Semana Nacional de Museus tem atividades que envolvem juventude e tecnologia nas unidades da Fundação de Energia e Saneamento
Com o tema "O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação", programação da semana acontece de 12 a 18 de maio
A 23ª Semana Nacional de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), acontece de 12 a 18 de maio. Como parte das atividades, a Fundação Energia e Saneamento (FES), responsável pela gestão dos Museus da Energia, promoverá diferentes ações nas unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis. Com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a programação busca fortalecer o diálogo com os públicos e refletir sobre o papel dos museus diante das mudanças sociais e culturais.
São Paulo
No sábado, dia 17, o Museu da Energia de São Paulo realiza a Hora da Energia, uma atividade exclusiva para uma escola previamente agendada. A iniciativa estimula a curiosidade e a experimentação, explorando fontes alternativas de energia e novas tecnologias. Os alunos terão a oportunidade de interagir com maquetes e experimentos sobre energia hidrelétrica, eólica, solar, fotocélula e holograma.
Itu
Na sexta-feira, dia 16, a unidade de Itu apresenta no site FES uma matéria especial sobre o projeto Intervalo com Energia. A publicação destaca a iniciativa que também leva às escolas experiências interativas, sensibilizando a comunidade escolar sobre o uso responsável dos recursos naturais.
Salesópolis
Apoiada pela EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, por meio da Lei Rouanet - Programa Nacional de Apoio à Cultura, viabilizada pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura, a unidade de Salesópolis realiza, de 13 a 16 de maio, das 10h às 16h15, visitação à exposição A Cidade e a Usina. Aberta ao público, a mostra apresenta a história de Salesópolis e sua relação com a Usina Hidrelétrica local, inaugurada em 1911. Dividida em seções temáticas, utiliza textos e fotografias para destacar a influência socioeconômica da usina e de outros marcos históricos no urbanismo, na expansão populacional e na cultura da cidade.
Na quarta-feira, dia 14, alunos do Ensino Fundamental I de uma escola previamente agendada da rede pública local participam, com exclusividade, da atividade Passarinhando no Museu. A iniciativa promove a observação de aves como ferramenta para a preservação ambiental, geração de renda e educação. O projeto também deu origem ao Clube de Observadores de Aves de Salesópolis (COA), que contribui com dados relevantes para a chamada Ciência Cidadã.
Já na quinta-feira, 15 de maio, das 12h20 às 13h20, o projeto Intervalo com Energia será realizado em uma escola estadual da cidade. A iniciativa leva experimentos interativos sobre fontes alternativas de energia e novas tecnologias ao intervalo dos alunos do Ensino Fundamental II, promovendo a conscientização ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
Sobre a Fundação Energia e Saneamento
Instituída em 1998 para preservar, pesquisar e divulgar o patrimônio histórico dos setores que lhe deram origem, a Fundação Energia e Saneamento iniciou o reposicionamento de suas ações a partir de 2024, tornando-se uma Organização Social de Cultura e uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) voltada a contribuir cada vez mais estrategicamente para a construção de sociedades sustentáveis, a partir da preservação, pesquisa e difusão do patrimônio histórico-cultural dos setores de energia e saneamento; de programas culturais, educativos e socioambientais e da pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras.
Site: https://www.
Instagram: @museudaenergia
Facebook: Museu da Energia
YouTube: Museu da Energia