Medicamento usado por Ana Castela exige acompanhamento rigoroso, alerta especialista
A acne é uma condição inflamatória da pele que afeta milhões de brasileiros e vai muito além de uma questão estética. Recentemente, a cantora Ana Castela, de 21 anos, revelou nas redes sociais sua luta contra as espinhas e compartilhou o início do tratamento com isotretinoína oral, medicamento conhecido por sua eficácia, mas também por seus efeitos colaterais. O caso reacendeu o debate sobre as causas, o impacto emocional e os cuidados necessários no tratamento da acne, especialmente em suas formas mais graves.
“A acne é uma condição multifatorial, que pode surgir por alterações hormonais, predisposição genética, uso de determinados medicamentos e até pelo estresse. Ela acontece quando os poros ficam obstruídos por excesso de oleosidade, células mortas e, em muitos casos, bactérias. A acne vai muito além de uma questão estética, ela pode afetar a autoestima e o bem-estar emocional de homens, mulheres, jovens e adolescentes”, explica Kelly Pedrozo, biomédica esteta e professora da Estácio.
Em quadros mais severos, como o da cantora, o uso da isotretinoína oral, conhecida comercialmente como Roacutan, pode ser indicado por um dermatologista. Trata-se de um derivado da vitamina A que atua reduzindo a produção de sebo, combatendo inflamações e evitando a proliferação bacteriana. No entanto, o medicamento exige atenção. “A isotretinoína é eficaz, mas tem efeitos colaterais importantes. Entre os principais estão o ressecamento da pele, alterações hepáticas e o risco de malformações graves no feto em caso de gravidez. Por isso, o uso deve ser controlado com exames periódicos e acompanhamento rigoroso”, alerta a professora.
Segundo a especialista, é importante que pacientes em tratamento com isotretinoína evitem intervenções estéticas. “Outros tratamentos, incluindo os estéticos, são contraindicados em uso concomitante ao Roacutan justamente para evitar outros efeitos colaterais. É uma fase que exige mais cuidado e orientação profissional”.
O tratamento da acne precisa ser individualizado, combinando conhecimento técnico com empatia. “Casos leves podem ser tratados com dermocosméticos e procedimentos estéticos como peelings e limpeza de pele. Já quadros moderados ou severos devem contar com o acompanhamento de dermatologistas. O papel do profissional médico e da estética é fundamental tanto no tratamento quanto no acolhimento desses pacientes”, completa Kelly.
Sobre a Estácio
A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o crescimento pessoal de seus mais de 800 mil alunos. Com 55 anos de experiência acadêmica, a instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais, como formações profissionalizantes, cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), mestrado e doutorado stricto sensu, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua excelência acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia como diferencial para aprimorar o aprendizado e possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade em todo o país. A organização também conta com um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional. Saiba mais em estacio.br.