Fórmula E: Mitch Evans, da Jaguar, fica com a pole sob chuva para primeira corrida do E-Prix de Berlim

12/07/2025 17:23

Fórmula E: Mitch Evans, da Jaguar, fica com a pole sob chuva para primeira corrida do E-Prix de Berlim 

Brasileiros ficam no fundo do pelotão, com Drugovich na melhor posição: 14º lugar 


- Imagem: Carro GEN3 Evo da Jaguar de Evans no concreto molhado de Berlim 
- Crédito: Fórmula E/Divulgação 

- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/L5OShSwTSUj5P8lRSGxQv8 
 
- Link para imagens do E-Prix de Berlim de 2025:  
https://drive.google.com/drive/folders/1tKhmNRCfP3YxnFZ9Mz76GAz50YPOw-Z4?usp=drive_link

 
- Assim como TL2, Classificação foi atrapalhada pelo mau tempo 
 

São Paulo, 12 de julho de 2025 – Mitch Evans conseguiu garantir sua primeira Julius Baer Pole Position da temporada em uma sessão de Classificação encharcada pela chuva em Berlim, com o piloto da Jaguar TCS Racing marcando o melhor tempo dentre os grupos A e B - não houve a fase de Duelos.  

Após um atraso na largada devido ao mau tempo, a classificação começou às 07h00 de Brasília (12h00, horário local). O tempo chuvoso criou condições desafiadoras, e o formato foi ligeiramente alterado, com os Duelos cancelados. Com regras alteradas, os pilotos mais rápidos em seus respectivos grupos formaram o grid. 

Mitch Evans foi o mais rápido entre os 22 pilotos, travando a corrida e marcando um tempo de volta quase um segundo mais rápido do que qualquer outro piloto do seu grupo. Alinhando na segunda fila do grid está Robin Frijns, da Envision Racing, que é um monstro nessas condições molhadas – marcando sua última pole position na Fórmula E aqui, em condições semelhantes na Temporada 9.  

Oliver Rowland será o terceiro pela Nissan, uma sólida posição de largada para uma corrida onde ele pode, matematicamente, garantir a vitória no Campeonato Mundial de Pilotos. Ele se juntará ao compatriota Jake Hughes, Maserati MSG Racing, em quarto, com Maximilian Guenther em quinto pela DS PENSKE.  


- Imagem: Felipe Drugovich sob chuva, em Berlim
- Crédito: Fórmula E/Divulgação 
 

Grupo A 
Os carros entraram na pista, mas a chuva continuava a cair. As condições eram difíceis, com carros derrapando e deslizando pelo antigo aeroporto de Berlim, na umidade. Um homem, porém, parecia confortável desde o início: Mitch Evans. 

O neozelandês voava em sua volta, acumulando setores roxos sempre que seu Jaguar entrava na pista e encontrando cada vez mais tempo na chuva. Isso continuou, e Evans terminou sua última volta melhorando no segundo e terceiro setores para se manter na liderança com um tempo de 1m11.021s.  

Sua maior ameaça foi Oliver Rowland, mas acabou quase um segundo atrás de Evans. Rowland também reclamou de uma queda de potência na última volta, enquanto luta para garantir o título de pilotos em Berlim neste fim de semana.  

Em terceiro ficou Maximilian Guenther, da DS PENSKE, com António Félix da Costa cometendo um erro na última volta, que o impediu de melhorar a quarta posição. Dan Ticktum, da CUPRA KIRO, ficou em quinto no seu grupo, com Edoardo Mortara e Nico Mueller atrás.  

Sam Bird ficou em oitavo, com Jake Dennis apenas em nono e Zane Maloney em sua Lola Yamaha ABT com tema do Superman completando o Top 10.  
 
brasileiro Sergio Sette Camara ficou em 11º em seu retorno, quase três segundos atrás de Evans, em sua primeira corrida com a Nissan na Fórmula E. Na soma do grid, ele largará em 20º.  

Grupo B 
Em seguida, veio o Grupo B, com as condições da pista melhorando como esperado. Robin Frijns adora essas condições molhadas, e isso ficou evidente ao estabelecer setores roxos para liderar o grupo – logo atrás de Evans. Atrás dele, Jake Hughes, da Maserati MSG Racing, com o britânico parecendo se sentir em casa nessa condição.  

Pascal Wehrlein recebeu uma punição de três posições no grid por causar uma colisão com Da Costa ontem, e terminou em terceiro na sessão - na soma, será rebaixado para nono antes da corrida deste sábado, onde seu rival Oliver Rowland pode garantir o título. Nick Cassidy comentou que teve problemas técnicos com os freios durante a sessão de grupos e terminou em nono, mas também perdeu 20 posições no grid após exceder seu número de MCUs nesta temporada. 

Com uma penalidade de 40 posições, Sébastien Buemi não participou da sessão e alinhará no final do grid. 
 
Felipe Drugovich, estreando pela Mahindra em substituição a Nyck de Vries neste E-Prix de Berlim, ficou em sétimo no Grupo B, à frente de Lucas di Grassi, com a outra Lola Yamaha com as cores do Superman, em oitavo. No grid definitivo, Drugovich largará em 14º, com Di Grassi em 16º. 

Programação e onde assistir ao E-Prix de Berlim de 2025 
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Berlim, Etapas 13 e 14, neste final de semana, dias 12 e 13 de julho, provas que antecedem a rodada final, em Londres, mas que podem ser decisivas para a disputa do Campeonato de Pilotos. 

O E-Prix Hankook de Berlim de 2025 segue neste sábado com a largada da Etapa 13, às 11h05, horário de Brasília. 

A Etapa 14 acontece, no domingo, 13 de julho, com o Treino Livre 3 às 04:00, Classificação começando às 06:20 e a segunda corrida do fim de semana às 11:05, sempre no horário de Brasília.  

Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://www.band.com.br/ e  https://bandsports.uol.com.br/) na televisão, com o Grande Prêmio (https://www.grandepremio.com.br/) pelo YouTube. 

FIM DO COMUNICADO 

Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE 

Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com   

 

Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção. 
 
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance. 
 
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. 

www.FIAFormulaE.com

 

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. 

www.abb.com