Paulo Betti encena o monólogo “Autobiografia Autorizada” e ministra Workshop de Interpretação para Teatro e Tv gratuitamente

12/08/2025 12:29

 

A iniciativa inaugura o projeto  De Carona com a Cultura, que conta com o patrocínio da Transpetro, e celebra os 50 anos de carreira do ator

 

Paulo Betti celebra seus 50 anos de carreira com o monólogo “Autobiografia Autorizada”, em apresentações gratuitas. No mesmo dia de cada apresentação, o ator também vai ministrar gratuitamente “Workshop de Interpretação para Teatro e Tv” voltado para atores e aspirantes. “Autobiografia Autorizada” é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos escritos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal. Na peça, que estreou em 2015, Betti representa vários personagens de sua vida, incluindo seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência emocionante. O espetáculo tem direção de Juliana Betti (filha do ator) e Rafael Ponzi. O monólogo inaugura o projeto  ‘De Carona com a Cultura’ que conta com o patrocínio da Transpetro por meio da Lei Rouanet e irá percorrer 11 cidades pelo interior de São Paulo e Rio Grande do Sul. A retirada gratuita de ingressos (para a peça e/ou workshop) deve ser feita através do site da Sympla.

 

Serviço:

Autobiografia Autorizada”, com Paulo Betti e “Workshop de Interpretação para teatro e tv”

Quando: 14 de agosto, quinta

Horário: 20h (a peça) e 14:30 (workshop)

Onde: Teatro Padre Bento (Guarulhos) - R. Francisco Foot, 3 - Jardim Tranquilidade.

Grátis (retirada de ingressos para peça e workshop no site da Sympla ( www.sympla.com.br) ou

https://www.sympla.com.br/evento/teatro-autobiografia-autorizada-com-paulo-betti-em-guarulhos-14-8/3059854?referrer=www.google.com

 
Segue o release completo e as fotos anexadas.
 

COM PATROCÍNIO DA TRANSPETRO, “DE CARONA COM A CULTURA” TRAZ O ESPETÁCULO AUTOBIOGRAFIA AUTORIZADA, DE PAULO BETTI, A GUARULHOS EM SÃO PAULO.

  

Completando 50 anos de carreira em 2025, o ator encena apresentação gratuita de seu monólogo em cidades de São Paulo e Rio Grande do Sul.

 

A TRANSPETRO apresenta o projeto “De Carona com a Cultura”, que traz na primeira edição, em sua programação o sucesso Autobiografia Autorizada, com texto e atuação de Paulo Betti. A iniciativa percorrerá onze cidades, e estreia no dia 14 de agosto no Teatro Padre Bento às 20h. O projeto com ingressos gratuitos, traz no repertório de atividades, workshop de interpretação para TV e Teatro, juntamente a apresentação teatral, ambas capitaneadas por Paulo.

 

O espetáculo tem direção de Juliana Betti e Rafael Ponzi e já realizou mais de 300 apresentações no Brasil e no exterior, ao longo de seus 10 anos de realização.

 

O projeto, que recebe patrocínio da Transpetro por meio da Lei Rouanet, estreia durante a semana de mobilização pelo Dia da Segurança na Faixa de Dutos. Realizada anualmente em 16 de agosto, a iniciativa é conhecida como Dia do 168 em alusão ao telefone gratuito criado pela companhia para contato direto com a população. A ação estreita o relacionamento com as comunidades do entorno das operações e conscientiza para a importância do combate à prática ilegal de desvio de petróleo e derivados em dutos, que coloca em risco a sociedade e o meio ambiente. O 168 é gratuito, garante o anonimato de quem liga e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Autobiografia Autorizada é uma obra autobiográfica criada por Paulo Betti, baseada em textos escritos durante sua adolescência e artigos semanais que ele escreveu por quase trinta anos para o jornal de sua cidade natal. Na peça, que estreou em 2015, Betti representa vários personagens de sua vida, incluindo seu pai, mãe e avó, proporcionando ao público uma experiência divertida e emocionante.

 

Aos 72 anos, o ator traz à tona sua trajetória de superação: saído de um contexto rural, onde seu avô, um imigrante italiano, trabalhava como meeiro para um fazendeiro negro. Filho de uma camponesa analfabeta que se tornou empregada na cidade, Betti foi o décimo quinto filho e, apesar das dificuldades, estudou em boas escolas, cursou um Ginásio Industrial em tempo integral, formou-se pela Escola de Arte Dramática da USP e lecionou na Unicamp, entre 1977 e 1984. "A fixação pela memória da infância e adolescência, passada num ambiente inóspito e poético, merece ser compartilhada para provocar emoção, riso, entretenimento e entendimento", afirma o ator.

 

Juliana Betti, filha de Paulo e codiretora do espetáculo, destaca a importância emocional e reveladora do projeto. Ela compartilha que, ao ser convidada para dirigir a peça, ficou impressionada ao descobrir muitas histórias desconhecidas sobre a vida de seu pai, o que aprofundou sua admiração por ele.

 

Sessão Acessível:

A apresentação do espetáculo será também acessível com Intérprete em Libra. É uma oportunidade para o público com deficiência auditiva ter amplo acesso ao conteúdo do espetáculo favorecendo, assim, a inclusão nas atividades culturais.

 

Workshop:

Para artistas e aspirantes das artes cênicas, Paulo Betti oferecerá também um Workshop de interpretação para Teatro e TV, que acontecerá no próprio Teatro a partir das 14h30. O objetivo é proporcionar contato com a interpretação para TV e teatro, oferecendo técnicas, ritmo e os tipos de dramaturgia característicos dessas modalidades.

 

Os encontros serão direcionados para a relação entre o ator e a câmera/palco: suas implicações na interpretação, na relação com o espaço, com seu corpo, sua voz, sua imagem e com a verdade cênica. No workshop, o ator conta bastidores de estúdios de TV e coxias de teatro, que servem como campo de preparo e aprimoramento da interpretação.  

 

FICHA TÉCNICA 

Texto e Interpretação: Paulo Betti

Direção: Juliana Betti e Rafael Ponzi

Elenco: Paulo Betti

Cenário: Mana Bernardes

Figurino: Leticia Ponzi

Iluminação: Dani Sanchez e Luiz Paulo Neném

Direção de Movimento: Miriam Weitzman

Programação Visual: Mana Bernardes

Trilha Sonora: Pedro Bernardes

Fotografia: Mauro Khouri

Coordenador de Produção: Fabrício Chianello

 

 

SERVIÇO: 

 

[Teatro] Autobiografia Autorizada

Local: Teatro Padre Bento – R. Francisco Foot, 3 - Jardim Tranquilidade, São Paulo – (SP)

Data: 14 de agosto de 2025

Horário: quinta feira, às 20h

Ingressos Gratuitos a partir de 1 de agosto pelo sympla.com.br

Sessão com Interpretação em Libras

Classificação indicativa: 10 anos

Capacidade: 356 lugares

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: decaronacomacultura.com.br
Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet)

Patrocínio: Governo Federal, Ministério da Cultura e Transpetro

 

Workshop de interpretação para Teatro e TV

Ministrante: Paulo Betti

Local: Teatro Padre Bento – R. Francisco Foot, 3 - Jardim Tranquilidade, São Paulo – (SP)

Data: 14 de agosto de 2025

Horário: das 14h30 às 16h30

Duração: 120 minutos 

Lotação público geral: 27 inscritos

*Equidade racial: 3 inscritos

Público-alvo: Aspirantes a carreira de ator/atriz; atores e atrizes em geral

Inscrições gratuitas: a partir de 2 de agosto, às 14h, em link que será

disponibilizado no Site Sympla.com.br

 

*Reservas de vagas para estudantes negros, indígenas e quilombolas. A comprovação deverá ser realizada na entrada do evento.