Fórmula E: Sébastien Buemi lidera tempos do Treino Livre 3, de novo sob chuva, enquanto Lucas di Grassi bate em Berlim
Sessão foi interrompida por duas Bandeiras Vermelhas
- Imagem: Buemi e Envision lideram sessão na pista molhada, em Berlim
- Crédito: Fórmula E/Divulgação
- Link do Grupo Oficial de Informações da Fórmula E para Mídia, no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/
- Link para imagens do E-Prix de Berlim de 2025:
https://drive.google.com/
São Paulo, 13 de julho de 2025 – Sébastien Buemi terminou o Treino Livre 3 como o mais rápido, pela Envision Racing, em uma sessão bastante interrompida pela chuva e por bandeiras vermelhas. Buemi marcou o tempo de 1m09s912, na sessão marcada por um grave acidente com o brasileiro Lucas di Grassi com sua Lola Yamaha ABT.
O campeão da Temporada 3 bateu na barreira em uma grande colisão que deve ter causado danos significativos à frente do carro e ao conjunto propulsor. Felizmente, Di Grassi saiu rapidamente do carro, mas a sessão não foi retomada quando faltavam cinco minutos para o fim do tempo.
Taylor Barnard ficou em segundo pela NEOM McLaren, após reclamar do trânsito em algumas das primeiras voltas, com Oliver Rowland em terceiro pela Nissan. O líder do campeonato precisará cumprir uma penalidade de cinco posições no grid para a corrida de hoje, após causar uma colisão com Stoffel Vandoorne (Maserati MSG Racing) na corrida de ontem.
Nico Mueller ficou em quarto pela Andretti, com Maximilian Guenther em quinto pela DS PENSKE. O alemão está sob investigação por desrespeitar as bandeiras preta e laranja por uma infração de pressão dos pneus.
- Imagem: Lola Yamaha de Lucas di Grassi após colisão, em Berlim
- Crédito: Fórmula E/Divulgação
Como aconteceu
A sessão foi atrasada em 15 minutos por causa da chuva, mas os carros partiram rapidamente assim que a sessão foi autorizada. A pista estava escorregadia, como esperado, com o líder do campeonato, Oliver Rowland, lutando contra as condições em seu Nissan.
O novato substituto da Mahindra Racing, Felipe Drugovich, parecia rápido no início, marcando um tempo um segundo mais rápido que todos os outros. Seu companheiro de equipe, Edoardo Mortara, foi o mais rápido, quando a sessão foi interrompida.
Uma saída de emergência da TAG Heuer Porsche para António Félix da Costa provocou a Bandeira Vermelha, já que o pneu traseiro direito se soltou do carro na Curva 10. Da Costa saiu ileso e o carro foi levado de volta à garagem, com a equipe preparando rapidamente o Porsche para a volta.
Mas Da Costa não teve a chance de marcar uma volta e terminou a sessão em 22º, após outra Bandeira Vermelha ser acionada devido ao grave acidente envolvendo Lucas di Grassi, da Lola Yamaha ABT.
Apesar da batida, Di Grassi ficou com o 11º tempo, com 1m12s323. Drugovich foi 14º, com 1m13s005, enquanto Sérgio Sette Câmara (Nissan) foi o 18º, com 1m14s383.
Veja o resultado completo neste link: https://fiaformulae.com/pt-br/
Programação e onde assistir ao E-Prix de Berlim de 2025
A Fórmula E retorna com a rodada dupla do E-Prix de Berlim para a Etapa 14, neste domingo, 13 de julho, com Classificação começando às 06h20 e a segunda corrida do fim de semana às 11h05, sempre no horário de Brasília.
Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://www.band.com.br/ e https://bandsports.uol.com.br/
FIM DO COMUNICADO
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Para perguntas sobre a mídia da Fórmula E, entre em contato com - media@fiaformulae.com
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.