Nova Orquestra celebra aniversário do projeto Vale Música com apresentações gratuitas em diferentes regiões do Rio de Janeiro
Ação promove um intercâmbio entre jovens músicos do Espírito Santo e do Rio, em ocupações musicais pela cidade
Clique Para Download |
Nova Orquestra no Circo Voador, no Rio (Foto @karymefranca)
Comemorando os 25 anos do projeto Vale Música no Espírito Santo, uma de suas principais parceiras, a Nova Orquestra, está preparando uma programação especial que contará com muita troca de experiências e apresentações gratuitas ao ar livre, que acontecerão nos dias 26 e 27 de julho, no Rio de Janeiro.
No sábado, 26, dois grupos de câmara com formações mistas de sopros, metais e percussão, sendo um composto por sete músicos de Serra (ES) e o outro por onze músicos do Rio, farão intervenções musicais pela cidade. Às 11 horas, o grupo do Rio estará em frente ao Museu do Amanhã, com repertório de forró; às 13h, os músicos de Serra se apresentarão na Praça da Pira, em frente ao CCBB, durante a feira da Junta Local, tocando músicas do Tim Maia; já às 16h, o grupo de câmara do Rio levará o forró para o calçadão de Ipanema, no Quiosque Alalaô; e encerrando o dia, a formação de câmara de Serra interpretará Tim Maia, às 18h, no Leão Etíope do Méier.
O evento se encerrará no domingo, às 11 horas, nos Pilotis do MAM, quando os músicos de Serra e do Rio de Janeiro se juntam para o grande ‘Baile da Nova Orquestra’, trazendo um repertório variado, inspirado no carnaval carioca de rua, que vai do samba ao axé, passando por Alceu Valença e Jorge Ben.
A regência e direção musical serão assinadas por Ludhymila Bruzzi. Professora de clarineta no projeto social da Vale, Bruzzi já fez parte de grupos importantes para o cenário musical capixaba, dentre eles a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo e o Quinteto de Sopros Ella’s. Com a Nova Orquestra, a maestrina conduziu o conjunto durante a queima de fogos do Réveillon da Praia de Copacabana 2024.
Antes das apresentações, os músicos de Serra e do Rio passarão por uma imersão de três dias em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro, para uma série de ensaios e oficinas de sonorização, gestão de projetos e pauta racial.
“É uma grande alegria desenvolver mais um projeto ao lado da Vale Música e celebrar os 25 anos do Polo Serra. São músicos incríveis que já estiveram conosco em outras turnês e que vêm se aprimorando cada vez mais. Ter a oportunidade de tê-los conosco no Rio e levar a música de concerto para rua, bem próxima do público, vem ao encontro com a proposta da Nova Orquestra, o que nos deixa realizados”, afirma João Magalhães, sócio-diretor da Agência Olga, criadora da Nova Orquestra.
SOBRE A NOVA ORQUESTRA
Inovador projeto em busca de experiências únicas em música de concerto, a Nova Orquestra é a primeira orquestra 100% pop do Brasil e busca apresentar shows e projetos com repertórios inéditos e criativos.
A Nova fez sua estreia em 2019 na Game XP para mais de 100 mil pessoas, no mesmo ano também foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, onde voltou em 2022 ao lado do cantor Jão e no espetáculo Uirapuru, com apresentações todos os dias de evento.
Ganhadora do Prêmio Profissionais da Música, a Nova Orquestra já se apresentou no principal palco do Réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro, nos festivais The Town, Rock The Mountain, Queremos e Doce Maravilha, realizou duas turnês internacionais, nos Estados Unidos e Portugal, e fez shows ao lado de grandes nomes da música brasileira como Pitty, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Rael, Fafá de Belém e Toni Garrido.
SOBRE O PROGRAMA VALE MÚSICA
Projeto autoral do Instituto Cultural Vale, o programa Vale Música é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados - Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul - e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas.
São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SERVIÇO:
Data: 26 de julho (sábado)
Horário: 11h
Local: Em frente ao Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 - Centro)
Grupo de Câmara Rio De Janeiro toca Forró
Gratuito
Horário: 13h
Local: Praça da Pira, em frente ao CCBB (Rua Primeiro de Março, 76-86 - Centro)
Grupo de Câmara Serra toca Tim Maia
Gratuito
Horário: 16h
Local: Quiosque Alalaô (Av. Vieira Souto, 00 - Ipanema)
Grupo de Câmara Rio De Janeiro toca Forró
Horário: 18h
Local: Leão Etíope do Méier (Rua Hermengarda, 10 - Méier)
Grupo de Câmara Serra toca Tim Maia
Data: 27 de julho (domingo)
Horário: 11h
Local: Pilotis do MAM (Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)
Baile da Nova Orquestra: Grupo Serra + Rio de Janeiro