Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove evento do Dia Municipal do Reggae e formação para edital do Reggae em julho

 
 
 
 

 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove evento do Dia Municipal do Reggae e formação para edital do Reggae em julho

Formação para tirar dúvidas e orientar interessados é realizado nesta quarta (2); Evento do Dia Municipal do Reggae ocorre nos dias 26 e 27

 

Banda de Reggae Orchestra Baobab na Virada Cultural 2025, no Palco Anhangabaú. Foto: Gustavo Gonçalves

 

São Paulo, 1° de julho de 2025 – A 9ª edição do edital de Fomento ao Reggae, que visa fomentar, incentivar e reconhecer a importância histórica e cultural do Reggae através de projetos, fica com as inscrições abertas até a próxima segunda-feira (7) e, terá uma formação para tirar dúvidas e orientar os interessados nesta quarta-feira (2).
 

A formação sobre o 9º Edital de Fomento ao Reggae será realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo, às 14h30, na Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, sem necessidade de inscrição prévia.

 

O edital de Fomento ao Reggae, que prevê R$1 milhão em recursos para gravações, artes integradas, espetáculos musicais e audiovisual, selecionará 20 projetos para realizar ações relacionadas ao Reggae, assegurando o protagonismo de mulheres, pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PCD).

 

Desde 2018, a linguagem cultural do reggae tem ganhado destaque quando foi eleita Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco, fortalecendo o reconhecimento da Cultura Reggae no mundo e a aproximando das políticas públicas culturais realizadas no município.
 

Em 2022, foi criado o Programa Municipal de Fomento à Linguagem de Cultura Reggae/Rastafari (Lei Municipal nº 17.805), que tem como finalidade coordenar e desenvolver atividades que valorizem o Reggae no município, como apoio financeiro a projetos culturais, criação de espaços culturais, promoção de eventos, realização de oficinas e cursos, criação de um acervo cultural, realização de eventos, educação cultural, pesquisa e preservação do legado da cultura.
 

O evento Dia Municipal do Reggae é uma dessas ações de incentivo e será realizada também neste mês, nos dias 26 e 27, no Parque Trote, na Vila Guilherme, Zona Norte, com atrações nacionais e internacionais, das 11h às 21h.
 

Acompanhe as redes sociais da secretaria e o site oficial para mais informações sobre o evento.
 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.