Fórmula E: Mitch Evans conquista pole position para Jaguar, no E-Prix de Londres

26/07/2025 14:29

- Evans manteve no Circuito ExCel o bom ritmo visto em Berlim; Jaguar chega forte para primeira corrida da Final 


- Imagem: Evans recebe sua 10ª Julius Baer Pole Position da carreira  
- Crédito: Fórmula E/Divulgação 

- Link para imagens do E-Prix de Londres de 2025: https://drive.google.com/drive/folders/1T7yZ3xvtlZc1j66cbEBXZj8EJw7PORye

- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/L5OShSwTSUj5P8lRSGxQv8 
 

 

São Paulo, 26 de julho de 2025 – Mitch Evans conquistou a Julius Baer Pole Position em Londres, dando aos fãs da Jaguar algo para comemorar logo na primeira prova da Final. Após duas vitórias em Berlim, a Jaguar espera que o bom momento continue nas duas últimas corridas da Temporada 11. 

Evans já havia conquistado a pole na primeira corrida de Londres no ano passado, esta é a terceira pole da equipe Jaguar TCS nesta temporada, mas a primeira vez que piloto e equipe receberão os três pontos de bônus no calendário, já que as poles anteriores foram conquistadas quando as etapas de duelo foram canceladas, em Xangai e Berlim. 

Foi um duelo acirrado entre Evans e Nyck de Vries, da Mahindra Racing, que largará em segundo.  

Na disputa pelos troféus de Equipes e Fabricantes, Oliver Rowland, larga em 12º, com Norman Nato em 16º, ambos da Nissan. Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, luta pelo segundo lugar no campeonato de Pilotos, largando do terceiro lugar, enquanto o companheiro António Félix da Costa sai de 17º, com a NEOM McLaren tendo Taylor Barnard em 14º e Sam Bird apenas em 20º. 

Final 
Evans enfrentou De Vries na disputa pela pole position, e foi Mitch Evans quem garantiu os três pontos extras antes da corrida desta tarde. São cinco poles consecutivas com motores Jaguar em Londres, e ainda é a primeira largada da Mahindra Racing na primeira fila em qualquer E-Prix de Londres, seja em Battersea ou no ExCel. 

Semifinais 
A primeira das batalhas da semifinal foi entre Dan Ticktum e Nyck de Vries, com o piloto da Mahindra superando o piloto da CUPRA KIRO na final por apenas 0,009s. A Mahindra nunca havia largado na primeira fila nas 12 corridas anteriores do E-Prix de Londres.  

Em seguida, Wehrlein e Evans, os dois pilotos com mais participações em Semifinais na era dos Duelos. Evans buscava a quarta largada consecutiva entre os três primeiros em Londres e se destacou ao conseguir isso. 

Quartas-de-final  
O primeiro duelo foi entre Guenther e De Vries, com ambos os pilotos disputando seu sétimo duelo em 12 oportunidades nesta temporada. Guenther largou na primeira fila no ano passado, mas a história não se repetiu, pois foi De Vries quem venceu.  

Foi então a vez de Cassidy e Ticktum, com o piloto da CUPRA KIRO recebendo um incentivo da torcida local para avançar para a próxima rodada. Cassidy buscava a quarta pole position nas últimas cinco corridas do London ExCeL, mas desta vez não foi o que aconteceu, já que Ticktum fez a melhor volta. 

Evans e Jake Hughes (Maserati MSG Racing) foram os próximos, sendo esta a primeira vez nesta temporada que ambos os pilotos da Jaguar participaram das etapas de Duelo. Evans não havia passado às Quartas-de-final nesta temporada, mas sua sorte mudou em Londres, quando ele chegou às Semifinais na corrida em casa da equipe.  

O último confronto foi entre os campeões anteriores da Fórmula E, com Vandoorne da Temporada 8 e Wehrlein da Temporada 10. E foi Wehrlein quem permaneceu invicto nos Duelos deste ano, com exceção de Taylor Barnard em Mônaco. 

Grupo A 
Nick Cassidy liderou o primeiro grupo, recém-chegado à vitória em Berlim. É um grande fim de semana para ele e para a equipe, já que a corrida em casa é o último fim de semana em que Cassidy e o diretor da equipe, James Barclay, estarão na Jaguar TCS Racing. Ele segue aos Duelos com Maximilian Guenther, De Vries e Ticktum.  

Foi um grande choque para a Nissan, com Oliver Rowland e Norman Nato eliminados, além de Taylor Barnard e Sam Bird, da NEOM McLaren.  

Grupo B 
Pascal Wehrlein foi o melhor do segundo grupo, buscando sua segunda pole consecutiva após a vitória em Berlim. Mitch Evans ficou em segundo, com as duas Maserati MSG Racing classificadas para os Duelos.  

Edoardo Mortara perdeu por pouco a chance de se juntar ao seu companheiro de equipe nos Duelos. Os dois carros da Lola Yamaha ABT ficaram no fundo de seus grupos, com o brasileiro Lucas di Grassi largando à frente do companheiro de equipe Zane Maloney, da 21ª posição, com o tempo de 1m09.766. 

Veja o resultado completo da primeira Classificação para o E-Prix de Londres neste link: https://fiaformulae.com/en/results?season=4e287a6d-e2da-471a-9c8a-01141d6a1819&race=22fb25ba-9ef6-4d13-9b09-2c87000aeaba&tab=qualifying

Programação do E-Prix de Londres de 2025; como assistir 
O E-Prix de Londres de 2025 segue com o primeiro dia da corrida no sábado, 26 de julho, com a largada da Etapa 15, às 13h05 de Brasília. 

A Etapa 16, no domingo, 27 de julho, segue cronograma semelhante, com o TL3 às 06h00, horário local, a Classificação começando às 08h20, horário local, e a segunda corrida do fim de semana às 13h05, horário de Brasília. 

FIM DO COMUNICADO 

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com   

 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção. 
 
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance. 
 
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

www.FIAFormulaE.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. 

www.abb.com