Prefeitura de São Paulo traz programação especial para o Dia das Mães no mês de maio

10/05/2025 12:23

Centros Culturais, Casas de Cultura e o Teatro Paulo Eiró realizam atrações culturais diversas dedicadas às mamães e que exploram a maternidade e seus desafios.


 

Público se diverte no Baile da Melhor Idade no salão do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Foto: Divulgação

 

São Paulo, 09 de maio de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, celebra o Dia das Mães com uma programação especial de sete atrações gratuitas nos Centros Culturais, Casas de Cultura e no Teatro Paulo Eiró durante o mês de maio. O destaque da programação é o teatro.

 

Com três sessões, Kenji Neves apresenta a comédia “Manual de Uma Mãe à Beira do Caos” na Casa de Cultura Brasilândia no domingo (17), às 20h, na Casa de Cultura Raul Seixas, sábado (24), às 15h, e na Casa De Cultura Tremembé, sábado (30), às 18h. Conhecido pela personagem Tia da Merenda, seu trabalho de criador de conteúdo digital viralizou em 2020, trazendo histórias divertidas do dia a dia escolar. Atualmente, ele roteiriza, dirige e protagoniza a peça, uma história sobre os desafios da maternidade com o uso do humor, trazendo reflexões sobre os desafios de criar filhos na era digital e as pressões sociais enfrentadas pelas mulheres no papel de mães. O espetáculo acompanha uma mãe enfrentando uma rotina caótica: dois filhos adolescentes encrenqueiros, um ex-marido trapalhão, uma irmã que adora dar pitaco, vizinhas fofoqueiras, dívidas que se acumulam e um trabalho completamente exigente. O desafio é tentar manter a sanidade e não perder o bom humor!

 

Para levar os pequenos e se divertir, o teatro infantil “A Guarnição Maluca dos Bombeiros” também está entre os destaques da programação especial de Dia das Mães da Secretaria de Cultura e Economia Criativa da capital paulista. A história fala sobre um menino que, apesar de não se esforçar na escola e ficar o dia inteiro no celular, quer dar muito orgulho à mãe. Para isso, quer tornar-se bombeiro, mas não está preparado para o que lhe espera na Guarnição Maluca. A peça acontece sábado (17) e domingo (18), às 16h, no Teatro Paulo Eiró e as 100 primeiras pessoas que chegarem ganham um livro da história de presente.

 

Já “Negras, Mulheres e Mães”, do Coletivo Kizomba pra Preto, pertencente à agenda cultural, mostra a força das mulheres pretas e sua capacidade de superar as dificuldades no curso da vida. Inspirado na obra homônima da professora Terezinha Bernardo, com memórias de Olga de Alaketu, Iyalorixá de Candomblé na Bahia e no Sudeste, o teatro acontece no Centro Cultural da Juventude no domingo (18), às 16h.

 

Finalizando a programação de espetáculos teatrais para o Dia das Mães, a “Peça Duas” relata a história da Aline, que passa suas férias na casa da mãe e a encontra sobrecarregada pelo trabalho em sua loja e pela tarefa de cuidar da avó idosa de 83 anos. Refletindo sobre o papel das mulheres e mães na sociedade, a neta se questiona se seguirá os mesmos passos da mãe e da avó. Apresentada pela Cia Guaraciaba, a obra acontece no Centro Cultural Olido na quinta (29), sexta (30) e sábado (31), às 19h.

 

Além da programação teatral, acontece uma Edição Especial do Baile da Melhor Idade do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, quarta (14) , às 14h. Em homenagem a todas as mães da terceira idade, o evento social tem como base promover a integração, alegria e bem-estar dos idosos, fazendo o público requebrar na pista de dança, com direito a icônica bola de espelho e show de luzes para imersão, além de músicas nostálgicas que nunca saem de hit. A trilha sonora é comandada pela Banda Doctor Play.

 

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.


 

Serviço:


 

Atração: Baile de Melhor Idade

Especial Mês das Mães - Participação - banda Doctor Música

Quando: quarta (14), às 14h

Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes - R. Inácio Monteiro, 6900 - TEATRO

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 120 minutos

Sinopse: O Baile da Melhor Idade é um evento social que busca promover a integração, diversão e bem-estar de idosos da comunidade. Com base nos princípios de respeito, valorização e inclusão, o baile tem como objetivo proporcionar momentos de alegria e descontração para aqueles que já viveram tantas histórias e contribuíram tanto para a sociedade. Neste evento, os idosos terão a oportunidade de dançar, socializar, relembrar o passado e criar novas memórias ao lado de amigos e familiares. Além disso, serão oferecidas atividades recreativas e música ao vivo, tudo pensado com carinho e cuidado para garantir uma experiência inesquecível.


 

Atração: Negras, Mulheres e Mães - Teatro

Quando: domingo (18), às 16h

Local: Centro Cultural da Juventude - Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades / Anfiteatro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Sinopse: O Coletivo Kizomba pra Preto mergulha no universo feminino para narrar histórias de mulheres pretas e senhoras do ventre do mundo que inspiram e transbordam lugares. Inspirado na obra da professora Terezinha Bernardo, o projeto Negras, Mulheres e Mães cria uma síntese entre as yabás (orixás femininos) e mulheres do dia a dia.


 

Atração: Peça Duas - Cia Guaraciaba - Teatro

Quando: quinta (29), sexta (30) e sábado (31), às 19h

Local: Centro Cultural Olido - Av. São João, 473 - Centro Histórico / Vitrine

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Sinopse: Duas mostra a relação diária de uma senhora idosa de 83 anos e sua filha de 56, pautada nos conflitos que advém da sobrecarga de trabalho dessa filha na loja que gerencia, que se somam à necessidade de cuidar sozinha da mãe. Por sua vez, essa idosa, perfeitamente lúcida, sente-se tutelada e não aceita isso, com desejos constantes de morar sozinha. Quando Aline, neta e filha das protagonistas, vem passar as férias da faculdade com elas, é inserida nessa rotina turbulenta. Aline é colocada na situação de se ver, gradualmente, repetindo os mesmos passos de sua mãe. Resta saber se ela quebrará este ciclo ou não.


 

Atração: A Guarnição Maluca dos Bombeiros - Teatro infantil

Quando: 17/05 (Sábado) a 18/05 (Domingo) / Sábado e domingo às 16h

Onde: Teatro Paulo Eiró - Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Duração: 80 minutos

Sinopse: Um menino que não gosta de estudar e só fica no celular quer se tornar grande e ser orgulho para sua mãe. Ele é matriculado na Guarnição Maluca dos Bombeiros. O que será que vai acontecer? Os resgates serão direcionados ao público com o intuito de valorizar, ilustrar e ajudar a salvar vidas, através das atuações e dos atendimentos de primeiros socorros e prevenção de acidentes em cada tipo de emergência da vida real, simuladas de forma lúdica e bem divertida. Embarque nessa alucinante e divertida aventura!!!

Ficha técnica:

Diretor e Texto: Rone Percy Travaggin

Elenco: Rone Percy Travaggin, Pedro Henrique Pereira da Silva, Filipe Cézar da Silva, Ana Paula Bigatto, Milton Mariano dos Santos, Fabiano Esteves Campos,, Christiane Kokumai, Giseli Abra e Nathália Kwast


 

Atração: Kenji Neves - Stand Up

Quando: 17/05 (domingo) às 20h

Onde: Casa de Cultura Brasilândia - Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A comédia apresenta, de forma irreverente e interativa, os desafios da maternidade contemporânea. A peça acompanha uma mãe sobrecarregada lidando com filhos adolescentes, um ex-marido atrapalhado, dívidas, trabalho e muita pressão social. Com humor leve e situações cotidianas, o espetáculo retrata a tentativa de equilibrar vida pessoal e profissional — nem sempre com sucesso. Criado e protagonizado por Kenji, o espetáculo traz reflexões bem-humoradas sobre a realidade de muitas mulheres e mães nos dias de hoje.


 

Atração: Manual de Uma Mãe à Beira do Caos”. - Kenji - Artes Cênicas

Quando: 24/05 (Sábado) às 15h

Onde: Casa de Cultura Raul Seixas - R. Murmúrios da Tarde, 211 - José Bonifácio

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: Uma comédia interativa e irreverente sobre os desafios da maternidade moderna. Após conquistar milhões de seguidores na internet com seu humor leve e cotidiano, Kenji agora leva sua criatividade para os palcos com a comédia teatral “Manual de Uma Mãe à Beira do Caos”. O espetáculo promete arrancar gargalhadas ao retratar, de forma exagerada e hilária, o dia a dia de uma mãe sobrecarregada que tenta equilibrar todas as responsabilidades da vida familiar e profissional—e falha miseravelmente (como qualquer mãe real).


 

Atração: Kenji - Teatro adulto (comédia)

Quando: 30/05 (sábado) às 18h

Onde: Casa De Cultura Tremembé - R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé

Ingresso: Grátis

Classificação: Livre

Sinopse: A comédia apresenta, de forma irreverente e interativa, os desafios da maternidade contemporânea. A peça acompanha uma mãe sobrecarregada lidando com filhos adolescentes, um ex-marido atrapalhado, dívidas, trabalho e muita pressão social. Com humor leve e situações cotidianas, o espetáculo retrata a tentativa de equilibrar vida pessoal e profissional — nem sempre com sucesso. Criado e protagonizado por Kenji, o espetáculo traz reflexões bem-humoradas sobre a realidade de muitas mulheres e mães nos dias de hoje.


 

Escrito por: Marcelo Lustosa | Revisado por: Enzo Sapio e Suzane Rodrigues


Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.