Prefeitura de São Paulo e Banco Interamericano de Desenvolvimento reúnem especialistas internacionais e nacionais em evento gratuito sobre Economia Criativa

01/08/2025 13:16

Encontro, que ocorre no próximo dia 7 de agosto na Biblioteca Mário de Andrade, tem organização da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
 

 


São Paulo, 31 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC), e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) promovem no dia 7 de agosto, das 8h30 às 17h30, o evento “Economia Criativa: da Teoria à Prática - Estratégias Globais para o Desenvolvimento Sustentável e inclusivo”, na Biblioteca Mário de Andrade, região central da cidade. O acesso é gratuito, com retirada de ingresso antecipada pela plataforma Sympla.
 

A iniciativa do Núcleo de Economia Criativa da SMC tem como objetivo promover um intercâmbio de informações e experiências, que possam auxiliar na produção efetiva de políticas públicas que impactem os setores criativos. Durante o evento, os inscritos terão a oportunidade de acompanhar discussões relevantes com especialistas nacionais e internacionais.
 

“Resgatando, desenvolvendo e transformando áreas urbanas centrais em polos de economia criativa (Caso Buenos Aires)” é o primeiro painel do dia, das 10h50 às 11h50. Ana Carla Fonseca, CEO da Garimpo de Soluções, e Enrique Avogadro, vice-ministro da Cultura da Argentina, usam de exemplo Buenos Aires, para exemplificar como é possível transformar áreas urbanas em polos de Economia Criativa através de distritos econômicos temáticos.
 

O painel número dois: “Cultura e Cidade: Um binômio virtuoso para o desenvolvimento sustentável e inclusivo” acontece das 14h às 15h e traz o encontro de três especialistas: Carol Lafemina, Secretária Adjunta de Cultura e Economia Criativa, Gustavo Curcio, professor da FAUUSP, e a chilena e especialista em Indústrias de Culturais e Criativas, Trinidad Zaldivar. Nessa oportunidade, eles debatem sobre como a junção cultural no planejamento urbano fortalece a participação urbana.
 

Das 15h às 16h, o painel “Mercados culturais: sustentabilidade dos empreendimentos criativos” com o colombiano curador de festivais internacionais, Octavio Arbeláez, e a diretora de fábricas de culturas, Aline Canciani, trata da junção de experiências de ambos, promovendo um debate sobre como as políticas públicas são essenciais para o desenvolvimento de mercados culturais.

 

Fechando a programação, a partir das 16h15, o painel: “Desenvolvimento de hubs audiovisuais como estratégia na atração de investimentos” reúne Alessandra Andrade, Diretora Presidente da São Paulo Negócios, o argentino Ralph Heick, estrategista audiovisual Screen Capital e Ary Scarpin, Diretor de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas na Spcine, evidenciam sobre como a criação de hubs audiovisuais atraem investimento para a cidade, já que são polos que fortalecem a comunidade do audiovisual facilitando a produção de materiais.

 

Serviço:

Atração: Abertura: As indústrias criativas como motor do desenvolvimento inclusivo
Horário: 10h20 às 10h50

Sinopse: Carol Bell, OBE -Creative UK
 

Atração: Painel 1: Resgatando, desenvolvendo e transformando áreas urbanas centrais em polos de economia criativa (Caso Buenos Aires)

Horário: 10h50 - 11h50

Sinopse: Conversa com especialistas:Enrique Avogadro + Ana Carla Fonseca (garimpo de soluções) + Eliana Prada (moderadora)

 

Atração: Painel 2: Cultura e Cidade: Um binômio virtuoso para o desenvolvimento sustentável e inclusivo
Horário: 14h -15h

Sinopse:Conversa com especialistas: Trinidad Zaldívar + Carol Lafemina (Secretária Adjunta, Secretaria Municipal de Cultura) + Gustavo Curcio – (Prof. FAU USP) + Pedro Simão (Moderador)

 

Atração: Painel 3: “Mercados culturais: sustentabilidade dos empreendimentos criativos”
Horário: 15h às 16h

Sinopse: Conversa com especialistas: Octavio Arbeláez + Aline Canciani (Catavento Cultural e Educacional) + Michael Hennessey (Moderador)
 

Atração: Painel 4: “Desenvolvimento de hubs audiovisuais como estratégia na atração de investimentos”
Horário: 16h15 às 17h15

Sinopse: Conversa com especialistas: Ralph Haiek + Alessandra Andrade (Diretora Presidente, SP Negócios) + Ary Scapin (Diretor de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas na Spcine) + Leonardo Lahud (Moderador)

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.