José Maria Brion estreia na TV Globo

11/08/2025 22:50

Ator português viverá Deco em "Dona de Mim", novela das 19h

 


 

José Maria Brion/ Divulgação

 

Aos 34 anos, o ator português José Maria realiza um sonho antigo: atuar na televisão brasileira. No dia 12 de agosto, ele estreia na nova novela das 19h da TV Globo, “Dona de Mim”, interpretando Deco, um misterioso tatuador português com um passado conturbado, que retorna à vida de Nina, personagem de Flora Camolese. "Estou muito feliz com esse passo na carreira. Atuar sempre foi minha grande paixão — e o Brasil, um destino natural, pela proximidade cultural e pela excelência do cinema, do teatro e da televisão", afirma.

 

Na trama, Deco é um tatuador que teve um relacionamento intenso com Nina enquanto ela vivia em Portugal. Após a jovem fugir repentinamente para o Brasil levando sua máquina de tatuagem, ele decide procurá-la. Mas suas intenções são cercadas de mistério: ele quer apenas a máquina ou há algo mais por trás da fuga de Nina? "Além de tatuador, Deco também trafica drogas. Então o público já pode esperar que ele se envolva em algumas confusões no Brasil", antecipa o ator.

 

Filho caçula de um casal junto há quase 40 anos, Zé Maria – como gosta de ser chamado – cresceu em Lisboa, onde descobriu sua paixão pelas artes ainda na infância. Começou no teatro escolar e, ao longo da juventude, participou de peças e produções para as principais emissoras portuguesas, como SIC e TVI.

 

Determinado a se aprofundar na arte dramática, estudou no prestigiado Lee Strasberg Film and Theatre Institute, em Nova York — instituição que formou nomes como Al Pacino, Marlon Brando, Marilyn Monroe e Scarlett Johansson. Agora, dá um passo decisivo ao estrear na teledramaturgia brasileira — experiência que sempre desejou viver.
 


 

José Maria Brion / Divulgação


 

Além da formação artística, José Maria é graduado em Administração e mestre em Finanças pela Cass Business School, em Londres. Após um período atuando nessas áreas em Lisboa, decidiu seguir definitivamente sua vocação artística. Sua última atuação nos palcos foi em Viena, na peça “Só eu tenho a chave dessa parada selvagem”, baseada na vida de Stravinsky e do bailarino Nijinski.
 

"Sou apaixonado por teatro, cinema, televisão — e, mais recentemente, pelo streaming. Mas o que realmente me move é a vontade de viver outras vidas. Uma atriz brasileira disse certa vez que o ator é tão apaixonado pela vida que viver só uma não é suficiente. A gente precisa viver outras no palco, na tela. Eu acho isso muito verdadeiro", reflete.
 

Encantado pelo Brasil desde jovem, José já percorreu o país de norte a sul — das Cataratas do Iguaçu a Jericoacoara — e nutre laços profundos com a cultura local. Sua mãe morou por oito anos entre São Paulo e Santos, o que o aproximou ainda mais da realidade brasileira. "Sinto que estou num país irmão, que sempre esteve no meu coração. E quanto mais conheço, mais admiro a grandeza e a diversidade da cultura brasileira. O Brasil é fascinante em todas as suas expressões artísticas", afirma.
 

Atualmente morando no Rio de Janeiro, o ator se diz profundamente tocado pelo acolhimento e pela beleza da cidade. "Estou muito feliz por me sentir tão em casa no Rio, a ponto de pensar que poderia ficar aqui para sempre. Existe uma energia única, humana, quente e criativa. É impossível não se apaixonar", revela.


Às vésperas da estreia, José Maria celebra o momento com entusiasmo e foco. "Estou sendo muito bem acolhido por toda a equipe. Espero que o público goste do meu trabalho e se conecte com o Deco. E quem sabe, com o tempo, eu consiga alcançar o reconhecimento artístico de nomes como Tony Ramos e Antônio Fagundes, que são referências absolutas para mim", finaliza.