Festival CoMA anuncia line-up completo da conferência que debate o mercado da música no país
Ellen Oléria, Bia Ferreira, Fabiana Lian e Arthur Fitzgibbon são alguns dos nomes que integram a programação do evento que acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto em Brasília
Titi Muller, Spartakus, PCD Perigosa e Fernanda Paiva durante conferência no Festival CoMA 2024 - Crédito: Divulgação
Brasília, agosto de 2025 - O Festival CoMA (Consciência, Música e Arte), um dos principais eventos de música do Brasil, anuncia os participantes da conferência que debaterá o futuro dos eventos de entretenimento e artísticos no país. Realizados no Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, entre os dias 20 e 22 de agosto, os talks reunirão 20 palestrantes, entre eles as cantoras Ellen Oléria, Bia Ferreira e Angelique Kidjo, cinco vezes ganhadora do Grammy, além do editor musical do filme ganhador do Oscar, Ainda Estou Aqui, Affonso Gonçalves e Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm no Brasil. Os ingressos estarão disponíveis dois dias antes do evento.
A Conferência do CoMA propõe um espaço de encontro e reflexão voltado à transformação por meio do diálogo, da inovação e da troca de saberes. Sua programação inclui temas urgentes e múltiplos olhares sobre o ramo da música, como a sustentabilidade do mundo musical, o empreendedorismo, processos criativos e rentabilidade.
A conferência acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto, totalizando onze atividades entre talks, masterclass e workshops, com 30 profissionais do mercado. Confira abaixo a programação completa:
- 20/08 - quarta-feira
- 14h30 - Coexistência ou colapso? Pactos para um futuro sustentável e coletivo da música ao vivo
- Carol de Amar- Festival Sarará
- Michelle Cano - Festival CoMA
- Clarice Philigret - C6 Fest
- Mediação: Gui Thiesen (Curador artístico)
- 14h30 - Coexistência ou colapso? Pactos para um futuro sustentável e coletivo da música ao vivo
- 16h30 - Não é só um show, é Estratégia - O papel das estruturas na exportação da música
- Maria Marighella - Presidenta da Funarte
- Elvire Delagrange - Festival Rio Loco (França)
- Auriene Vigourous - Metronum (França)
- Felipe Grajales - Colômbia
- Mediação: Flávio de Abreu - BM&A
- 18h30 - Tudo que Carrego, Eu Canto - a música como herança, coragem e transformação
- Angelique Kidjo
- Ellen Oléria
- Bia Ferreira
- 20h - Show com Bia Ferreira
- 21/08 - quinta-feira
- 10h - Masterclass Como colocar seu show na estrada
- Fabi Lian, produtora artística e diretora da On Stage Exp
- Fabi Lian, produtora artística e diretora da On Stage Exp
- 10h - Masterclass Como colocar seu show na estrada
- 14h30 - ONErpm Apresenta: Como Rentabilizar Sua Música no Mercado Digital
- Jussara Raiza, A&R da ONErpm
- Marinus de Vries
- 16h30 - ONErpm Apresenta: O Fonograma de Volta ao Topo do Mercado – O Momento Atual da Música Gravada
- Arthur Fitzgibbon, diretor da ONErpm no Brasil
- 18h30 - Empreender na música: o que move quem faz acontecer?
- Talita Morais - Petra Zuca - A Casa da Música Brasileira
- Mila Ventura - Mundo da Música
- 19h30 - Festival Sapatão
Show com Ànna Moura, Ane Êoketu, Beatriz Águida, Fernanda Jacob, Haynna, Júlia Nara, Nayrim e Sam Defor part. Ellen Oléria e Josyara
- 22/08 - sexta-feira
- 10h - Masterclass Produção Executiva em Eventos
- Elsa Costa, sócia-diretora do IATEC e da ECCO Produções
- 14h30 - A cena da música eletrônica no mundo
- Sônge (França)
- Camila Jun
- Eric Terena
- Caio T.
- Mediação: Rafael Ops
- 10h - Masterclass Produção Executiva em Eventos
- 16h30 - O Poder do Sync: O Valor da Música em Uma Produção Audiovisual
- Helo Aidar, diretora executiva da Boa Música
- Karen Coutinho, Synch Manager na Universal Music Publishing
- Flávia Cesar, diretora de Estratégico, Comercial, Filmes e Sincronização na Warner Chappell Brasil
- Mediação: José Guida (GMS)
- 18h30 - UBC Apresenta: Ainda Estou Aqui - o processo criativo da trilha sonora
- Affonso Gonçalves (Editor do filme)
- Léo Esteves
- Mediação: Flávia César (Warner Chappell)
Manifesto CoMa 2025 – O CORAÇÃO COMO CENTRO
O que nos move? O que nos faz escolher um caminho e não o outro? O que nos leva a atravessar a fronteira do medo e dar o próximo passo?
Somos um emaranhado de vontades, instintos e memórias. Nosso corpo armazena tudo o que já vivemos e nos sussurra sinais, nossa mente cria caminhos e simula futuros. Mas, no fim, o que realmente decide é o coração. Ele é a força sutil que transforma desejo em ação, pensamento em realidade, sonho em movimento.
O Festival CoMA 2025 celebra essa pulsação essencial. É um convite para sentir – para viver a arte, a música e a coletividade de forma intensa e verdadeira. Não há transformação sem emoção, não há futuro sem um presente que nos toque profundamente.
Aqui, cada som, cada encontro, cada experiência são batidas de uma transformação ritmada. Um compasso coletivo que une arte, artistas, público e ideias em um fluxo vivo e vibrante. Sonhamos um festival que não apenas fale ao intelecto, mas que reverbere no peito, que emocione, que faça com que cada pessoa enxergue um mundo diferente do que via quando chegou.
Se a mente projeta e o corpo carrega, é o coração que decide. Que o CoMA 2025 seja esse espaço de escolha e entrega. Onde a arte nos conecta ao que há de mais verdadeiro: aquilo que sentimos.
Venha pulsar com a gente.
SERVIÇO
Festival CoMA - Consciência, Música e Arte
16 a 24 de agosto
CCBB Brasília, Espaço Cultural Renato Russo e Complexo Cultural da República
Ingressos a venda em: Link
Sobre o Festival CoMA
O Festival CoMA é uma celebração da música, cultura e criatividade que une pessoas, culturas e ideias em uma comunhão inspiradora. Nascido em Brasília em 2017, vem sendo realizado anualmente. Já passaram pelos palcos do CoMA nomes como Elza Soares, Maria Gadu, Ney Matogrosso, Gaby Amarantos, Gal Costa, entre outros expoentes da música.
A 8ª edição, neste ano, se destaca pela diversidade musical e por provocar reflexões sobre a relação entre cultura e o mercado do entretenimento. Além dos shows, que atraem grandes públicos, a Conferência CoMA promove um grande intercâmbio de conhecimento entre artistas e bandas em projeção, bem como profissionais já experientes do mercado musical. Em 2023, o Festival CoMA ingressou no movimento “Brasília é de Festivais”, endossando seu potencial turístico e de fomento da economia local.
Patrocinadores: Realização Mawê e CCBB. Patrocínio: BB Seguros, Claro, Toyota e ABDI.
Sobre o CCBB Brasília
O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000, e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, e tem o objetivo de reunir, em um só lugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.
Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizados exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.
Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.
Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificação ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovação anual da certificação, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.
CCBB Brasília