressaltaram a importância estratégica do evento para o setor supermercadista e para a economia do país. Carlos Correa, diretor geral da APAS, destacou o papel da feira como impulsionadora de negócios e vitrine de inovações para o varejo nacional e internacional. Já Erlon Ortega, presidente da APAS, enfatizou os avanços regulatórios promovidos pela Prefeitura de São Paulo e reforçou a defesa da isenção do ICMS sobre a carne, demanda recorrente do setor.  

 

Geraldo Alckmin, presidente em exercício, com sua esposa, Lu Alckmin (ao centro), ao lado de Erlon Ortega e a esposa Debora, e João Galassi, presidente da ABRAS, com sua esposa, Virgínia Galassi (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Representando a esfera nacional, João Galassi, presidente da ABRAS, agradeceu o apoio do governo federal na regulamentação da cesta básica, mas defendeu maior representatividade do setor nas decisões que impactam diretamente sua capacidade de gerar empregos e desenvolvimento. A cerimônia contou com a presença de autoridades como a deputada estadual Carla Morando, a deputada federal Renata Abreu, o senador Vanderlan Cardoso, o vereador João Jorge, o prefeito Ricardo Nunes, o ministro do Empreendedorismo Márcio França, o governador em exercício Felício Ramuth e o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, acompanhado de sua esposa, Lu Alckmin. 

 

Autoridades reunidas durante a abertura oficial do Festival APAS SHOW 2025 (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Coletiva de Imprensa 

No dia 13, durante a coletiva de imprensa da APAS Show 2025, foi apresentada ainda a pesquisa “O Varejo em um Mundo de Transformação”, desenvolvida em parceria com a Scanntech. O estudo revelou como as mudanças climáticas e as novas dinâmicas sociais estão impactando diretamente o comportamento dos consumidores brasileiros. Com base em dados de mais de mil entrevistas realizadas em março, a pesquisa destacou que 95% dos consumidores já notaram alterações na oferta de produtos devido a eventos climáticos e que 64% mudaram marcas por conta do aumento de preços. A substituição de carnes vermelhas por proteínas mais acessíveis, como ovos e frango, foi uma das tendências mais relevantes, assim como o crescimento na preferência por refrigerantes zero e a busca por alimentos mais saudáveis, práticos e sustentáveis.  

 

O levantamento também evidenciou mudanças estruturais na sociedade, como a redução do tamanho das famílias e o aumento da presença de pets nos lares, o que impulsionou significativamente o consumo no segmento pet. Outro destaque foi a transformação nos hábitos de compra: 7 em cada 10 consumidores frequentam mais de uma loja por mês, priorizando os supermercados de bairro para reposição. No e-commerce, o crescimento do faturamento foi de 16% em 2024, impulsionado principalmente pela busca por preço e variedade. A pesquisa reforça que o consumidor atual é multicanal, combinando experiências online e presenciais, e que o setor varejista precisa se adaptar a um público mais consciente, exigente e sensível a fatores como clima, preço e propósito. 

 

Coletiva de imprensa com Fabiano Benedetti (centro), diretor de marketing e negócios da APAS, Thomaz Machado (à esq), CEO da Scanntech Brasil e Felipe Queiroz (à dir), economista-chefe da APAS (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Congresso “Update-se: Um novo líder para um novo varejo” 

Realizado de 13 a 15 de maio, o congresso "Update-se: Um novo líder para um novo varejo" integrou a programação do Festival APAS SHOW 2025 com uma curadoria de conteúdo ainda mais estratégica. Com mais de 130 especialistas em varejo e liderança, o evento ofereceu mais de 30 horas de palestras voltadas à transformação do setor, com temas como inovação, comportamento do consumidor, sustentabilidade e gestão de pessoas. 

 

Luciano Huck no palco do Congresso Update-se, com mediação de Erlon Ortega, presidente da APAS e Debora Ortega (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Entre os destaques da edição, marcaram presença o consultor internacional Ram Charan, o especialista em varejo Olegário Araújo e o apresentador Luciano Huck, além dos ex-atletas Cafu, Muricy Ramalho e Zé Roberto Guimarães, em painel conduzido pelo jornalista Álvaro José. O congresso se consolidou como um espaço de provocação e aprendizado, conectando líderes empresariais e executivos globais que pensam o presente e moldam o futuro do varejo. 

 

Álvaro José conduz painel sobre liderança com Cafú, Muricy Ramalho e Zé Roberto (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


Mobilidade e Segurança 

Este ano, o festival também inovou com uma operação especial de mobilidade e segurança em parceria com o Metrô de São Paulo, tornando-se pioneiro entre os eventos corporativos do país nesse tipo de iniciativa. A feira firmou uma parceria com o Cartão TOP para oferecer transporte gratuito a 2.500 participantes, que puderam retirar o benefício no próprio pavilhão. Além disso, a segurança no trajeto entre a estação Portuguesa–Tietê e o Expo Center Norte contou com o reforço da Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e patrulhamento contínuo, garantindo mais tranquilidade ao público. 

 

Para facilitar ainda mais o acesso, a organização disponibilizou um serviço gratuito de translado entre o metrô e o local do evento, funcionando em sistema rotativo das 6h às 21h. Outra novidade importante foi a reorganização da entrada do evento, que passou a ser feita exclusivamente pela Rua José Bernardo Pinto, desativando o acesso lateral e otimizando o fluxo de pessoas. As melhorias fazem parte de uma visão integrada que valoriza a experiência do visitante desde o deslocamento até a chegada ao evento. 

 

"O Festival APAS SHOW 2025 não apenas apresentou as últimas tendências e oportunidades de negócios para o setor supermercadista, mas também elevou a experiência dos nossos visitantes a um novo patamar. Nossa parceria inédita com o Metrô de São Paulo, aliada ao reforço na segurança e ao serviço de translado gratuito, demonstram nosso compromisso em oferecer um evento acessível, seguro e cada vez mais sustentável, desde o momento em que nossos participantes deixam suas casas.", enfatizou Rodrigo Mariano, diretor de operações, projetos e inovação da APAS. 

 

Rodrigo Mariano, diretor de operações, projetos e inovação da APAS (Foto: Divulgação APAS SHOW/Dynamo Audiovisual)


As ações também tiveram como objetivo promover práticas sustentáveis, incentivando o uso do transporte público para reduzir a emissão de CO² e melhorar o trânsito no entorno do pavilhão. Em edições anteriores, a APAS já havia realizado ações sustentáveis, como o reaproveitamento de 165 toneladas de resíduos orgânicos e a compensação de 100% das emissões de gases de efeito estufa com certificados internacionais de energia renovável (IRECs). A edição de 2025 reforçou esse compromisso ao integrar logística, segurança e sustentabilidade em sua operação. 

 

Depoimentos dos expositores patrocinadores do Festival APAS SHOW 2025 

"Estar de volta à APAS depois de uma década foi, sem dúvida, um momento marcante para a Havaianas. A feira nos permitiu reforçar nosso compromisso com o varejo alimentar e mostrar o quanto acreditamos no canal como um motor estratégico para nosso crescimento. Mais do que apresentar nossa nova coleção, levamos para o evento soluções pensadas para facilitar a operação do varejista e encantar o consumidor no ponto de venda. A recepção que tivemos, o interesse dos parceiros e a troca com o setor nos mostraram que estamos no caminho certo. Foi uma grande alegria fazer parte deste reencontro e celebrar essa nova fase da nossa trajetória com o autosserviço." comenta Fernando Rosa, presidente da Havaianas no Brasil.

 

Rogerio Tondo, diretor-superintendente da Orquídea Alimentos, reforça: “Em termos de relacionamento, conseguimos fortalecer parcerias existentes e abrir novos canais de networking. Nosso estande teve grande fluxo e as interações foram produtivas, o que reforça a importância de estarmos presentes em um evento desse porte. Do ponto de vista comercial, geramos diversos negócios, ampliando nossa atuação em clientes que já atendemos e novas oportunidades para os próximos meses. Considerando o investimento realizado, o retorno estimado é muito positivo”. 

 

Participar da APAS SHOW 2025 foi uma oportunidade estratégica. A feira, mais uma vez, se mostrou essencial para reforçar nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade. Durante o evento, conseguimos fortalecer importantes parcerias com o varejo, apresentar novas soluções e impulsionar conversas relevantes sobre o futuro do setor”, afirma Ricardo Sabatine, Diretor Nacional de Vendas Off Premise do Grupo Heineken.

 

Para Jonatas Rocha, diretor de marketing da Melitta, “a APAS é sempre uma vitrine estratégica”. Ele pontua: “Participar do evento nos permitiu não apenas apresentar nossos lançamentos, mas também reforçar nossa conexão com parceiros, varejistas e consumidores. A experiência foi extremamente positiva. Tivemos um volume expressivo de visitas ao nosso estande, muitos contatos qualificados e oportunidades de negócio que superaram nossas expectativas”. 

 

É o segundo ano que participamos da APAS SHOW e em 2025 dobramos o tamanho do estande. O evento é tão importante pra gente que conseguimos expandir o nosso espaço e foi muito interessante. Trouxemos representantes de todas as regiões do país e fechamos negócios, geramos leads, captamos clientes novos... Foi realmente surpreendente”, reforça Ricardo Rinaldo, diretor de marketing da BMG Foods.

 

Já Helena Waquil, head de desenvolvimento de categorias da Nestlé, disse que o diferencial do estande, focado no público geral do evento, cumpriu seu propósito. “Viemos com a expectativa alta e a APAS SHOW conseguiu superá-la. Nosso espaço estava aberto, então todos os visitantes passaram pelo nosso estande, degustou nossos lançamentos, interagiu com as nossas marcas e tivemos muitas conexões através de valor compartilhado recebendo e fomentando ainda mais o relacionamento com os clientes”.

 

A gerente de marketing da Mococa, Michelle Oliveira, destacou o trabalho de visibilidade e comunicação do evento. “Conseguimos ter muitos contatos positivos com as mídias e influenciadores, então para nós, esse buzz, fortaleceu a marca no mercado. E em relação aos negócios também. Nós recebemos vários clientes potenciais e parceiros que já estão na nossa base, mas que, aqui, fortalecemos o relacionamento. Crescemos em volume, e com certeza esperamos fazer um trabalho cada vez melhor. Estaremos aqui, novamente, no próximo ano”. 

 

Foi uma edição bem especial pra gente. Trouxemos muitas novidades e tivemos um fluxo bem interessante de clientes. Tivemos ótimas oportunidades de conversas com parceiros de diferentes canais. É muito claro que cada vez mais a APAS SHOW se firma como uma feira que faz a diferença no resultado e da qual não podemos deixar de participar”, reflete Edgar Galbiatti, gerente de marketing da Minalba. 

 

A Sicredi, que participou do evento pela primeira vez, tinha um objetivo muito claro, de acordo com Rogério de Lorenzo Leal, gerente de marketing e comunicação. A marca queria aumentar a percepção e o seu posicionamento como uma instituição financeira capaz de atender o varejo paulista. “100% desse objetivo foi atingido. Eu diria que até 110%. Tivemos uma série de negócios fechados na feira, porque o espaço permite essa conexão mais próxima com o cliente”.

 

É um evento muito importante de networking, de relacionamento e de fechamento de negócio com os nossos principais parceiros. E a APAS a cada ano vem surpreendendo positivamente. Aqui, a gente dá continuidade na nossa jornada de JBP, trazemos muito da estratégia de desenvolvimento e crescimento da categoria em conjunto, inclusive para os clientes que ainda não captamos, então foi uma super oportunidade de aproximar ou iniciar esses relacionamentos. Saímos felizes, muito orgulhosos e muito contentes”, reforça Nathalia Guarisi, head shopper insights e gerenciamento de categorias na Danone.

 

Foi muito positivo para a RedBull. Foi a primeira vez que entramos na APAS, na história. Conseguimos fazer uma aproximação com mais de 70 clientes estratégicos e fazer um belo posicionamento no varejo do que é a experiência RedBull que a gente já tem lá com o consumidor final”, afirma Murilo de Carvalho, gerente sênior de eventos da RedBull.

 

Luís Resende, diretor de mercado da Linear, informa que a APAS SHOW já estava no planejamento da marca. “A Linear APAS faz parte de um projeto de expansão da Linear. Os investimentos que a Linear propõe para o ramo de supermercado para os próximos anos fazem parte da APAS, porque acreditamos que o evento é um impulsionador desses novos negócios que estamos propondo. Foi, sem dúvida, a melhor experiência, tanto para nós expositores quanto para os visitantes da feira”

 

“A participação da Yalo na APAS Show 2025 foi um sucesso. Mais de 150 pessoas passaram pelo espaço da companhia no foyer do congresso, onde puderam interagir com o Quiz do Varejista Digital e refletir sobre o nível de digitalização de seus negócios. Também foi realizado um roundtable cheio de insights estratégicos sobre "Novas Tecnologias na Geração de Valor" com a presença de Andres Stella, COO da Yalo e da Lívia Seabra, diretora de digital da Mondelez. Eles debateram como a Yalo tem apoiado grandes indústrias a oferecerem um atendimento cada vez mais personalizado, eficiente e próximo dos varejistas. Além disso, foi realizada uma ativação especial no estande da Kellanova, apresentando o Kell, o novo assistente virtual da marca que apoia vendedores e varejistas em sua jornada de digitalização”, enalteceu Letícia Vignali, Coordenadora de Marketing Brasil da Yalo.


Sobre a APAS  

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de 6 mil lojas.