Silvia Poppovic participa de ato solene de combate ao tabagismo em Brasília
Silvia Poppovic participa de ato solene de combate ao tabagismo em Brasília
Apesar dos avanços no controle do tabagismo, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios. Cerca de 161,8 mil mortes anuais são causadas pelo cigarro1, ou seja, 13% de todas as mortes que ocorrem no país são atribuíveis ao tabagismo1. O impacto também é econômico: R$ 125,1 bilhões são gastos por ano com despesas médicas e perda de produtividade1. Esses números mostram que ainda há muito trabalho a ser feito.
Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, a Câmara dos Deputados realizará um ato solene no dia 28 de maio. O evento é promovido pela Deputada Flavia Morais (PDT-GO) e reunirá autoridades e representantes da sociedade civil e da comunidade médica para discutir ações de combate ao tabagismo e os riscos associados ao fumo. Na ocasião também serão discutidos temas sobre o cuidado com o paciente de doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e a importância do acesso dessas pessoas ao cuidado adequado.
A DPOC é progressiva, crônica e não tem cura. A doença é caracterizada por uma inflamação que afeta as vias aéreas e dificulta a respiração, podendo limitar muito atividades rotineiras. Entre os sintomas estão tosse crônica, cansaço, catarro e falta de ar. Em alguns casos, a piora aguda dos sintomas pode desencadear crises, levando a hospitalizações e até ao óbito .
O PL 949/2024 também será tema da discussão. Criado pela deputada Flávia Morais (PDT-GO) com o objetivo de criar um plano nacional de atenção à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, enfatiza a prevenção, o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e a promoção da qualidade de vida dos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como parte das ações, o ato solene contará com a presença de Silvia Poppovic que vai abordar a sua jornada com o tabagismo, o impacto do cigarro em sua vida, como está hoje e a importância da busca pela qualidade de vida. A jornalista e apresentadora fumou por 10 anos e agradece por hoje estar livre, do que ela mesma diz ser um dos “piores vícios que alguém pode ter”.
“Comecei a fumar muito jovem, mas desde sempre o cheiro do cigarro me incomodou. Aos poucos, fui amadurecendo e percebendo que não fazia sentido continuar fumando e, por sorte, consegui parar com certa tranquilidade. Mas infelizmente, sei que para muitas pessoas não é tão fácil assim. Hoje sou grata por ter conseguido largar esse vício, é um hábito que realmente deveria ser extinto. Conheço várias pessoas da minha geração que fumam até hoje e que apresentam alguns problemas de saúde por conta do cigarro, como tosse, rouquidão, entre outros mais graves e que impactam muito a qualidade de vida", declara a jornalista.
Sobre o evento: Data: 28 de maio de 2025 (quarta-feira) Horário: 09h às 11h Local: Plenário da Câmara dos Deputados, Brasília – DF Participantes •Deputada Flavia Morais (PDT-GO), autora do PL949/2024 •Dr. Ricardo Amorim, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia •Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora, ex-fumante •Representante do Ministério da Saúde •Representante Aliança contra o Tabagismo (ACT) •Gustavo San Martin, presidente da associação Crônicos do Dia a Dia (CDD) •Marco Ruggiero, presidente da Chiesi Brasil, farmacêutica especializada no tratamento de doenças respiratórias |