O primeiro episódio, “Hoje, Amanhã e Depois”, mostra a turnê pela Europa em 2017 e a gravação no estúdio Abbey Road, em Londres, famoso por produzir discos de bandas como The Beatles, Pink Floyd, Radiohead e Oasis; relata o surgimento da banda junto ao Manifesto Manguebeat, em Recife; o primeiro contrato com uma gravadora; e a explosão do sucesso a partir de shows, festivais e entrevistas em programas de televisão. Os integrantes também relembram a perda de Chico Science em um acidente no ano de 1997.
O segundo episódio, “Um Sonho”, conta sobre o retorno da banda pós Chico; os álbuns seguintes como o “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007), “NZ” (2014) e “Radiola NZ” (2017); e aborda como a individualidade de cada integrante como instrumentista foi mais explorada.
O terceiro episódio, “Foi de Amor”, explica o trabalho de composição da Nação Zumbi e a influência de Pernambuco nas músicas da NZ, o que gerou uma diversidade de ritmos e parcerias ao longo desses 30 anos. Integrantes da banda também descrevem a história curiosa do grupo Los Sebosos Postizos, que interpreta Jorge Ben Jor e é formado Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Gustavo da Lua (percussão), integrantes da Nação Zumbi, além de Carlos Trilha (teclados), Pedro Baby e Lello Bezerra (guitarras) e Vicente Machado (bateria).
No quarto e último episódio os integrantes relembram como a música surgiu na vida de cada um e quando começaram a aprendê-la de forma profissional. Entrevistas com músicos e pesquisadores também refletem sobre o estilo da banda Nação Zumbi em meio à geração dos anos 1990.
Cada episódio de “Nação Zumbi - No Movimento Das Marés” será exibido semanalmente, todas às sextas, às 19h30.
Nação Zumbi – No Movimento Das Marés (2025) (4x26') – Inédito
Horário: A partir de 18/07, sexta-feira, às 19h30
Episódios semanais: 2º episódio em 25/07; 3º episódio em 01/08; 4º episódio em 08/08
Horários alternativos: sábados, às 13h30; domingos, às 9h
Classificação: 12 anos
Direção: Aquiles Lopes e Leo Crivellare
Sinopse: No começo dos anos 1990 um movimento surgido em Pernambuco mudou os rumos do cenário cultural brasileiro. O Mangue modernizou o passado (e também o futuro) realizando uma revolução musical. Um grupo de jovens da periferia do Recife e de Olinda apresentou ao país uma sonoridade extremamente genuína, mas carregada de elementos e influências vindas de todos os cantos do mundo. Dividida em 4 episódios, a série documental conta a história da banda pernambucana Nação Zumbi, desde os primórdios do Manguebeat com Chico Science à frente, até os dias de hoje. Nestas três décadas, o grupo se consolidou como uma referência musical no cenário internacional, lançando trabalhos sempre criativos e surpreendentes, ao mesmo tempo em que seus integrantes buscavam por experiências solo e mostravam enorme versatilidade em outras andadas. A série conta com depoimentos de integrantes e ex-integrantes da NZ, que relatam essa história em primeira pessoa. Músicos, produtores e jornalistas consagrados, como Lorena Calabria, Frejat, Marcelo D2, Alice Pellegatti, Charles Gavin, Edgard Scandurra falam sobre a Nação e como ela permaneceu cheia de frescor e vitalidade inventiva. Uma série que narra o percurso da Nação Zumbi, mas também do próprio cenário musical contemporâneo do país.