Fórmula E: Gabriele Mini, da Nissan, domina Testes de Novatos de Berlim
Jovens pilotos homens e mulheres fizeram mais de 2.000 voltas durante dois períodos
- Imagem:Gabriele Mini no cockpit do GEN3 Evo da Nissan, o e-4ORCE05
- Crédito: Fórmula E/Divulgação
- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/
- Link para imagens do E-Prix de Berlim de 2025:
https://drive.google.com/
- Link para VNR do Teste de Novatos de Berlim:
Inglês - https://apex.fiaformulae.
Idioma nativo - https://apex.fiaformulae.com/
São Paulo, 14 de julho de 2025 – Gabriele Mini, da Nissan, dominou as duas sessões - pela manhã e à tarde - fazendo os tempos mais rápidos do Teste de Novatos de Berlim de 2025 da Fórmula E.
No segundo período, a volta de 57.428s feita pelo piloto da Nissan foi alguns décimos mais rápida do que a que ele havia feito pela manhã. Nas três horas do começo do dia, Mini havia sido referência com o tempo de 57.643s.
Teste da manhã
Jovens pilotos homens e mulheres foram recebidos por uma pista melhor do que aquela encarada pelo grid da Fórmula E no fim de semana, com condições secas, calor e sol no Aeroporto de Tempelhof.
Kush Maini, o primeiro indiano a vencer uma corrida de Fórmula 2 da FIA, foi o segundo mais rápido na pista. O piloto da Mahindra ditou o ritmo na sessão de treinos livres para estreantes em Jeddah, no início desta temporada, e continua a impressionar com carros da Fórmula E, se sentindo confortável no GEN3 Evo.
O americano Jack Crawford - também vencedor de corridas de F2 - fez um retorno como estreante pela Andretti e ficou em terceiro, marcando sua volta mais rápida no final da sessão.
O campeão de F2 de 2023, Théo Pourchaire, correu novamente pela Maserati MSG Racing e conseguiu o quarto tempo mais rápido da manhã - mesma posição conquistada na estreia em Jeddah.
O sueco-bósnio Dino Beganovic terminou em quinto na Mahindra, com Arthur Leclerc - irmão de Charles, da Ferrari - em sexto, em sua primeira aparição em um carro de Fórmula E desde que testou em Marrakesh com a Venturi na era GEN2 de 2019.
Elia Weiss tornou-se o piloto mais jovem a pilotar um carro de Fórmula E em uma sessão oficial ,em sua estreia com a Porsche. O alemão completou 46 voltas e muitos quilômetros na carreira, terminando na 21ª posição.
Abbi Pulling liderou o inovador Teste Feminino da Fórmula E, em Madri, em 2024, e a piloto de desenvolvimento da Nissan retornou ao cockpit em Berlim. A britânica e suas compatriotas Jamie Chadwick e Ella Lloyd terminaram a corrida da manhã em 17º, 18º e 20º, com mais de 150 voltas entre elas - programas de desenvolvimento intensos.
Teste da tarde
No período da tarde, todos os 22 pilotos ficaram separados por apenas 1,5 segundo, em uma sessão supercompetitiva, enquanto as equipes colocaram os novatos à prova com programas de desenvolvimento intensos. Na soma dos períodos, mais de 2.000 voltas foram contabilizadas entre os pilotos.
A estrela do DTM, Ayhancan Guven, ficou em segundo lugar com o Porsche, 0,226 segundo atrás de Mini em sua estreia com os gigantes alemães.
O indiano Kush Maini fez um tempo rápido o suficiente para outra vaga entre os três primeiros, com o britânico Callum Voisin em quarto pela CUPRA KIRO.
Alex Dunne, da NEOM McLaren, terminou em quinto, após sua estreia nos Treinos Livres da Fórmula 1 pela McLaren, no GP da Áustria, há dez dias. Jak Crawford completou os seis primeiros, testando pela Andretti.
Veja os resultados completos do Teste de Novatos de Berlim de 2025 neste link:
https://results.fiaformulae.
Proxima etapa: Londres
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Londres, etapa final da Temporada 11, nos dias 26 e 27 de julho, para definição dos Campeonatos de Equipes e Fabricantes.
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.