Fórmula E: Dan Ticktum conquista primeira pole, mas Cassidy vai largar à frente na prova final do E-Prix de Londres
- Nick Cassidy segue na briga pelo segundo lugar no Campeonato de Pilotos
- Imagem: Ticktum, da Cupra Kiro, leva último troféu Julius Baer Pole Position da Temporada 11
- Crédito: Fórmula E/Divulgação
- Link para imagens do E-Prix de Londres de 2025: https://drive.google.com/
- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/
São Paulo, 27 de julho de 2025 – Dan Ticktum conquistou sua primeira Julius Baer Pole Position da carreira na Fórmula E, além dos 3 pontos, com o tempo de 1m07.378. Mas largará em sexto após perder cinco posições no grid devido a um incidente com Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, na corrida do sábado.
Ticktum e a equipe CUPRA KIRO tiveram uma incrível Temporada 11 com novos investidores e remodelação total para a era GEN3 Evo. Ticktum já havia conquistado seu primeiro pódio no Japão, seguido pela primeira vitória em Jacarta.
Com a punição, porém, verá Nick Cassidy, que marcou 1m07.494 com a Jaguar, largar na primeira fila ao lado de Maximilian Guenther, da DS PENSKE. Evans larga em terceiro, seguido pelos ocupantes do pódios de sábado, Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, e Nyck de Vries, com a Mahindra Racing.
Final
Cassidy chegou à Final dos Duelos pela primeira vez desde, exatamente, um ano atrás, quando conquistou a pole position em Londres, mas desta vez o mais rápido foi Ticktum. O piloto britânico já havia chegado a três finais, nunca vencendo. Hoje, porém, fez uma volta fantástica contra Cassidy para conquistar a pole e os 3 pontos.
No entanto, com a punição de cinco posições largará em sexto. A equipe de Ticktum havia conquistado apenas outras duas poles na Fórmula E, graças ao brasileiro Nelson Piquet Jr., em Hong Kong, em 2016, e Oliver Turvey, na Cidade do México, em 2017.
Semifinais
Foi uma batalha Jaguar pela primeira Semifinal. Apesar de um erro de Cassidy ao se aproximar da Curva 16, naquela que ele disse ser "a pior volta que já fiz neste circuito", sairá à frente, uma vez que Evans recebeu instruções para diminuir a velocidade para ajudar Cassidy a chegar à Final e poder lutar pelo segundo lugar no Campeonato de Pilotos da FIA. "Você recuou o suficiente", foi dito a Evans na bandeirada.
Ticktum avançou para a Final, enfrentando Guenther. O piloto da DS PENSKE chegou à Final de Duelos duas vezes nesta temporada e conquistou a pole position em ambas as ocasiões, em Jeddah e Xangai, mas não foi o que aconteceu hoje. Em vez disso, foi o CUPRA KIRO de Ticktum que chegou à sua terceira Final de Duelos da temporada.
Quartas-de-final
Primeiro foi De Vries e Evans, uma repetição do Duelo Final do sábado. Até ontem, Evans não havia vencido nenhum Duelo nesta temporada, mas derrotou De Vries novamente e avançou para as Semifinais.
Do outro lado, foi uma vitória fácil para Cassidy, enquanto Edoardo Mortara teve problemas com o freio elétrico, o que lhe rendeu a derrota imediata no Duelo. Decepção para a Mahindra, pois esta também foi a primeira vez que Mortara liderou um grupo classificatório em toda a temporada.
Seguiu-se um Duelo totalmente alemão, com Guenther contra Wehrlein. Foi a 38ª vez que Wehrlein participou dos Duelos, um recorde, e venceu a oitava de nove Quartas-de-final da Temporada 11.
Por último, Ticktum e Vandoorne, e foi o britânico que chegou às Semifinais com o melhor tempo das Quartas. Ticktum agora tem oito participações em Duelos nesta temporada, o mesmo número em que ele participou no resto de sua carreira na Fórmula E.
Grupo A
A sessão foi interrompida sob Bandeira Vermelha logo no início, após uma parada de António Félix da Costa, com o campeão da Temporada 6 saltando para fora do carro e ajudando a tirá-lo do perigo.
Quando a sessão foi retomada, Mortara foi o mais rápido do seu grupo, seguido de perto pelo companheiro de equipe De Vries. O terceiro e o quarto lugares também foram conquistados por dois membros da mesma equipe, a Jaguar, com Evans e Cassidy.
O recém-coroado Campeão Mundial Oliver Rowland perdeu os Duelos pela segunda corrida consecutiva, tornando o desafio de garantir os títulos de Equipes e Fabricantes para a Nissan ainda mais difícil hoje.
Grupo B
Ticktum foi o mais rápido do seu grupo, seguido por Guenther, um décimo atrás. Ele foi acompanhado por Wehrlein, que reclamou de um furo durante a sessão, e Vandoorne, que pareceu rápido até agora. Taylor Barnard, da NEOM McLaren, teve outra sessão desafiadora e terminou em sexto no seu grupo.
O brasileiro Lucas di Grassi ficou com a 19ª posição, com o tempo de 1m09.378 com a Lola Yamaha ABT.
A largada para a Etapa 16, prova final da Temporada 11, acontece neste domingo, às 13h05, horário de Brasília, novamente no circuito do ExCel London.
Veja o resultado completo da segunda Classificação para o E-Prix de Londres neste link: https://fiaformulae.com/pt-br/
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.