Fórmula E, FIA e Liberty Global assinam acordo histórico para ampliar Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E até 2054

25/07/2025 19:58

- Fórmula E registra crescimento de 20% ao ano desde sua criação, acelerando envolvimento de fãs e interesse de fabricantes  

INFORMAÇÕES SOB EMBARGO TOTAL: NÃO PUBLICAR ANTES DE 08H00 DESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2025 

 
- Imagem: A partir da esquerda, Alejandro Agag (Fundador e Presidente do Conselho da Fórmula E Holdings), Mohammed Ben Sulayem (Presidente da FIA) e Jeff Dodds (CEO da Fórmula E), em Londres 
- Crédito: Fórmula E/Divulgação 

- Link para imagens do E-Prix de Londres de 2025: https://drive.google.com/drive/folders/1T7yZ3xvtlZc1j66cbEBXZj8EJw7PORye

- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/L5OShSwTSUj5P8lRSGxQv8 
  

- Acordo de extensão de 15 anos garante categoria exclusiva de monopostos 100% elétricos

- Extensão de 2039 a 2054 abre oportunidades de crescimento e investimento de longo prazo para o principal campeonato mundial de automobilismo totalmente elétrico

São Paulo, 25 de julho de 2025 – A Federação Internacional de Automobilismo (Fédération Internationale de l'Automobile, FIA), órgão regulador global do automobilismo e federação das organizações de mobilidade em todo o mundo, anunciou hoje uma extensão de 15 anos de sua parceria com a Formula E Holdings Limited (controlada pela Liberty Global) para a contínua promoção e exclusividade do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E (Fórmula E) na categoria de monopostos totalmente elétricos.

Este acordo renovado consolida o futuro brilhante da Fórmula E na vanguarda do automobilismo internacional até pelo menos 2054, proporcionando uma plataforma poderosa para acelerar sua trajetória de crescimento, atrair investimentos, ampliar o impacto global e a inovação sustentável no setor automotivo em geral. 

A parceria garante a exclusividade da Fórmula E como o único campeonato de monopostos totalmente elétricos, inibindo a evolução ou o início de outras séries que se tornem totalmente elétricas. 

De acordo com os planos atuais, a Fórmula E deve continuar sua ambiciosa estratégia de desenvolvimento gradual para seus carros de corrida, proporcionando velocidades máximas maiores, maior aceleração, aerodinâmica aprimorada e melhor desempenho dos pneus para continuar produzindo algumas das corridas mais disputadas e competitivas do automobilismo mundial.  

Até 2054, espera-se que seus carros de corrida estejam em pé de igualdade ou superem o desempenho de outras categorias de monopostos de primeira linha, ao mesmo tempo em que demonstram sua maior relevância para os consumidores e o mercado de veículos elétricos em geral, com uma transferência ainda maior de "tecnologia da pista à rua". 

Afinidade com mercado global de veículos elétricos em expansão 
A extensão de longo prazo permitirá que a Fórmula E continue a desenvolver este trabalho, permitindo que o Campeonato Mundial da FIA tenha visibilidade e apoio de longo prazo para prosperar nos próximos anos. Abre as portas a parcerias estratégicas de longo prazo e a um maior envolvimento dos fãs. 

A relevância da Fórmula E e o avanço junto à indústria automotiva são mais importantes do que nunca, com as vendas de veículos elétricos a aumentarem para mais de 40% das vendas globais de veículos até 2030 (https://www.iea.org/news/more-than-1-in-4-cars-sold-worldwide-this-year-is-set-to-be-electric-as-ev-sales-continue-to-grow), bem como a produção global de baterias de íon-lítio prevista para triplicar até 2030 (https://www.ey.com/en_cn/insights/strategy/how-to-stay-competitive-in-future-battery-manufacturing-innovation#:~:text=The%20global%20cumulative%20demand%20for%20lithium%2Dion%20batteries,five%2Dyear%20compound%20growth%20rate%20(CAGR)%20of%2025.6%25.&text=In%20terms%20of%20market%20demand%2C%20it%20is,is%20expected%20to%20exceed%20500GWh%20by%20203).

No centro dessa mudança, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E mostra o que é possível nas corridas elétricas modernas e desempenha um papel pioneiro na definição das tecnologias que definirão o futuro dos veículos elétricos de passeio. 

O carro Fórmula E GEN3 Evo, lançado no início deste ano, já é uma mudança radical em desempenho em relação aos seus antecessores: 0-60 mph em apenas 1,82 segundo, com 0-100 km/h em apenas 1,86 segundo (30% mais rápido que um carro de Fórmula 1 atual), velocidade máxima de 200 mph ou 321,8 km/h, e que gera quase 50% da energia necessária para completar uma corrida durante a própria prova.  

O GEN3 Evo foi projetado com a sustentabilidade em foco, o que inclui pneus feitos com 35% de materiais reciclados e carroceria que incorpora fibra de carbono reciclada e fibras naturais. 

História de sucesso no automobilismo, 20% de crescimento ao ano 
Já apoiada por uma lista de marcas líderes de fabricantes, como Porsche, Jaguar, Nissan, Stellantis, Mahindra e Lola-Yamaha, a Fórmula E é a única série de monopostos totalmente elétricos que compete no mais alto nível – oferecendo uma combinação única de competição intensa, tecnologia de ponta e liderança focada na sustentabilidade. 

Desde sua primeira corrida em Pequim, em 2014, a Fórmula E se tornou uma história de sucesso global no automobilismo, crescendo 20% ao ano para atingir cerca de 400 milhões de fãs em todo o mundo e atrair uma audiência televisiva de aproximadamente 500 milhões de pessoas.  

Com 11 equipes de alto nível e 22 pilotos de elite, o campeonato corre por locais incríveis, incluindo Mônaco, Tóquio, Londres, Xangai, Miami e São Paulo, oferecendo um esporte emocionante e com propósito no coração das cidades mais icônicas do mundo. 

Consolidando sua posição global como um farol de sustentabilidade, a Fórmula E foi classificada como o melhor esporte ESG do mundo pelo terceiro ano consecutivo (GSBS). 

Juntamente com reduções anuais substanciais nas emissões de frete e o legado positivo duradouro do seu Fundo Better Futures, que apoia iniciativas de caridade nas cidades-sede, a Fórmula E está pronta para um futuro ainda mais forte e impactante. 

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, afirmou:  
"A renovação do contrato para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E é um resultado fantástico para o esporte e um reflexo claro da nossa estratégia contínua na FIA de fortalecer parcerias comerciais e impulsionar o valor a longo prazo em todas as facetas do automobilismo. 

"Este marco reafirma nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o progresso tecnológico, fundamentais para a identidade e o propósito únicos do campeonato. Ele também está alinhado com nosso objetivo mais amplo de aumentar a participação global e promover um automobilismo mais acessível para todos. Estamos muito felizes em continuar esta jornada com a Fórmula E e espero vê-la crescer ainda mais, tanto dentro quanto fora das pistas, nos próximos anos". 

Mike Fries, CEO da Liberty Global, afirmou:  
"Acreditamos na Fórmula E desde o primeiro dia, e esta extensão reafirma nossa confiança no rumo que ela está tomando. Este é o esporte motorizado do futuro, um campeonato que combina a tecnologia mais recente, corridas acirradas e uma missão que realmente importa. 

"Com o apoio contínuo da FIA, agora podemos dar os próximos grandes passos, expandir o esporte, aumentar sua base global de fãs e continuar a ultrapassar os limites do que as corridas elétricas podem alcançar. Com este novo acordo em vigor, a Fórmula E está agora melhor posicionada do que nunca para definir o futuro do automobilismo, mais inovador, mais inclusivo e mais sustentável, para inspirar a próxima geração de fãs, de pilotos e de parceiros em todo o mundo". 

Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou: 
"O crescimento da Fórmula E desde sua criação tem sido nada menos que extraordinário, com centenas de milhões de fãs e equipes e pilotos de classe mundial decidindo escolher as corridas elétricas altamente competitivas. Esta extensão de longo prazo da parceria nos permite continuar construindo a marca, investindo no produto e oferecendo algumas das corridas mais cativantes que nos tornaram famosos.  

Com apenas 10 anos de existência, até 2054 e além, o impacto que a Fórmula E terá no automobilismo mundial será verdadeiramente transformador". 

Programação do E-Prix de Londres de 2025; como assistir 
Final da Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, o E-Prix Marvel Fantastic Four de Londres de 2025 começa na sexta-feira, 25 de julho, com o Treino Livre 1 às 12h00, horário de Brasília. Em seguida, no dia da corrida, sábado, 26 de julho, temos o TL2 às 06h00, horário de Brasília. A Classificação começará às 08h20, antes do apagar das luzes para a largada da Etapa 15, às 13h05 de Brasília. 

A Etapa 16, no domingo, 27 de julho, segue cronograma semelhante, com o Treino Livre 3 às 06h00, horário local, a Classificação começando às 08h20, horário local, e a segunda corrida do fim de semana às 13h05, horário de Brasília. 

FIM DO COMUNICADO 

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com   

 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção. 
 
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance. 
 
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

www.FIAFormulaE.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. 

www.abb.com

 

Sobre a FIA:

A Fédération Internationale de l'Automobile (FIA) é o órgão regulador do automobilismo mundial e a federação das organizações de mobilidade em todo o mundo. É uma organização sem fins lucrativos comprometida com a promoção da inovação e a defesa da segurança, sustentabilidade e igualdade no automobilismo e na mobilidade. 

Fundada em 1904, com escritórios em Paris, Londres e Genebra, a FIA reúne 245 organizações membros em cinco continentes, representando milhões de usuários de estradas, profissionais do automobilismo e voluntários. Ela desenvolve e aplica regulamentos para o automobilismo, incluindo sete Campeonatos Mundiais da FIA, para garantir que as competições mundiais sejam seguras e justas para todos. 

A Formula E Holdings Limited é atualmente detida em sua maioria pela Liberty Global e é a promotora do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. 

Para consultas da mídia, entre em contato com: 

Jonathan Refoy, Diretor de Comunicação da FIA – jrefoy@fia.com

Sophia Martin-Pavlou, Diretora de Comunicação Corporativa da FIA –  smartin-pavlou@fia.com

Tom Wood, Chefe de Comunicação Esportiva da FIA – twood@fia.com