Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo e Instituto Poiesis iniciam apresentações artísticas gratuitas na Capital
População poderá acompanhar atrações circenses e teatrais do projeto Fluxo SP - Expressões em Movimento a partir de 14/08
|
São Paulo, agosto de 2025 - A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, realiza, entre 14 e 17/08, a primeira série de apresentações artísticas gratuitas do projeto Fluxo SP - Expressões em Movimento. A programação inclui atrações circenses e teatrais em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo.
Os primeiros grupos selecionados para as apresentações trazem a linguagem do circo e do teatro para todas as idades nas regiões Central, Leste e Sul. Na quinta (14), a Cia Terrível abre a programação com o espetáculo “Inutensílio”, que mistura acrobacias, malabarismo e palhaçaria. Já a sexta (15) conta com duas apresentações: “Carlos Filipe em Apuros”, um espetáculo circense para toda a família, e a peça da Cia
Urbana de Teatro, “O Tambor Africano”, contando ludicamente a história de guardiões da memória oral, os Griots. Para encerrar a semana, no domingo (17), “Viktor e Brutus”, de Jorge Zeta, retrata um showman que dedica seus dias a adestrar uma arara rebelde.
O projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento abriu inscrições em junho para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo - houve mais de 2.800 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade
Confira a programação do período entre 14 e 17/08
CIRCO
Inutensílio, com Cia Terrível
Quinta, 14/8, às 13h30
Centro Cultural Grajaú (Zona Sul)
INUTENSÍLIO é um espetáculo circense da Cia Terrível que mistura acrobacias, malabarismo e palhaçaria em uma celebração lúdica e criativa. Arguta e Vanilla, duas palhaças malabaristas, resgatam brincadeiras de infância, transformando objetos comuns em ferramentas de imaginação. O espetáculo coloca o protagonismo feminino no centro do picadeiro, revelando a beleza dos inutensílios e o poder da arte em sua forma despretensiosa. Brincar é “inútil”, e é justamente isso que torna a brincadeira indispensável.
CIRCO
Carlos Felipe em apuros, com Cafi Otta
Sexta, 15/8, às 15h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)
Um palhaço malabarista e monociclista se aventurando por vários números circenses, arrancando gargalhadas e suspiros por onde passa. Carlos Filipe em Apuros é um espetáculo circense para toda a família que transforma praticamente qualquer ambiente num verdadeiro picadeiro.
TEATRO
O tambor africano, com A Peste - Cia Urbana de Teatro
Sexta, 15/8, às 19h
Centro Cultural Vila Formosa (Zona Leste)
Conta a história de dois andarilhos que viajam pelo universo conhecendo histórias e estórias dos planetas que visitam, com ajuda de Bonecos e um tapete mágico. Como em um sonho, chegam ao planeta Terra e visitam o continente Africano. Pulando de um país a outro começam ludicamente a contar os ensinamentos dos Griots (contadores de histórias-guardiões da memória oral), recheados de beleza, ética e ensinamentos.
CIRCO
Viktor e Brutus, com Jorge Zeta
Domingo, 17/8, às 11h
Polo Cultural Chácara do Jockey (Centro)
Um showman em decadência, que depois de conquistar o mundo com seus atos com animais selvagens, dedica seus dias a adestrar uma arara rebelde. Este espetáculo conta uma história de superação, de luta contra as adversidades, da vontade de ser amados e das dificuldades que tudo isto pode oferecer. Viktor é um multiartista sensível, que busca conectar e surpreender seu público. Brutus é uma arara rebelde que tem seus próprios planos para este espetáculo. Os dois estão dispostos a tudo. Quem é mais besta?
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI
(Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Sobre FLUXO SP - EXPRESSÕES EM MOVIMENTO
Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão equipamentos públicos como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Redes Sociais
Instagram: Link
YouTube: youtube.com/@Fluxosp.oficial
X: https://x.com/fluxosp_oficial
Sobre o Instituto Poiesis
Poiesis é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação do público em geral. A instituição tem o propósito de oferecer espaços de acesso democrático ao conhecimento, fomentar a criação artística e intelectual, e promover difusão da língua e da literatura.
Informações à imprensa
Suzane Rodrigues | Enzo Sapio | Camila Quaresma | Gabriella Capuano | Marcelo Lustosa / Giovanna Leite
Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.