Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira lança nova temporada do programa Por Acaso

14/08/2025 17:29

Programa de entrevistas musicais terá Vanessa da Mata, Marina Sena, Criolo, Jota.Pê. Tiago Iorc, Mari Jasca, Roberta Campos, Catto, Assucena, Agnes Nunes, Luedji Luna, Larissa Luz, Josyara, Melly e Carol Biazin, entre os convidados
 

Nova temporada traz encontros musicais inéditos e debates sobre empreendedorismo na música
 

 
Jota.Pê, Criolo, Agnes Nunes e Zé Mauricio Machline - Programa Por Acaso

Imagens do programa Por Acaso estão disponíveis no link
 

O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira, apresentado pelo BTG Pactual, estreia em 17 de agosto a nova temporada do Por Acaso, programa de entrevistas musicais comandado por Zé Maurício Machline e dirigido por Giovanna Machline. Com seis episódios inéditos, sempre aos domingos, às 20h, no canal oficial do Prêmio no YouTube, o Por Acaso reúne artistas de diferentes gêneros e gerações para conversas sobre música, trajetória e criação, além de apresentar versões ao vivo exclusivas.
 

As gravações aconteceram na Pinacoteca de São Paulo, tornando o Por Acaso a primeira produção audiovisual do gênero realizada no museu, em um marco para a conexão entre música e patrimônio cultural.
 

Confira as datas de lançamentos e convidados de cada episódio:

 

17/08 – Marina Sena e Mari Jasca (participação de Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual)

24/08 – Roberta Campos, Catto e Assucena

31/08 – Criolo, Agnes Nunes e Jota Pê (participação de Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual)

07/09 – Luedji Luna, Larissa Luz e Josyara

14/09 – Melly e Carol Biazin

21/09 – Tiago Iorc e Vanessa da Mata
 

Conexão entre música e mercado
 

Dois episódios contarão com a participação de Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, para discutir empreendedorismo, mercado e negócios na música, abordando formas de estruturar carreiras de maneira sustentável. “É uma honra para o BTG Pactual apoiar o Prêmio da Música Brasileira e pensar em maneiras de ajudar os artistas a construir suas carreiras, seja com apoio de empreendedorismo ou financeiro. Um grande país precisa de desenvolvimento aliado à valorização do seu patrimônio artístico e cultural”, afirma o executivo.
 

“Nestes 40 anos dedicados à música, vi muitos artistas talentosos sem saber como investir em si mesmos sem comprometer o futuro. No ano passado, o BTG Pactual nos procurou com a proposta de ajudar esses artistas a estruturarem suas carreiras de forma sustentável. Pensamos juntos em projetos para dar amparo, conhecimento e fomento, e trazer ao Por Acaso um espaço para falar de empreendedorismo na música”, afirma Machline.

 
Marina Sena e Mari Jasca - Programa Por Acaso

 

Para o episódio de estreia, ele destaca o encontro entre duas vozes que o marcaram profundamente: “O Por Acaso é um programa que, há mais de 30 anos, promove o encontro de artistas por causa da música, da musicalidade e do coração. Para a estreia da nova temporada, convidamos duas mulheres jovens, de cidades pequenas, que chegam pela primeira vez juntas ao nosso programa: Marina Sena, de Taiobeiras (MG), e Mari Jasca, de Búzios (RJ). Ambas me conquistaram pela personalidade e pela força artística.”
 

Marina Sena resumiu sua visão: “A música entrou em mim desde que nasci, comecei a cantarolar antes de falar. Sempre me senti cantora. Quando me pergunto ‘Será que faço isso pra ganhar dinheiro? O que faria se não tivesse um real?’, a resposta é que eu estaria fazendo a mesma coisa. É a minha função no mundo. Além da arte, sempre tive também uma visão da música enquanto negócio, em como fazer algo tão genuíno para mim ser um produto e rentável, para bancar minha própria arte e ampliar as possibilidades”.

 
Jota.Pê e Ciolo - Programa Por Acaso

 

Para além das conversas, a temporada trará apresentações inéditas dos artistas.
Destaques musicais da temporada:

  • Mari Jasca – Ladeira do Castro
  • Marina Sena – Por supuesto
  • Roberta Campos – De janeiro a janeiro
  • Catto – Saga e Vaca profana (Caetano Veloso)
  • Assucena – Nu e Para um amor no Recife (Paulinho da Viola)
  • Agnes Nunes – Cabelo bagunçado
  • Jota Pê – Ouro marrom e Samurai (Djavan)
  • Criolo – Linha de frente
  • Criolo, Jota Pê e Agnes Nunes – Desde que o samba é samba (Caetano Veloso)
  • Luedji Luna – Banho de folhas e Smooth operator (Sade)
  • Josyara – Nanã
  • Larissa Luz – Acreditar e A carne (Seu Jorge e Marcelo Yuka)
  • Carol Biazin – Amor traumatizado
  • Melly – Azul
  • Carol Biazin e Melly – Mania de você (Rita Lee e Roberto de Carvalho)
  • Vanessa da Mata – Amiga fofoqueiraA força que nunca seca e Sabiá (João Nogueira, Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro)
  • Tiago Iorc – Onde Deus possa me ouvir (Vander Lee) e Coisa linda
  • Vanessa da Mata e Tiago Iorc – Ai, ai, ai e Tangerina

Com encontros únicos, interpretações exclusivas e debates sobre o futuro do mercado musical, o Por Acaso reafirma seu papel como espaço de diálogo e valorização da música brasileira em toda a sua diversidade.


 

Sobre o Prêmio o Prêmio da Música Brasileira

Estabelecido em 1987, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) é uma das mais importantes celebrações da riqueza e diversidade da música nacional. O Prêmio homenageia artistas, compositores, produtores e todos os profissionais que contribuem para a excelência da música brasileira. Dedicado a preservar e promover nossa herança cultural, o PMB celebra a história da música enquanto investe em seu futuro, oferecendo uma plataforma de soluções envolvendo a promoção da música brasileira.
 

Além de sua renomada premiação anual, o PMB também se dedica à produção de programas como “Por Acaso” e “Casa PMB”, que oferecem experiências musicais únicas e aproximam artistas e público. Por meio desses e de outros projetos, o PMB continua a enriquecer o cenário musical brasileiro, promovendo a criatividade e a inovação, e fornecendo uma ampla plataforma de soluções para a produção de formatos e apresentação musical.
 

Desde sua criação, o PMB tem sido um palco para celebrar talentos consagrados e emergentes, e suas produções visam não apenas reconhecer a excelência artística, mas também fomentar diálogos e oportunidades para os criadores. Junto a parceiros estratégicos, como uma referência na indústria musical, o PMB trabalha continuamente para inspirar e promover um ambiente vibrante para criadores e amantes da música.