fira mulheres negras que tem se destacado no mercado brasileiro e suas dicas para outras mulheres que querem brilhar
Ana Clara, Bárbara Brito e Luana Genot | Cditos André Ligeiro e Larissa Lopes
Hoje, 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebramos trajetórias que inspiram, transformam e abrem caminhos. No Brasil, mulheres negras vêm ocupando espaços de protagonismo e liderança em diferentes setores: da comunicação ao empreendedorismo, passando por inovação, diversidade e recursos humanos.
Conheça três nomes que vêm se destacando no cenário nacional e suas mensagens para outras mulheres negras que também querem fazer história:
Bárbara Brito – Comunicadora, influenciadora e Presidente do Jantar Preto
Bárbara Brito | Créditos: Luiza Ferraz
Criadora de conteúdo e empresária, Bárbara é uma das principais vozes da nova geração quando o assunto é carreira, comportamento e lifestyle. Eleita uma das jovens mais promissoras pela lista Forbes Under 30 em 2024, ela usa suas plataformas para falar sobre emancipação feminina, independência financeira e autoestima.
Sua trajetória internacional começou em 2012, quando foi morar no exterior e cursar Comunicação Social. Em 2015, mudou-se para Lisboa, onde se consolidou no mercado hoteleiro e ascendeu à posição de Global Brand & Creative Chief of Staff na rede Selina, em que foi responsável pela expansão da marca para mais de 30 países e 100 unidades.
Já com o expertise em branding, inovação e gestão criativa em ambientes multiculturais consolidados, voltou ao Brasil e co-fundou, ao lado da jornalista Luiza Brasil, o MEQUELAB, um laboratório de comunicação que atua na produção de conhecimento e criação de conteúdos disruptivos. Tendo trabalhado como babá, atendente em redes de fast food, faxineira e outras tantas profissões para construir sua carreira, Bárbara é um exemplo de ascensão e emancipação feminina.
Dica de Bárbara:
“Acredite que você merece ocupar todos os espaços, porque merece mesmo. Não aceite que limitem sua potência com base em estereótipos. Estude, se cerque de outras mulheres negras e construa sua rede. A sua trajetória pode e deve ser de brilho, ascensão e liberdade. Cuide de você para que respeite seu tempo e a memória ancestral que vive dentro de você, acolha-se sabendo que nem todos saem da mesma linha de partida. A emancipação começa quando você entende que não precisa se encaixar: você veio para transformar”.
Luana Genot – Fundadora e diretora executiva do ID_BR (Instituto Identidades do Brasil)
Luana Genot | Crédito: Larissa Lopes
Luana Génot é Presidente e Diretora Executiva do ID_BR - Instituto Identidades do Brasil , onde é responsável pela liderança, desenvolvimento e expansão da organização com foco em educação antirracista e ações afirmativas sobre diversidade, equidade e inclusão.
Formada em publicidade e marketing pela PUC-RIO, Luana foi bolsista Capes do Programa Ciência Sem Fronteiras na University of Wisconsin–Madison, nos EUA, onde se especializou em raça, etnia e mídia. Ela também possui um mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET-RJ e uma pós-graduação em marketing e comunicação pelo IED-RIO. É colunista semanal do jornal O Globo na Revista Ela, e autora de três livros: "Mais Forte - Entre Lutas e Conquistas", o mais recente; o livro infantil "Guerreiras do Sim"; e "Sim à Igualdade Racial", finalista do Prêmio Jabuti 2020.
Dica de Luana:
"Invistam em suas qualificações e habilidades, buscando sempre a excelência em suas áreas de atuação, construam e fortaleçam suas redes de contatos, trocando experiências e aprendendo com outras mulheres e não se intimidem diante dos desafios e das barreiras, mas usem a resiliência e a determinação como ferramentas. Participem de iniciativas e programas que promovam a igualdade racial e o empoderamento feminino, e não hesitem em ocupar os espaços de liderança porque o mercado de trabalho precisa da força, da inteligência e da criatividade de todas vocês."
Ana Clara – Head de Recursos Humanos da Dengo Chocolates
Ana Clara é Head de Pessoas e Cultura na Dengo Chocolates. A executiva tem 17 anos de experiência em Recursos Humanos, é especializada em gestão de pessoas, cultura, diversidade e comunicação interna. Já passou por empresas como Itaú e Tereos, é palestrante, autora de publicações e voluntária em redes voltadas para RH e transformação organizacional.
Com uma trajetória sólida no RH, Ana Clara é responsável por impulsionar políticas de inclusão, bem-estar e desenvolvimento humano dentro da Dengo, uma marca que tem como um de seus pilares a valorização das pessoas. Ela atua como liderança negra e referência em gestão humanizada.
Dica de Ana Clara:
"Busquem ambientes onde vocês possam ser autênticas e valorizadas por quem realmente são. Construam sua trajetória com coragem, conhecimento e afeto. Liderar é, acima de tudo, transformar realidades, e nós, mulheres negras, temos feito isso todos os dias. Não abram mão de ocupar espaços com propósito, cuidando da sua saúde mental e fortalecendo outras mulheres no caminho. A caminhada é coletiva, e nosso protagonismo é urgente e necessário."