Itens do acervo pessoal de Gabriel Medina e Alok podem ser adquiridos com material reciclável

23/05/2025 12:14

No mês da reciclagem, celebridades abraçam iniciativa inédita Boti Recicla Store, que conta com produtos exclusivos que podem ser trocados por embalagens recicláveis de cosméticos pós consumo e vazias
 


 


MAIO, 2025 - Já pensou em trocar embalagens vazias de cosméticos por uma prancha de surf do Gabriel Medina ou ainda um fone de ouvido do Alok? Essa é a proposta da Boti Recicla Store, nova iniciativa do Boticário que transforma material reciclável em moeda de troca. A loja temporária, que chega a São Paulo entre os dias 23 a 25 de maio, é uma criação da LePub São Paulo para a marca e reúne peças exclusivas do acervo pessoal de celebridades e de nomes do design nacional — tudo isso dentro de uma ativação de impacto criada para celebrar o Dia Mundial da Reciclagem (17/5).

 

Além de Medina e Alok, outros produtos da marca e experiências também estarão disponíveis para serem adquiridos como cortes de cabelo com especialistas da marca TRUSS em que os fios serão destinados para o projeto Fiotrar, uma iniciativa apoiada pela Fundação Grupo Boticário, a favor da conservação do ambiente marinho, pois desenvolve mantas com alta capacidade de absorção de óleo derramado no oceano.
 

A dinâmica conta com uma balança exclusiva, que está sendo desenvolvida integralmente pela marca, desde a carcaça até a tecnologia embarcada, para calcular os créditos de troca com base no peso dos resíduos. A troca é feita na hora, de forma simples e acessível, reforçando a importância de logística reversa e reciclagem.
 

Durante o período da ação, a flagship de Pinheiros estará totalmente dedicada à experiência, sem a comercialização de outros produtos da marca.


Boti Recicla: O maior programa de logística reversa do Brasil no segmento de beleza em pontos de coleta

A iniciativa está ligada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa no varejo de beleza do Brasil em pontos de coleta. Criado em 2006, o programa já conta com mais de 4 mil pontos de coleta em lojas de todo o país e todas as embalagens vazias de cosméticos devolvidas por consumidores e revendedores são encaminhadas para 15 destinatários, em sua maioria cooperativas de reciclagem, que realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos.
 

Além dos esforços em reciclagem, o Grupo Boticário fomenta práticas de economia circular por todo seu ecossistema:
 

Inovação e Desenvolvimento de Produto
Entre os destaques de inovação e desenvolvimento de produtos sustentáveis está o Arbo Puro. A fragrância traz uma tampa produzida com polipropileno (PP) de segunda geração, fabricada a partir de matéria-prima renovável e certificada pelo ISCC (International Sustainability & Carbon Certification). O material é obtido a partir de rejeitos de óleo de cozinha e gorduras, coletados de indústrias de alimentos e restaurantes, substituindo o uso de óleo fóssil virgem, proveniente do petróleo.
 

Através da abordagem de balanço de massa, essa iniciativa visa reduzir não só o consumo de plástico obtido a partir do petróleo, como também as emissões de gases de efeito estufa, pois a nova tampa emite 51%* menos dióxido de carbono (CO2) equivalente, contribuindo para um futuro mais sustentável. A iniciativa prevê reduzir o uso de 11,68** toneladas de matéria-prima virgem, sem impactar a cadeia de reciclagem do PP, pois o novo material pode ser reciclado normalmente na cadeia já consolidada no Brasil.

A linha Bob Esponja, lançada em outubro de 2024, trouxe frascos do sabonete líquido feitos de polietileno reciclado, algo tecnicamente desafiador. Como resultado de estudos aprofundados, foi possível utilizar o plástico pós-consumo reciclado (PE PCR) pela primeira vez em uma embalagem do Grupo, evitando o uso de mais de 6 toneladas de material virgem.
 

Varejo:

O Boticário tem investido em inovação para transformar não só seus produtos, mas também seus espaços físicos. As lojas sustentáveis são exemplos desse compromisso. Cada loja sustentável do Boticário incorpora, em sua estrutura, pelo menos uma tonelada de plástico reciclado. Atualmente, já são mais de 100 unidades com esse conceito espalhadas pelo Brasil.
 

As lojas sustentáveis do Boticário são projetadas para serem 50% mais leves e 40% mais eficientes em termos térmicos, em comparação aos contêineres tradicionais, contribuindo ainda para a redução de consumo de energia.
 

Além disso, a marca também desenvolveu, junto à Mão Colorida, a chapa sustentável, um material que substitui o MDF no mobiliário das lojas e é produzido com resíduos de baixa reciclabilidade.
 

Comunicação e Engajamento:

O Boticário criou o Movimento Extinto, que possui fragrâncias inéditas e que não serão comercializadas, mas sim usadas como um alerta para a sociedade. Inspirada no cheiro de lugares antes de serem poluídos, a iniciativa busca conscientizar sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, para que os ecossistemas dos quais depende a sobrevivência humana não desapareçam.
 

O projeto começou no Brasil, recriando o cheiro da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, antes da poluição. Utilizando a técnica headspace, que captura moléculas aromáticas sem danificar o ambiente, os especialistas conseguiram reproduzir as notas aquáticas da Baía, combinadas a nuances florais de violeta e jasmim, além de elementos amadeirados da floresta ao redor. Para chamar a atenção do público, um frasco gigante de Extinto Brasil foi exposto no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
 

Somando esforços para ampliar o acesso à informação e facilitar a participação dos brasileiros na economia circular, o Boticário se uniu ao Google com o propósito de ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis que estejam disponíveis nas proximidades, por meio do Google Maps.
 

A funcionalidade permite localizar endereços de coleta e identificar, com clareza, quais tipos de materiais são aceitos em cada ponto. São mais de 10 mil pontos mapeados de coleta na plataforma, facilitando o descarte correto de resíduos em todo o Brasil.
 

A estratégia de ESG do Grupo Boticário é guiada pelos Compromissos para o Futuro, lançados em 2021 e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ao todo, são oito compromissos distribuídos em sete temáticas: Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Biodiversidade, Diversidade e Inclusão, Desenvolvimento Social e Fornecimento Sustentável.
 

Para saber mais sobre o Boti Recicla, acesse: Link.


Sobre o Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza - um compromisso com a beleza livre de estereótipos - e não realiza testes em animais.    

Fontes:     

*Kantar, Worldpanel Division, LinkQ On-line, campo realizado durante o mês de dezembro de 2023. Total Brasil, 9.079 lares. Marcas de Beleza são produtos como perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem; 
**ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking

***Estudo in vitro em pele 3D do ingrediente bioéster de quinoa.