“REPÓRTER ECO”, DA TV CULTURA, ESTREIA SÉRIE ESPECIAL DEDICADA À COP30, NESTE DOMINGO (3/8)
O PROGRAMA AINDA EXPLICA SOBRE LICENCIAMENTO AMBIENTAL E ALERTA PARA O IMPACTO DO AQUECIMENTO GLOBAL NA RECUPERAÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS
Neste domingo (3/8), o Repórter Eco exibe a primeira reportagem da série especial sobre os preparativos da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A equipe de reportagem viajou até Belém, no Pará, que vai sediar o encontro da ONU sobre o clima. A cidade portuária da região amazônica, da arquitetura colonial portuguesa, do Mercado Ver-o-Peso, por outro lado enfrenta a falta de saneamento básico. Vai ao ar a partir das 18h30, com apresentação de Adele Santelli.
Esta edição do Repórter Eco ainda explica como a aprovação da “PL da Devastação”, pelo Congresso Nacional, põe em risco os instrumentos de controle dos impactos ambientais em obras. O licenciamento ambiental coloca sob a responsabilidade do Poder Público o controle de ações, principalmente de empresas, que impliquem em impactos negativos para áreas naturais e populações locais.
Em seguida, o programa expõe a forma como o avanço acelerado do aquecimento global atrasa o processo de recomposição de florestas tropicais. Estudos feitos por cientistas da Unicamp, baseados em pesquisas na Mata Atlântica, são apresentados e alertam para a perda global das maiores espécies de árvores, isto é, as que mais absorvem carbono, para dar lugar à agricultura, à pecuária e às cidades.
______________________________
“Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais – Realização – TV Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal."