Programação de Agosto do Biblioteca Viva leva o projeto Bebêlêteca a oito bibliotecas públicas municipais

31/07/2025 16:49

O programa leva atividades lúdicas especialmente a crianças da primeira infância; bibliotecas da zona norte, leste e sul

 

 

São Paulo, 31 de julho de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, além da programação especial da 8ª Semana Municipal da Primeira Infância que acontece nas bibliotecas e pontos e bosques de leitura, leva mais atividades culturais voltadas a crianças entre 0 e 6 anos, pelo programa Bebêlêteca. São oito bibliotecas espalhadas pela zona norte, leste e sul que recebem quatro diferentes atrações em suas salas especiais da primeira infância, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

 

Na zona norte, a contação de história “Do Conto ao Livro com Sendero Cultural” passa pelas bibliotecas Sylvia Orthof (Tucuruvi) e Érico Veríssimo (Parada de Taipas) nos dias 9 e 30 de agosto, respectivamente, todas às 11h. “Do Conto ao Livro” é uma série de contação de histórias produzida pela companhia Sandero Cultural, criada pela produtora e atriz Adryela Rodrigues com mais de 20 anos de mercado, atuante em diversos segmentos artísticos, como no teatro, teatro de bonecos, literatura, circo, música, intervenções cênicas e exposições literárias.

 

"Entre passarinhos", do coletivo Leromundo, é outra atividade do Bebêlêteca de agosto, que une mediação de leitura e contação de histórias para os pequenos leitores. A medida visa aproximar os pequenos dos livros, proporcionando um diálogo e um ambiente acolhedor para maior sensibilização. A contação chega na Biblioteca Paulo Sérgio Duarte Milliet no dia 27 de agosto, às 10h, e na Biblioteca Affonso Taunay no dia 30 de agosto, às 11h.

 

Também para a zona leste, a contação do coletivo Brotando em Mim “Lendo pra gente miúda” faz mediações de livros com um acervo dedicado junto com músicas infantis complementando. A atividade nasce de uma preocupação do coletivo com um contraste atual da leitura no brasil: enquanto o número de leitores vem caindo ano após ano, o acesso de crianças às telas digitais cresce aceleradamente. Pensando em um equilíbrio, o coletivo Brotando em Mim assume esta complexa missão, por meio de gincanas e atrações culturais divertidas e lúdicas, sempre com os livros sendo protagonistas do palco. “Lendo pra Gente Miúda” chega nas bibliotecas Rubens Borba Alves de Moraes, no dia 2 de agosto, e José Paulo Paes, no dia 30 de agosto, ambas às 11h.

 

Por fim, na zona sul da cidade, a última programação de Bebêlêteca de agosto é a contação “Engatinhando com as histórias”, do coletivo SImbora! Educação, Cultura, Leitura, Literatura e Brincar. Acessível em libras para deficientes auditivos, a mediação conta com brincadeiras interativas, em que o livro é tratado como um brinquedo e a leitura é uma brincadeira. “Engatinhando com as histórias” chega às 11h nas bibliotecas Malba Tahan, no dia 23 de agosto, e Helena Silveira, no dia 30 de agosto.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

 

Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)

A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa


A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.