Sábado nas Bibliotecas Públicas Municipais tem bate-papo com escritores, exposição geek, teatro sobre Maria Carolina de Jesus e mais
São nove atividades culturais gratuitas e livres para aproveitar neste sábado (2); veja a agenda completa
São Paulo, agosto de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, lista nove diferentes opções de atividades culturais gratuitas neste sábado (2), nas bibliotecas públicas municipais da cidade. Entre a seleção, constam uma oficina de artesanato, aulas de capoeira, contação de história para primeira infância, exposição, peça de teatro e rodas de conversa. A programação está sujeita a alteração.
O destaque da programação do fim de semana é na Biblioteca Hans Christian Andersen, na zona leste da cidade. No dia 2 de agosto, a Hans promove uma roda de conversa sobre saúde mental no trabalho com a psicóloga Carolina Rocca às 10h e um bate-papo, logo em seguida, com a autora do livro "Cartografias da literatura juvenil contemporânea", Diana Navas, às 11h, com a participação dos mestres, mestrandos, doutores e doutorandos da PUC-SP do Programa de Literatura e Crítica Literária. Também às 11h, nas dependências da Hans Christian Andersen, ainda rola uma oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores.
Ainda na zona leste, a Biblioteca Affonso Taunay, na Mooca, leva a recém-inaugurada exposição “Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo”, promovida pelo Ministério da Cultura e pelas Fábricas de Cultura do Estado, aberta de sábado das 10h às 14h; e a Biblioteca Rubens Borba de Moraes, em Jardim Matarazzo, leva a Bebêlêteca “Lendo pra gente miúda”, uma contação de história dedicada para crianças entre 0 a 6 anos às 11h.
A exposição da Affonso Taunay conta com 16 pinturas em grafite que imaginam como que seriam os conhecidos filmes da cena geek se fossem ambientados em São Paulo, retratando heróis, vilões e cenas de ficção científica em locais icônicos, como a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, o MASP e o Prédio Banespa. Enquanto a contação na Rubens Borba de Moraes aborda a preocupação da diminuição de leitores e o aumento do acesso de crianças a telas digitais, propondo, de forma lúdica, apresentar o livro como algo divertido e a leitura como uma brincadeira capaz de desenvolver habilidades únicas.
A zona oeste está representada pela Biblioteca Alceu Amoroso Lima. No sábado (2), acontece a primeira sessão da peça teatral “Eu & ela: visita a Maria Carolina de Jesus”, às 11h, no auditório da Alceu, contemplado na 20ª Edição do Prêmio Zé Renato. A Invasores Cia de Teatro Negro Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro, companhia com mais de 20 anos de atuação, aborda sobre a vida e obra da autora, cuja influência acende e proporciona temas pertinentes ao Brasil desde então.
Para leitores e adoradores de poesia, a dinâmica “Exposição Imersiva de Poesias” que chega no Ponto de Leitura Parque do Piqueri, das 10h às 13h, que convida o público a ler diversas poesias feitas por poetas da comunidade e espalhadas pelo parque, e a escrever sua própria mensagem, afinal toda história e memória carregada aqui importa e merece ser florescida.
Já na zona norte da cidade, as bibliotecas Érico Veríssimo, da Parada de Taipas, e Padre José de Anchieta, em Perus, levam aulas de capoeira abertas ao público pela parte da manhã – na Érico, a atividade inicia às 11h, e na Padre José de Anchieta começa 09h. Saiba mais informações aqui e celebre o Dia Nacional do Capoeirista ao redor dos equipamentos culturais municipais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui
Serviço:
Programação do Final de Semana nas Bibliotecas Públicas Municipais
Data: 02 de agosto
Horários e locais múltiplos
Ingressos: Gratuitos
Zona Norte
Atração: Capoeira com Mestre Menegueti e Mestre Vagalume
Horário: às 11h
Local: Biblioteca Érico Veríssimo - Rua Diógenes Dourado, 101 - Conjunto Residencial Elisio Teixeira Leite
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, música e jogo
Atração: Capoeira com o mestre Kleber e a fundação Lauê Capoeira
Horário: das 09h às 11h
Local: Biblioteca Padre José de Anchieta - Rua Antônio Maia, 651 - Vila Perus
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Mestre Bambam chega junto com a Fundação Lauê, todos os SÁBADOS, às 9h, para ensinar e compartilhar a arte da ginga e da capoeira regional, lembrando que é aberta para todos os públicos! Se interessou? Então coloca uma roupa confortável e vem gingar. Sem capacidade máxima de público
Zona Leste
Atração: Exposição “Universo Geek inspirado na Cidade de São Paulo” - Fábrica de Cultura
Duração: De 31/07 a 21/08/25
Horário: sábados das 10h às 14h
Local: Biblioteca Affonso Taunay - Rua Taquari, 549 - Mooca
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Uma exposição de grafites inspirada no universo geek será realizada em São Paulo, promovida por instituições culturais como o Ministério da Cultura e as Fábricas de Cultura. A mostra imagina como seriam filmes geeks ambientados na capital paulista, com 16 grafiteiros retratando heróis, vilões e cenas de ficção científica em locais icônicos como a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, o MASP e o Prédio Banespa. A exposição acontece de 31 de julho a 21 de agosto na Biblioteca Affonso Taunay, com entrada gratuita.
Atração: Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores
Horário: das 11h às 14h
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé
Classificação Indicativa: +10
Sinopse: Aprenda o segredo dessa arte e fabrique lindas peças. 10 vagas limitadas.
Atração: RODA DE CONVERSA: Saúde mental no trabalho: cultivando hábitos saudáveis para uma relação de equilíbrio
Horário: das 10h às 12h
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé
Classificação Indicativa: +16
Sinopse: Vamos fazer uma roda de conversa com a psicóloga Carolina Rocca sobre saúde mental no trabalho.
Atração: Bate-papo com escritores sobre o livro "Cartografias da literatura juvenil contemporânea"
Horário: das 11h às 13h
Local: Biblioteca Hans Christian Andersen - Avenida Celso Garcia, 4142 - Tatuapé
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Venha participar de um bate-papo sobre a construção do livro Cartografias da Literatura Juvenil Contemporânea com a organizadora da obra Diana Navas. Também participarão da conversa os escritores do livro, os mestres, mestrandos, doutores e doutorandos da PUCSP do Programa de Literatura e Crítica Literária.
Atração: BebêLêteca - Lendo pra gente miúda
Horário: das 11h às 12h30
Local: Biblioteca Rubens Borba de Moraes - R. Sampei Sato, 440 - Jardim Matarazzo
Classificação Indicativa: Livre - Primeira Infância
Sinopse: Como podemos garantir que as crianças de hoje não cresçam distantes do poder transformador das histórias? Em 2024, a pesquisa *Retratos da Leitura no Brasil* mostrou que 53% da população não lê e o número de leitores vem caindo ano após ano. Ao mesmo tempo, o acesso de crianças às telas digitais cresce de forma acelerada, criando um desafio urgente: como equilibrar a tecnologia com o desenvolvimento de habilidades essenciais que só a leitura pode oferecer? Não existe só uma resposta para esta pergunta, mas podemos iniciar por ações concretas e afetivas. Na ação Lendo Pra Gente Miúda os mediadores leem livros de um acervo especialmente preparados para esta faixa etária e seus acompanhantes.Entre as leituras também cantamos juntos canções do imaginário infantil. Após a leitura compartilhada, deixamos os bebês explorarem o acervo com as mãos.Para isso os artistas contratados farão uma contação de histórias seguida de mediações de leitura nas salas de primeira infância.
Atração: Exposição Imersa de Poesias
Horário: das 10h às 13h
Local: Ponto de Leitura Parque do Piqueri - R. Tuiuti, 515 - Tatuapé
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Inspirada no livro "O Vovô Poeta da Somália". Seja bem-vindo(a) à Exposição Imersiva de Poesias, um espaço de encantamento, escuta e encontro entre gerações. Hoje, as palavras das crianças ecoam sob as árvores, costuradas pelo fio invisível da sensibilidade e da memória. Convidamos você a caminhar por esse percurso simbólico, guiado por uma fita vermelha do destino, como na antiga lenda oriental que diz: "os corações destinados a se encontrar estarão sempre ligados por um fio invisível". No final do caminho, há uma árvore. Não qualquer árvore, mas aquela onde repousam as vozes dos pequenos poetas. Ali, você poderá ler, sentir, e também escrever sua própria mensagem, porque aqui, toda história importa, e todo afeto é raiz. Essa exposição nasce da escuta, da partilha e da imaginação. É o desabrochar da palavra no espaço público, um gesto coletivo de cura, beleza e pertencimento. Esperamos você para celebrar a poesia que nasce da infância e floresce no coração da cidade."
Zona Oeste
Atração: Eu & ela: visita a Maria Carolina de Jesus
Horário: das 11h às 13h
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: A Invasores Cia de Teatro Negro Experimental da Cooperativa Paulista de Teatro atua há mais de vinte anos na cena paulistana. A Diretora Artística Dirce Thomaz vem ao longo desse tempo aprimorando as questões relacionadas ao histórico e ao “lugar de fala” do povo negro na sociedade brasileira. Todo o arcabouço da Cia está embasado nos registros e trabalhos de mestres nos quais a Companhia se inspira: Abdias do Nascimento, Ruth de Souza, Solano e Raquel Trindade, Beatriz Nascimento, Lélia González, Joel Rufino dos Santos, Leda Maria Martins entre outras. Com o propósito sucinto de se discutir o corpo negro e suas implicações as profundas mudanças desde a colonização, escravização aos dias de hoje o fazer teatral da Invasores foi contemplado na 20ª Edição do Prêmio Zé Renato. Receberemos a peça teatral "Eu e Ela: visita a Carolina Maria de Jesus" sobre a vida e obra dessa autora negra cuja influência acende e proporciona temas pertinentes ao Brasil de hoje. Idealizado e interpretado por Dirce Thomaz.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 54 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2007, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.