INFRAESTRUTURA DA COP30, EM BELÉM, É DESTAQUE NO REPÓRTER ECO DESTE DOMINGO (10/8)

09/08/2025 20:41

PROGRAMA DA TV CULTURA TAMBÉM VISITA EXPOSIÇÃO NO MASP E ALERTA PARA DESAFIOS COM ANIMAIS SILVESTRES NAS CIDADES


Neste domingo (10/8), às 18h30, na TV Cultura, o Repórter Eco exibe a segunda reportagem da série COP30, abordando os preparativos em Belém, palco do evento em novembro. Com apresentação de Adele Santelli, o programa explora os diversos espaços construídos especialmente para a Conferência do Clima da ONU, como o Parque da Cidade de Belém. Inaugurado em junho deste ano, o local será parte da Zona Verde, ponto de encontro da sociedade civil, enquanto a Zona Azul será restrita a negociadores oficiais.
 

Belém espera que os empreendimentos realizados para receber o evento sirvam como um legado de revitalização da cidade, incluindo projetos de drenagem e saneamento. Mas há críticas de moradores da região, que denunciam o descarte irregular de rejeitos das obras.
 

Ainda nesta edição, o programa vai até o Museu de Arte de São Paulo (MASP) para conhecer a exposição “A Ecologia de Monet”. A mostra, que conta com mais de trinta obras originais do pintor francês, explora a forma como o artista retratou transformações naturais da Europa e a urbanização do século 19. Inspirado pelo debate científico do seu tempo, que começava a se preocupar com o impacto das ações humanas no ambiente, Monet registrou, por exemplo, o aumento da poluição industrial, como visto em suas pinturas de Londres.
 

Por fim, o Repórter Eco investiga a crescente invasão de animais silvestres em cidades, que preocupa cientistas e ONGs. Especialistas atribuem o fenômeno à fome causada pela destruição dos habitats nativos das espécies observadas. O programa mostra exemplos globais e nacionais, como elefantes, ursos e onças em áreas urbanas ou rurais próximas a casas.