Minicurso gratuito oferece introdução aos saberes do circo nesta quinta (7)
Formação Sou de Circo: Introdução aos Saberes do Circo acontece no Centro de Memória do Circo e convida munícipes a se encantarem por essa arte
São Paulo, 06 de agosto de 2025 – A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa promove nesta quinta (7) o mini curso gratuito: Formação Sou de Circo: Introdução aos Saberes do Circo no Centro da Memória do Circo às 19h30. A iniciativa tem como objetivo apresentar os conhecimentos tradicionais circenses mas também mostrar como, a partir dessa arte multifacetada, a vida dessa comunidade foi moldada.
O minicurso é uma oportunidade para aproximar pessoas de fora do meio com as diferentes práticas do circo e sua história. Além de ser uma maneira de perpetuar nas novas gerações, a importância da cultura circense como ferramenta de transformação social, resistência e inovação cultural.
O Centro de Memória do Circo, espaço localizado no centro da cidade, é a primeira instituição da América Latina consagrada exclusivamente à cultura e memória do circo. O espaço, que também recebe o evento desta semana, é considerado um polo cultural que promove atividades, exposições e cursos que valorizam a arte do circo em todas as suas dimensões
Serviço
Atração:Formação Sou de Circo - Minicurso Introdução aos Saberes do Circo
Local:Centro de Memória do Circo - Av. São João, 473 - Centro
Data: Quinta (7) às 19h30
Entrada: Grátis
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.