Fórmula E a caminho da decisão do título no E-Prix de Berlim 2025; veja destaques e como assistir
Campeonato de Pilotos da FIA pode ser decidido em Berlim, com o líder Oliver Rowland (Nissan) potencialmente garantindo seu primeiro título de Fórmula E se vencer com vantagem suficiente sobre seus rivais, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) e Taylor Barnard (NEOM McLaren)
- Imagem: Carros GEN3 na pista do Aeroporto Tempelhof, na Temporada 10
- Crédito: Fórmula E/Divulgação
- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/
- Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retorna a Berlim para Etapas 13 e 14, marcando 11 anos consecutivos de carros elétricos competindo na capital alemã;
- 22 pilotos competirão no desafiador Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, com 2.345 m e 15 curvas, conhecido por sua superfície de concreto irregular que afeta a degradação dos pneus e o gerenciamento de energia;
- E-Prix de Berlim também sediará o primeiro Teste Oficial de Novatos da Temporada 11, com muitos dos 22 talentos emergentes entrando no carro GEN3 Evo pela primeira vez.
São Paulo, 8 de julho de 2025 – O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E volta a Berlim, circuito favorito de longa data, para as Etapas 13 e 14 da Temporada 11. Vinte e dois pilotos de alto nível irão pilotar as máquinas GEN3 Evo na pista de Tempelhof mais uma vez, com o campeonato de monopostos elétricos retornando à capital alemã pelo décimo primeiro ano consecutivo.
Com mais de uma década de história em Berlim, os 22 pilotos buscarão recriar a emoção das últimas 20 corridas na capital alemã. Eles retornam mais uma vez ao Circuito de Rua do Aeroporto de Tempelhof, com um traçado de 2.345 metros e 15 curvas.
Berlim é o destino urbano mais antigo do calendário da Fórmula E, tendo sediado uma corrida em cada temporada da Fórmula E. Em todas as temporadas, exceto uma - a Temporada 2, quando a etapa alemã ocorreu perto de Alexanderplatz - Tempelhofer Feld foi o local sede.
Composta por placas de concreto em sequência, a pista acidentada do Aeroporto de Tempelhof significa uma degradação maior que o normal para os pneus Hankook, e a alta aderência prejudica o gerenciamento de energia, tornando as estratégias de corrida um desafio, mas proporcionando uma das melhores ações de corrida do calendário.
Com a aproximação do E-Prix de Berlim, a pergunta que não quer calar é: quem levará os troféus para casa este ano? Será que o líder do campeonato, Oliver Rowland, continuará sua trajetória dominante e garantirá o título com a Nissan?
Será que os favoritos de casa, Pascal Wehrlein e Maximilian Günther, conseguirão empolgar a torcida alemã com uma vitória? Ou será que o talento em ascensão da NEOM McLaren, Taylor Barnard, coroará sua temporada impressionante garantindo seu primeiro troféu de primeiro lugar?
Campeão da Temporada 11 pode ser coroado em Berlim
À medida que a corrida pelo título se aproxima da reta final, é possível que o Campeonato Mundial de Pilotos da FIA termine neste fim de semana em Berlim. Oliver Rowland teve uma trajetória impressionante nesta temporada, com a Nissan, com sete pódios nas nove primeiras corridas. Seu domínio inicial o fez abrir uma vantagem difícil de alcançar para seus rivais, mas algumas corridas desafiadoras, que resultaram em um 5º, um 13º e um 10º lugar nas últimas provas, reequilibraram a disputa, provando que tudo está em jogo à medida que o campeonato se encaminha para seu penúltimo evento da temporada.
Rowland atualmente lidera a classificação com 172 pontos, 69 pontos à frente de Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, que tem 103. O piloto de Yorkshire precisa de uma vantagem de 87 pontos após a corrida de sábado para conquistar o título com o número de corridas vencidas. É possível que isso aconteça já na Etapa 13, no sábado.
Caso contrário, Rowland precisa de uma vantagem de 58 pontos após o domingo se quiser fechar a conta em Berlim - com essa quantidade em jogo na rodada dupla final, em Londres, o piloto britânico leva vantagem no total de vitórias em caso de empate.
Realisticamente, os quatro primeiros pilotos - além do líder Rowland e do atual campeão Wehrlein, seu companheiro de equipe na Porsche, António Félix da Costa, e Taylor Barnard, da NEOM McLaren - estão na disputa em Berlim, embora matematicamente os 11 primeiros, até Nyck de Vries, da Mahindra Racing, tecnicamente ainda possam sair com o título.
Sustentabilidade é atração principal do E-Prix de Berlim
À medida que a Fórmula E mantém sua posição como o esporte mais sustentável do mundo, ela continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável. No E-Prix Hankook de Berlim de 2025, esses esforços são amplificados por meio de parcerias locais impactantes, iniciativas de igualdade de gênero, engajamento comunitário e um forte foco na criação de um legado tangível e centrado no ser humano, enraizado na comunidade, adaptado àqueles que cercam diretamente nossa corrida, para entregar um legado que se estende muito além do fim de semana da corrida.
A Fórmula E continua a apoiar as comunidades e o meio ambiente como parte de seu propósito mais amplo de acelerar o progresso humano sustentável.
As credenciais de sustentabilidade e impacto social no E-Prix Hankook de Berlim de 2025 incluem:
- Fontes de energia sustentáveis: O Hankook Berlin E-Prix será abastecido por uma mistura de energia da rede e solar, combustível HVO 100% renovável e armazenamento avançado de bateria para energia silenciosa e livre de emissões, fornecendo uma mistura de energia de baixo carbono que reduz as emissões e apoia iniciativas de descarbonização.
- Fundo Better Futures: Agora em seu segundo ano, o Better Futures Fund renova seu apoio com uma doação dividida de € 25.000 para a AWO e a Rückenwind, duas organizações que apoiam refugiados em Berlim - incluindo aqueles que vivem no Aeroporto de Tempelhof, o local da corrida E-Prix de Berlim. A AWO oferecerá atividades de lazer e comunitárias para os moradores do local de acomodação do Aeroporto de Tempelhof que apoiam o bem-estar mental, desenvolvem habilidades e promovem a conexão social - de basquete e pintura a natação, alfabetização digital e aulas de autodefesa. A Rückenwind lançará um novo centro comunitário, oferecendo refeições quentes, workshops e um espaço acolhedor para refugiados aprenderem, compartilharem e construírem relacionamentos duradouros. Durante a semana da corrida, a Fórmula E, a AWO e a Rückenwind co-organizarão uma variedade de workshops, incluindo sessões de jardinagem e ciclismo, além de uma exposição de fotografia e palestras no palco da vila de fãs nos dias de corrida.
- Circularidade em ação: Para reduzir o uso de plásticos descartáveis e promover a reutilização, mais de 18.000 Eco-Copos reutilizáveis serão distribuídos gratuitamente durante o fim de semana, com postos de hidratação oferecendo recargas ilimitadas. Todos os vendedores de alimentos e bebidas devem cumprir rigorosos padrões de sustentabilidade, incluindo o uso exclusivo de embalagens recicláveis e a eliminação de plásticos descartáveis. Os resíduos serão cuidadosamente separados em seis fluxos, reforçados pelo sistema de depósito e devolução da Alemanha para garantir que garrafas e latas sejam recuperadas e reutilizadas, ajudando a fechar o ciclo de materiais.
Engajamento comunitário
- Inspiration Hour: Como parte do compromisso da Fórmula E com a comunidade e o engajamento dos jovens, a Fórmula E receberá até 200 estudantes locais e jovens adultos de grupos comunitários locais, incluindo o Formula E Student, para uma experiência imersiva antes do dia da corrida, incluindo uma palestra sobre carreira focada em carreiras no automobilismo, caminhada pelo pit lane, acesso à arena de jogos e uma oportunidade de assistir ao Treino Livre 1 ao vivo em Tempelhof.
- FIA Girls on Track: Como parte de sua missão contínua de empoderar jovens mulheres por meio da educação e da oportunidade, até 120 meninas de Berlim (de 12 a 18 anos) participarão de workshops, jogos, palestras sobre carreira, caminhada pelos boxes e uma oportunidade especial de entrega de troféus. O programa destaca a equidade de gênero e a educação em um setor dominado por homens, com o apoio da Hankook (Parceira Apresentadora), ABB (Parceira Principal) e Fortescue Zero (Parceira Oficial).
Programação e onde assistir ao E-Prix de Berlim de 2025
O E-Prix Hankook de Berlim de 2025 começa na sexta-feira, 11 de julho, com o Treino Livre 1 às 11h00, horário de Brasília.
No dia da corrida, no sábado, 12 de julho, temos o Treino Livre 2 às 04h00 de Brasília. A Classificação começará às 06h20 de Brasília, antes do apagar das luzes para a largada da Etapa 13, às 11h05, horário de Brasília.
A Etapa 14 acontece, no domingo, 13 de julho, com o Treino Livre 3 às 04:00, Classificação começando às 06:20 e a segunda corrida do fim de semana às 11:05, sempre no horário de Brasília.
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://www.band.com.br/ e https://bandsports.uol.com.br/
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.