Jornada do Patrimônio será realizada em 16 e 17 agosto deste ano com tema ‘Tempos em sentidos’
Evento ocorre desde 2015 e tem como objetivo valorizar a arquitetura histórica de São Paulo
|
São Paulo, 4 de julho de 2025 – A Jornada do Patrimônio, que tem como objetivo valorizar a arquitetura histórica de São Paulo, tem sua edição 2025 confirmada nos dias 16 e 17 de agosto. Com o tema “Tempos em sentidos”, o evento, que completa 10 anos, pretende levar o público a descobrir a cidade atual e antiga através do olhar, da escuta, do toque, dos cheiros e do paladar.
A Jornada do Patrimônio, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Departamento do Patrimônio Histórico, desde sua criação tem como propósito reconhecer e celebrar as memórias e as práticas populares relacionadas ao patrimônio da cidade. Com a Jornada, a Semana de Valorização do Patrimônio ainda oferece roteiros e cursos durante os dias que antecedem o evento.
Instituída pela Lei Municipal n°16.546/2016, a Jornada é realizada em diferentes regiões da cidade, envolvendo espaços públicos e privados. Neste ano, por exemplo, conta novamente com a parceria de unidades do Sesc.
Os roteiros envolvem visitas a imóveis históricos, oficinas, cursos e manifestações artísticas, destacando a importância da preservação do patrimônio material e imaterial da cidade.
História
A Jornada teve sua primeira edição em 2015, inspirado nas Journées du Patrimoine, que celebra o patrimônio cultural europeu, ao facilitar o acesso e garantir o engajamento do público com o patrimônio cultural e arquitetônico, promovendo o discurso da valorização e da preservação histórica.
Acompanhe as redes sociais da secretaria e o site oficial para mais informações sobre o evento.
Escrito por: Camila Quaresma | Revisado por: Suzane Rodrigues
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.